(11/07/2020)  -  v. DI_10/jul

A nova versão – DI_10/jul,  traz as seguintes alterações/atualizações:

 

  1. SORTEIO DA PLANILHA ATUALIZADA ENTRE OS USUÁRIOS QUE ESTEJAM DENTRO DO PERÍODO DE SUPORTE TÉCNICO   

Dando continuidade à nossa promoção onde premiamos um dos usuários ativos que esteja dentro do período de vigência do suporte técnico, realizamos no sábado, dia 11/07, um sorteio para ver quem é o contemplado com a planilha.  Conforme explicamos no comunicado que acompanhou a versão DF_08/abr, como ainda não está havendo sorteios pela Loteria Federal, utilizamos o site Sorteador.com.br para fazer tal sorteio.

O número sorteado foi  1.581, conforme print abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

Mais uma vez, o número sorteado não teve nenhuma correspondência exata com algum dos números chave-código dos usuários ativos.  Logo, como regra do sorteio, não existindo número chave-código igual ao número sorteado, será ganhador o usuário que tiver o número mais próximo daquele que foi sorteado, para cima ou para baixo.

Desta vez, o usuário sorteado foi a Sra. Rosane, proprietária da empresa Sun Rio Energia Solar, da cidade do Rio de Janeiro/RJ.  A usuária sorteada parece ter muita sorte, pois adquiriu a sua planilha agora no mês de junho/2020. Nossos parabéns à Sra. Rosane que terá seu período de suporte técnico estendido até o mês de setembro/2020.

SUNRIO ENERGIA SOLAR – RIO DE JANEIRO/RJ

Abaixo, o link para verificação do sorteio.

https://sorteador.com.br/sorteador/resultado/2233088

 

  1. ALTERAÇÕES &  INOVAÇÕES NA PLANILHA  NORMAL   

2.1.  ROTINA DE FORMA DE PAGAMENTO

Alguns usuários estavam reclamando que as parcelas do financiamento não estavam sendo calculadas com correção, sempre dava um valor menor.  As parcelas sofrem alterações devido a três principais fatores:  taxa de juros (é claro!); prazo de pagamento; e impostos e taxas incidentes.

No caso de Prazo de pagamento e Taxa de Juros a planilha aplica as fórmulas de matemática financeira, então nada para ser alterado.  Já os impostos e taxas que os agentes financeiros embutem nas parcelas, tornando-as maiores que os valores informados pela planilha, promovemos uma pequena alteração na forma de pagamento com vistas a diminuir esta diferença, fazendo com que o valor das parcelas se torne praticamente igual ao valor informado pelo banco.

Foram incluídas 2 (duas) novas células de dados no box de Forma de Pagamento, a saber:

I.O.F. :  Imposto sobre Operações Financeiras.  A alíquota deste imposto varia de acordo com alguns parâmetros – prazo de carência, número de parcelas, valor do financiamento, etc.  Então, basta que o usuário entre com a alíquota do imposto que a planilha fará o resto;

T.A.C.:  outra taxa inevitavelmente cobrada pelos agentes financeiros é a Taxa de Abertura de Cadastro.  O usuário precisa se informar qual o valor desta taxa para incluir na célula ou campo respectivo. É bom lembrar que existe diferença de valores para clientes PF e PJ.

 

2.2.  MUDANÇA NO LAYOUT DA PARTE DE SERVIÇOS

Na parte de orçamento dos serviços – Projeto, Infraestrutura e Instalação e Montagem, fizemos algumas correções no método de preenchimento, procurando facilitar e agilizar o trabalho de simulação.

 

a)  PROJETO & COMISSÕES

Abaixo o novo layout do módulo 9a. PROJETO & COMISSÕES com as explicações do funcionamento e como deve ser preenchido.

 

   Célula Totalizadora -  Tal qual no modelo anterior, esta célula mostra o total de recursos envolvidos com a parte de projeto, homologação, comissões sobre produtos (painéis e potência Wp) e despesas administrativas;

 

 Projeto Elétrico -  Sem mudança, também.  O usuário pode escolher a forma de cobrança do Projeto Elétrico – Próprio, por módulo; Próprio, por Wp; ou Terceirizado.

③  Sugestão -  nas versões anteriores, o valor de sugestão de cobrança pelo projeto elétrico era mostrado logo acima da célula de totalização final.  O valor sugerido era calculado de acordo com a escolha do usuário, quer por módulo, quer por potência.

Em seguida, o usuário decidia se aquele valor sugerido deveria ser cobrado e para tanto colocava como Multiplicador a unidade (1). Caso desejasse cobrar mais, coloca um número acima de 1 (um); caso desejasse cobrar menos, um número menor do que 1 (um).

Pois bem, como forma de facilitar e agilizar o preenchimento, agora a planilha irá sugerir o valor abaixo da célula 3, na cor vermelha e o usuário poderá preencher a célula com o valor que melhor lhe aprouver.  A célula mudará de cor tão logo seja preenchida;

 

④  Total do Projeto -  Decidido qual valor será cobrado e após preencher a célula “Sugestão”, a planilha irá “guardar” este valor como sendo o total a ser cobrado do cliente com relação ao Projeto Elétrico;

 

⑤  Locomoção -  Deve ser preenchido com valores relativos ao deslocamento do usuário para resolver problemas de homologação, visita à obra, vistoria final, etc.

 

⑥  A.R.T. :  espaço reservado para incluir o valor da ART, caso seja da vontade do usuário;

 

Outras Despesas:  espaço reservado para a inclusão de outras despesas relacionadas com o projeto em si, além de outras rubricas que não tem uma destinação específica;

 

⑧  Total do Projeto:  célula totalizadora de todos os insumos aplicados no tópico Projeto Elétrico e Homologação;

 

⑨  Despesas Administrativas:   Caso usuário necessite cobrar por algum serviço não relacionado e especificado nesse box, ele pode utilizar esta célula para realizar tal cobrança;

 

⑩  Comissão s/ Painéis:  esta célula faz parte da planilha desde a versão zero!    Não vem sendo muito utilizada, mas tem uma grande importância quando se quer remunerar os vendedores e representantes com promoções específicas.  Tem relação com o número de painéis vendidos e o valor e alíquota são preenchidos na aba Dados da Empresa. Caso o usuário tenha informado que deseja pagar comissão por painéis, será mostrado na parte de baixo da célula o valor calculado pela planilha.  Caso o usuário aceite fazer tal pagamento, basta copiar o valor no espaço correspondente;

 

Comissão s/ Wp:  ver a explicação dada acima, pois para esta célula os comentários são praticamente iguais;

 

⑫  Total das Comissões:  célula que totaliza o valor da despesa administrativa e das comissões sobre os produtos.

 

 

b)  INFRAESTRUTURA &  APOIO

Neste módulo promovemos algumas mudanças mais significativas:  retiramos toda a rotina de frete, deixando somente duas células:  o valor do frete e quem é o responsável pelo pagamento do mesmo.

Abaixo, como ficou o módulo 9b.

Além das células referentes ao Frete – 08 e 10, as demais células já faziam parte deste módulo nas versões anteriores.  Logo, não cabe darmos maiores explicações no momento.  Caso tenham dúvidas, podem baixar o Manual de Preenchimento, disponível no site.

 

c)  MONTAGEM &  MÃO DE OBRA

Da mesma forma que nos 2 sub-módulos anteriores procedemos, também, à algumas modificações, bem como deixamos o layout mais limpo, com mais espaço, e onde pudemos alocar todas as células relativas a este tópico.  Abaixo como ficou o sub-módulo 9c.

Da mesma maneira que o sub-módulo 9b, não há a necessidade de tecer maiores comentários.  Vamos deixar para fazer isso na nova versão do Manual de Preenchimento.

Porém, as células 2, 3,  4 e 8 necessitam de uma breve explanação.

 Prazo de Instalação -  Conforme o tamanho do sistema objeto da simulação, a planilha irá calcular o número de dias utilizados para a instalação de todo o sistema.  Ela utiliza como base a instalação de 25 painéis por dia.  Se o usuário usa uma base diferente, sem problema, basta preencher a célula com o número estimado de dias para conclusão dos serviços.

Sempre que o número de dias preenchido pelo usuário for igual ou maior do que 2 (dois),  a planilha irá mostrar a célula de Hospedagem & Alimentação, e informará, também, o valor sugerido para cobrança deste quesito.  O preenchimento desta célula é opcional.

 

③  Deslocamento -  nas versões anteriores, esta célula era preenchida com a distância entre a sede da empresa e o local onde seria instalado o sistema multiplicado por 4 (quatro), ou seja, a ida + a volta vezes 2 vezes.  A partir desta versão, basta o usuário preencher com a distância da sede até o local da obra, sem precisar multiplicar nada.

 

④  R$ Deslocamento -  Tendo preenchido a célula com a quilometragem entre a sede da empresa e o local da obra, a planilha irá calcular qual será a despesa envolvida com tal deslocamento irá sugerir o quanto deve ser cobrado neste quesito.

 

⑧  Mão de Obra de Instalação (célula vermelha):  também neste sub-módulo excluímos o Multiplicador.  Agora, basta o usuário preencher a célula com o valor sugerido pela planilha, logo abaixo da célula vermelha, ou então colocar o valor desejado.

 

Estas foram as modificações executadas na Planilha Normal.  Algumas pequenas correções foram feitas com o intuito de melhorar a performance.

 

  1. ALTERAÇÕES &  INOVAÇÕES NA PLANILHA EXPRESSO  

Conforme já havíamos dito em nosso último envio, a Planilha Expresso está sendo entregue junto com a Planilha Normal como BÔNUS.  A partir do próximo mês ela será comercializada como uma planilha independente e não fará mais parte da planilha-mãe.

Já fizemos alguns testes de performance com as planilhas separadas e a velocidade de processamento da Planilha Expresso foi excelente.  A velocidade da planilha Normal melhorou, também.  Inclusive, um dos gargalos que vem impactando negativamente na velocidade de processamento é a quantidade de propostas.  Vamos eliminar, a partir do próximo mês, algumas das propostas existentes, deixando a Completa, uma intermediária e, por fim, uma com poucas páginas.

Foram muitas as alterações na Planilha EXPRESSO.  Não vamos esmiuçá-la agora, deixaremos isso para o novo Manual de Preenchimento da Planilha Expressa.  Faremos um breve relato das modificações mais importantes.

a)  Inclusão do Contrato de Venda e Prestação de Serviços – é o mesmo contrato existente na Planilha Normal, com a correção de alguns bugs e mudanças na esquematização;

b)  Nova Proposta Orçamentária - lançamos uma nova proposta para fazer dupla com a proposta já existente e que vem sendo muito elogiada.  Lançamos a Proposta MINI, a menor proposta dentre todas as hoje geradas pelas duas planilhas;

c)  Aviso de Limpeza e Impressão – em todas as rotinas de LIMPAR e SALVAR, criamos um anteparo para que o usuário possa confirmar se deseja ou não executar uma ação de limpeza ou de salvamento de uma proposta. Isto vai ajudar aqueles que clicam sobre a tecla LIMPAR ou SALVAR sem querer.  Estes anteparos foram criados nas duas planilhas;

d)  Uso das duas Planilhas ao mesmo tempo - como já foi explicado, exaustivamente, as duas planilhas não têm como trabalharem juntas concomitantemente.  Elas usam a mesma base e portanto os dados se confundem quando se tenta preencher as duas ao mesmo tempo ou mesmo quando se esquece de limpar uma planilha antes de começar a usar a outra.  Colocamos uma mensagem que irá alertar o usuário para que ele possa limpar a outra planilha antes de começar a usar a atual;

e)  Inclusão do IOF e TAC no cálculo das parcelas de financiamento - da mesma maneira que na Planilha Normal, incluímos também os campos para serem preenchidos com o IOF e a TAC;

GRANDE NOVIDADE !!!!

f)  Dimensionamento com Fornecedores diferentes - pedido antigo dos usuários da planilha, implementamos nesta versão da Planilha Expresso a rotina de dimensionamento utilizando painéis de um fornecedor e inversores de outro.  A partir de agora  o usuário não será mais obrigado a fazer  o dimensionamento utilizando componentes de um só fornecedor.  A planilha Expresso possui agora somente 7 (sete) fornecedores:  ALUMIFIX SOLAR, BALFAR, ECORI, OUTLET SOLAR, RENOVIGI, WEG e o fornecedor coringa:  GENÉRICO.  Ao escolher o fornecedor do painel como sendo GENÉRICO, o usuário terá à disposição TODOS os painéis cadastrados na planilha, bastando escolher qualquer um deles.  E o mesmo vale para os inversores.  Maiores detalhes, no Manual de Preenchimento;

g)  Novo Layout da parte de Serviços – da mesma maneira que fizemos na Planilha Normal, procuramos facilitar o trabalho de preenchimento da planilha, mudando algumas células, criando e desmembrando outras. Acreditamos que o preenchimento da planilha tenha ficado muito mais amigável;

h)  Facilidade para dimensionar com kits -  até a versão anterior, sempre que se estava acabando o dimensionamento, o usuário precisava entrar no menu do módulo 10 e procurar o kit que mais se aproximava do kit dimensionado.  Tinha que ficar procurando no menu qual o painel e inversor e isto demanda tempo.  Agora criamos um botão de preenchimento rápido, tanto para os painéis quanto para os inversores.  Ao chegar nesta parte do dimensionamento, basta clicar sobre o botão que a planilha irá preencher os campos de forma automática.  Aí é só procurar o valor do kit no fornecedor de preferência.

i)  Dois novos links no Menu - a alteração de preços é uma rotina que ajuda muito o usuário que deseja “fazer aparecer” um produto já cadastrado e que não é visto no menu de consulta.  Agora basta clicar no ícone de alteração de preços de Painéis ou Inversores que o usuário será levado automaticamente à rotina de alteração de preços;

 

  1. CASOS ESPECIAIS à ECORI,  SICES, WEG e GLOBO BRASIL

ECORI – Em nosso último comunicado eu  comuniquei a todos que a ECORI deixava de fazer parte do grupo de fornecedoras especiais, aquelas que tem todos os produtos cadastrados na planilha.  Comentei sobre o quão difícil estava sendo trabalhar com a plataforma recém lançada, e este era o motivo da retirada da ECORI. 

Modifiquei todo o código da planilha que tinha como referência a ECORI, deu um trabalho enorme.  Mas, e sempre tem uma mas.... na semana passada eu recebi da própria ECORI uma planilha com a tabela de preços!  Joia rara!  Mas e agora que eu havia retirado todas as referências, o trabalho que tinha dado...

Bom, resumindo, “enfiei a mão na massa” e em 3 dias consegui (ou acho que consegui...) retornar ao código antigo sem perder nada (ou quase nada, só saberemos depois que começarem a usar).  Enfim, a ECORI volta ao lugar de que nunca devia ter saído.  E já com os novos produtos – linha SOLAREDGE HD Wave (inversores monofásicos com otimizadores de potência), microinversor QS-1 A, de 1600 W e o painel RISEN de 500W.

Como tivemos que fazer muitas alterações (muitas mesmo!), eliminar regras, modificar conceitos, pode ser que alguma ocorrência de erro seja observada.  Caso isto ocorra, basta entrar em contato que faremos os devidos ajustes.

               

SICES  Não obtive nenhum progresso com a SICES e a partir de agora ela não mais será objeto de atualização.  Os produtos que ela comercializava em abril continuam na planilha até que eu decida colocar outro fornecedor no lugar.

 

WEG  Já comentei aqui que não dá pra saber como uma empresa faz de tudo para não atender bem o interessado em comprar produtos que ela comercializa.  Coisa de louco!  A WEG continua na “lista negra” e terá o mesmo fim da SICES.  Mais 30 dias de quarentena e se nada se resolver até lá, serei forçado a retirar esta empresa do rol de fornecedores especiais da planilha.

 

GLOBO BRASIL -  Conseguimos uma sobrevida com a Globo Brasil, visto termos finalmente conseguido receber uma lista de preços atualizada. 

 

  1. NOVOS CASOS: PREMIUM SOLAR e INTELBRÁS:

PREMIUM SOLAR – esta empresa estava com um problema em seu site, onde não se conseguia acessar nada.  Fizeram algumas modificações e o site voltou à vida.  Porém, mais uma vez o site está apresentando uma instabilidade terrível, mesmo logado na plataforma não se consegue ter acesso a nada.  No chat também está impossível de se obter informações, eles só querem fazer orçamento.  Então, mais uma empresa a entrar na lista de quarentena pelos próximos 60 dias.

INTELBRÁS -  parece que está virando norma as empresas de energia fotovoltaica não terem interesse em vender seus produtos, ou melhor, divulgar aos integradores a relação de seus produtos.  Está difícil conseguir uma lista que possa ser utilizada para a atualização de seus preços. 

 

  1. INCLUSÃO DE NOVO FORNECEDOR:

EMPALUX - Desde 1993 no mercado a Empalux é umA das mais tradicionais marcas de lâmpadas e produtos para geração de energia fotovoltaica no Brasil.  Começou recentemente a vender sistemas fotovoltaicos, com marca própria.  E entra na planilha com a linha completa de inversores com a marca EMPALUX, de 1,5 a 8 kW, monofásicos; e de 10 a 80 kW, trifásicos 380V.  Os  painéis, também de marca própria, de 330 W poli e 390 W mono.

 

  1. EXCLUSÃO DE FORNECEDORES:

Dando continuidade à eliminação de fornecedores que dificultam a obtenção de informações relativas à comercialização de seus produtos, informamos que os fornecedores abaixo não fazem mais parte de nossa planilha:

- CIA SOLAR;

- NEOSOLAR;

- ÓRIGO;

- PORTAL SOLAR;

- RIBEIRO SOLAR;

- WE BRAZIL

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

 

- ALDO:

inversores:  GROWATT, DE 1,0; 1,5;  2,0; 2,5; e 3,0 kW monofásicos 220V; e 25 kW trifásico 380V;

painel:  BYD, de 390W  BR MONO; 

- ALUMIFIX_SOLAR:

painéis:  DAHSOLAR de 445 W, mono; SUNOVA de 440W, mono; e OSDA SOLAR de 340 W, poli;

- AMARA SOLAR:

inversores:   SUNGROW, 25 kW, trifásico 220V; e 35, 40 e 250 kW, trifásicos 380V;

- BRASSUNNY:

painéisCANADIAN, de 365 e 410 W, policristalino; e 445W monocristalino;

inversoresSOFAR, de 1,6;  3,3;  4  e  6 kW

- ECORI:

microinversor:  APSYSTEMS, QS-1 A, de 1,6 kW, para 4 painéis de até 500W;

painelRISEN, de 500W, monocristalino;

- GENYX:

painéisSUNOVA, de 380 e 410 W, monocristalinos;

- GLOBO BRASIL:

inversoresGROWATT, de 6 e 7 kW, monofásicos 220V; e 17 kW trifásico 380V; SMA, de 150 kW, trifásico 380; e SENERGY, de 6 kW, monofásico 220V;

painéisGLOBO, de 325 W, policristalino; e 370W, monocristalino, fabricados no Brasil;

- KOMECO:

microinversores: KOMECO, de 600 e 1300W, c/ WiFi embutido;

painéis:  Linha própria KOMECO de 330W Double Glass; e 400W, monocristalino;

- L8 ENERGY:

inversores:  SOLIS, de 12 kW, trifásicos 380V;  

- MINHA CASA SOLAR:

painel:  CANADIAN, de 355W, Half Cell;

- NHS:

inversoresGROWATT, linha completa: monofásico de 8 kW;  e 10,5; 15; 22; 25; 40; 50; 60; e 80 kW, trifásicos;

painéis:   JÁ SOLAR, de 330W, policristalino; e 390, 400 e 440 W, monocristalinos;

- OUTLET SOLAR:

painéis:  CANADIAN, de 405W, policristalino; e DAHSOLAR, de 365W, policristalino;

- PHB:

inversor:  PHB,  de 8,5 kW, monofásico 220V;

- RENOVIGI:      

painel:  BYD, de 390W  BR Monocristalino; 

- SERRANA:

painel:  BYD de 335W, BR policristalino;

- SOOLLAR:      

painéis:  ZN SHINE, de 330w, policristalino; e 435W  monocristalino;      

- SOUENERGY:      

painel:  RISEN,  de 385W, monocristalino;

 

           

(10/06/2020)  -  v. DH_09/jun

A nova versão – DH_09/jun,  traz as seguintes alterações/atualizações:

  1. SORTEIO DA PLANILHA ATUALIZADA ENTRE OS USUÁRIOS QUE ESTEJAM DENTRO DO PERÍODO DE SUPORTE TÉCNICO   

Dando continuidade à nossa promoção onde premiamos um dos usuários ativos que esteja dentro do período de vigência do suporte técnico, realizamos na terça-feira, dia 09/06, um sorteio para ver quem seria contemplado com a planilha.  Conforme explicamos no comunicado que acompanhou a versão DF_08/abr, como ainda não está havendo sorteios pela Loteria Federal, utilizamos o site Sorteador.com.br para fazer tal sorteio.

O número sorteado foi  33.840, conforme print abaixo.

Mais uma vez, o número sorteado não teve nenhuma correspondência exata com algum dos números chave-código dos usuários ativos.  Logo, como regra do sorteio, não existindo número chave-código igual ao número sorteado, será ganhador o usuário que tiver o número mais próximo daquele que foi sorteado, para cima ou para baixo.

Desta vez, os usuários sorteados foram os Engºs. Adriano Cabral e Marcelo Mathias, proprietários da empresa AURORA ENERGIA SOLAR, da cidade do Rio de Janeiro/RJ.  Adriano e Marcelo são clientes desde outubro de 2018, e vem atualizando sua planilha frequentemente. Novamente, isto vem corroborar a confiança depositada em nosso trabalho e que agora é recompensada com este sorteio.

AURORA ENERGIA SOLAR – RIO DE JANEIRO/RJ

 

Abaixo, o link para verificação do sorteio.

https://sorteador.com.br/sorteador/resultado/2174437

 

  1. SOLICITAÇÕES DE ALTERAÇÕES NA PLANILHA

Como todos sabem, nossa planilha está em constante mutação, sempre com o objetivo de facilitar e agilizar os trabalhos.  Todos os meses recebemos diversas solicitações dos usuários para alterar uma rotina, incluir uma nova função, melhorar um algoritmo, etc.  Sempre que possível, procuramos atender estas solicitações tendo um único propósito:  a solicitação será aprovada desde que os benefícios dela advindos possam ser compartilhados com todos os demais usuários.

Existem algumas solicitações que se repetem, antigas, tais como:

  • melhorar a velocidade de processamento;
  • incluir uma planilha para dimensionamento off-grid;
  • possibilidade de dimensionar sistemas com 2 ou mais inversores de potências diferentes; e outras menos votadas

Melhorar a velocidade de processamento é o nosso maior desejo, porém é algo que não está ao nosso alcance.  Duas coisas que não tem como andar juntas, principalmente no Excel, é velocidade de processamento  x  tamanho e complexidade da planilha.  Quanto maior e com mais conteúdo (imagens, banco de dados, quantidade de cálculos simultâneos), menor é a velocidade de processamento.  Já consultamos alguns especialistas para nos ajudar com este problema e a resposta foi unânime:  para aumentar a velocidade de processamento teríamos que eliminar as imagens, diminuir gráficos e tabelas, retirar as formatações condicionais, utilizar menos cores, e outros que tais.  Fazendo isso, nossa planilha seria igualada a todas as demais que são vendidas na internet, sem querer desmerecer o trabalho de seus autores.

Incluir uma planilha para dimensionamento OFF-GRID esteve sob nosso farol por muito tempo.  Porém, devido à complexidade, à demanda por este tipo de planilha, às diversas variáveis envolvidas – controlador de carga, bateria, armazenamento, descarga, etc, e por não dominarmos o assunto como gostaríamos, simplesmente descartarmos a inclusão ou mesmo a elaboração de uma planilha deste tipo.  Pelo menos a curto e médio prazo.  Quem sabe num futuro próximo possamos repensar esta decisão.

Já a Possibilidade de dimensionamento com 2 ou mais inversores de potências diferentes, vislumbramos num curtíssimo espaço de tempo a inclusão desta rotina em nossa planilha.  Temos estudado muito como implementar esta rotina e não é de hoje.  Mas não é fácil desenvolver esta ferramenta, as alterações que tem que ser feitas na planilha, e principalmente nas propostas, demanda um trabalho exaustivo e demorado.  Contudo, com a ajuda de meus filhos Lucas (Ciências da Computação) e Gabriel (Engenheiro) acredito que para os próximos meses tal rotina estará inclusa na planilha.

 

  1. LANÇAMENTO DO “SERVIÇO A LA CARTE” – ALTERAÇÕES ESPECÍFICAS   

Dentre as solicitações que recebemos praticamente todas as semanas, duas se destacam:  inclusão de um novo fornecedor e adaptação/inclusão de uma proposta específica.  Gostaríamos de poder atender a todas as solicitações mas infelizmente não é possível.  Cada novo fornecedor que é incluído na planilha gera uma grande e extensa variedade de ações que resulta em tempo e trabalho, além de impactar na performance da planilha.

Por este motivo estamos restringindo ao máximo a inclusão de novos fornecedores e, quando o fazemos, somos obrigados a eliminar um outro fornecedor.  E esta eliminação provoca a indignação de quem adquiriu a planilha porque a mesma disponibilizava os dados deste fornecedor.  E para não agradar uns e desagradar outros, simplesmente não iremos, a princípio,  incluir novos fornecedores.  Só o faremos quando justificado por fatores como abrangência de atuação do fornecedor, novas tecnologias, produtos exclusivos ou outros tópicos que sejam relevantes.

Porém, e sempre existe um porém, o usuário sempre tem razão.  E por este motivo, fomos levados a criar um serviço que visa atender o usuário em suas solicitações mais específicas.  Tais solicitações ao serem atendidas ficarão restritas à planilha do solicitante, não sendo sob hipótese alguma repassada aos demais usuários.  E, como “não existe almoço grátis”, isto tem um custo e este custo será repassado integralmente ao usuário solicitante.

Na sequência explicitamos as normas gerais de como funcionará este serviço e quaisquer omissões poderão ser motivo de consulta.

 

SERVIÇOS A LA CARTE

INCLUSÃO DE UM NOVO FORNECEDOR

O usuário poderá solicitar a inclusão de um novo fornecedor com direito a inserção de todos os modelos de painéis e inversores que tal fornecedor esteja trabalhando no momento.  Todas as rotinas de alteração de preços e inclusão de novos painéis e inversores será mantida na planilha.  As demais rotinas permanecem inalteradas.

E, como forma de MELHORAR o desempenho da planilha, o usuário pode solicitar a exclusão de todos os demais fornecedores ou então permanecer com aqueles que desejar.  Quanto menor o número de fornecedores, mais rápido fica o processamento da planilha.

  • Custo:  R$ 100,00
  • Prazo de Entrega:  até 5 (cinco) dias
  • Suporte Técnico:  30 dias
  • Atualizações:  direito a toda e qualquer atualização que for lançada neste período

 

ADPTAÇÃO/INCLUSÃO DE UMA PROPOSTA NA PLANILHA

Este serviço permite a adaptação/inclusão de uma nova proposta técnica, ao gosto do usuário.  Basta enviar o modelo de proposta que deseja utilizar que faremos a inclusão na planilha, respeitando o layout e utilizando os dados provenientes do dimensionamento ora executado.  E o usuário poderá escolher quais propostas pré-existentes na planilha deseja manter.  Lembrando que quanto menor o número de propostas, mais rápida fica a planilha. 

  • Custo:  R$ 150,00
  • Prazo de Entrega:  até 5 (cinco) dias
  • Suporte Técnico:  30 dias
  • Atualizações:  direito a toda e qualquer atualização que for lançada neste período

 

ADAPTAÇÃO DE UMA PLANILHA PARA USO ESPECÍFICO

Neste caso específico, o usuário poderá solicitar a inclusão de um novo fornecedor com direito a inserção de todos os produtos – painéis, inversores, material da estrutura de sustentação, dispositivos de proteção, monitoramento e cabeamento.  Neste caso, basta entrar com as informações básicas de consumo e localização, escolher o modelo do painel, determinar o inversor, preencher os dados financeiros e IMPRIMIR a proposta. Ou seja, o usuário fará com que os seus orçamentos sejam TOTALMENTE automatizados, bastando alterar os preços de custo quando os mesmos forem modificados no referido fornecedor.

E, como forma de MELHORAR o desempenho da planilha, o usuário pode solicitar a exclusão de todos os demais fornecedores ou então permanecer com aqueles que desejar.  Quanto menor o número de fornecedores, mais rápido fica o processamento da planilha.

Faz parte deste serviço, também, a adaptação/inclusão de uma nova proposta técnica, ao gosto do usuário.  Basta enviar o modelo de proposta que deseja utilizar que faremos a inclusão na planilha, respeitando o layout e utilizando os dados provenientes do dimensionamento ora executado.  E o usuário poderá escolher quais propostas pré-existentes na planilha deseja manter.  Lembrando que quanto menor o número de propostas, mais rápida fica a planilha.  Basta ver a velocidade de impressão (SALVAR PROPOSTA) da Planilha Expresso

  • Custo:  R$ 600,00
  • Prazo de Entrega:  até 15 (quinze) dias
  • Suporte Técnico:  60 dias
  • Atualizações:  direito a toda e qualquer atualização que for lançada neste período

 

Alterações pontuais:  inclusão/exclusão de formas de pagamento; alteração de imagens; alteração de rodapé e/ou cabeçalho; mudança de logotipo; e alterações na aba “Dados da Empresa” - Não fazem parte do serviço e não serão cobrados, desde que esteja dentro do período de validade do suporte técnico. 

 

  1. MELHORIAS NA ROTINA DE FORMA DE PAGAMENTO   

Bom, toda esta introdução para informar que após recebermos uma solicitação para alterar a forma de pagamento da parte que cabe à empresa em uma instalação fotovoltaica – projeto, instalação e montagem, homologação, materiais extras, etc., resolvemos acatar a sugestão e implementar esta rotina na planilha.  E aproveitamos para melhorar a rotina de “Forma de Pagamento”.  

 

Explicando: 

O novo layout do box de Forma de Pagamento ficou conforme o print abaixo.  Dividimos em duas partes: uma relativa à parte que pode ser financiada (painéis, inversores, estrutura de sustentação e dispositivos de proteção) e a outra parte, aquela que alguns agentes financeiros não financiam, a qual demos o nome de “Mão de Obra”.

No box à esquerda, Pagamento KIT, não houve modificação em relação à última versão da planilha.  Está exatamente igual.

No box à direita, “Mão de Obra”, o usuário precisará optar em INCLUIR ou NÃO a parte da empresa no valor final a ser financiado pelo agente financeiro.  Alguns agentes financeiros NÃO FINANCIAM A MÃO DE OBRA.  Isto é fato!  Então, conforme o agente financeiro escolhido, o usuário precisará escolher se deseja INCLUIR a mão de obra ou cobrar À PARTE, diretamente do cliente.

 

Quando o agente financeiro escolhido NÃO FINANCIAR A MÃO DE OBRA, a planilha irá informar, em letras vermelhas, que a mão de obra deverá ser paga À PARTE.  E quando o usuário escolher que a mão de obra será paga À PARTE, a planilha apresenta um box para ser preenchido com o número de parcelas que ele quer faturar os serviços.

 

Na aba “Dados da Empresa” o usuário precisará informar qual a (1) porcentagem que o cliente irá pagar como entrada e qual a (2) taxa de juros a ser cobrada para o restante do pagamento. 

(1)

O usuário deverá informar a planilha de quanto será o valor a ser pago na Assinatura do contrato, em termos de porcentagem, que pode variar de 0% até 100%, conforme print ao lado.  Obviamente, o RESTANTE será a diferença entre 100% e o quantitativo da “Assinatura”;

Deverá informar, também, qual a taxa de juros a ser cobrada no valor restante dos serviços.  Se não desejar cobrar juros, basta informar a taxa de juros = 0%

(2) O valor RESTANTE será pago em “X” parcelas mensais, conforme opção marcada no box “Mão de Obra”, célula “Nº Parcelas”.  O valor das parcelas será mostrado no “Contrato de Venda e Prestação de Serviços”, incluso na planilha.

 

Esta rotina esta inclusa tanto na Planilha Normal quanto da Planilha EXPRESSA.

 

  1. ALTERAÇÃO NA PLANILHA EXPRESSO 

Até o  presente momento recebemos diversos elogios à PLANILHA EXPRESSO, como também algumas sugestões de alteração para melhorar ainda mais o trabalho de preenchimento.

O Módulo “Determinação do Valor dos Serviços”, box “Montagem & Mão-de-Obra” tinha este layout mostrado abaixo.  Ocorre que o processo de preenchimento estava sendo prejudicado pois o usuário precisava preencher antes o prazo de instalação e só depois as células que calculavam o custo de montagem e/ou Hospedagem & Alimentação, pois estas células dependiam, em parte, do prazo de instalação.

Portanto, fizemos uma alteração que privilegia a ordem natural de preenchimento:

Dividimos o sub-módulo em duas partes:  INSTALAÇÃO e MONTAGEM & MÃO-DE-OBRA.  Na primeira parte o usuário preenche a célula com o número de dias estimado para a conclusão dos serviços e logo em seguida, escolhe a forma de prestação dos referidos serviços.

Em seguida, preenche, OPCIONALMENTE, a quantidade de quilômetros existentes entre a sede da empresa e o local da realização da instalação.  Lembre-se que a distância – IDA + VOLTA - deve ser multiplicada por 2 (dois).  Ao lado, a planilha irá informar qual o valor previsto para tal deslocamento, utilizando os dados informados na aba “Dados da Empresa”.

Sempre que o PRAZO de instalação for igual ou superior a 2 (dois) dias, a planilha irá solicitar o preenchimento (OPCIONAL) da célula que informa o custo de “Hospedagem + Alimentação”.  A planilha usa os dados informados na aba “Dados da Empresa” para fazer o cálculo cuja previsão é mostrada logo abaixo da célula.

 

  1. CASOS ESPECIAIS à ECORI,  SICES, WEG e GLOBO BRASIL

ECORI Conforme explicado no nosso último comunicado, a ECORI passou a trabalhar com uma plataforma de orçamentos e isto alterou radicalmente o método de dimensionamento que estávamos usando.  Em vista das modificações levadas a efeito pela ECORI, fomos obrigados a alterar a maneira pela qual os dados da ECORI são tratados.  Antes, tínhamos condições de manter todos os preços e produtos da ECORI de uma forma organizada, com a planilha entregando uma proposta completa, composta de painéis, inversores ou microinversores, dispositivos de proteção, estrutura de sustentação, cabeamento e monitoramento, tudo especificado.  Entretanto, isto não é mais possível.

A partir desta nova versão da planilha, a ECORI deixa de fazer parte do grupo das fornecedoras que tinham todos os seus materiais cadastrados em nossa planilha.  Agora, somente painéis e inversores/microinversores serão disponibilizados e o usuário deverá fazer uso do módulo 10 – Determinação do Valor Financeiro do Kit Fotovoltaico para completar o dimensionamento financeiro.  Lamentamos profundamente não poder continuar com o método antigo.

Como tivemos que fazer muitas alterações, eliminar regras, modificar conceitos, pode ser que alguma ocorrência de erro seja observada.  Caso isto ocorra, basta entrar em contato que faremos os devidos ajustes.

               

SICES –  Ela continua na planilha pelos próximos 30 (trinta) dias e se até lá não conseguirmos solucionar o problema de acesso ao site, seremos forçados a ELIMINAR a SICES de nossa planilha.

 

WEG –  Algumas empresas tem uma maneira peculiar de trabalho que por vezes fica difícil o entendimento.  Uma destas empresas é a WEG. Parece que ela não quer vender!  Dificulta ao extremo a entrada de novos integradores em seu cadastro.  Suas tabelas de preços são “joias raras”, difíceis de se encontrar.  O site então é uma coisa de doido, ao mesmo tempo que tem muita informação, não informa o que precisamos para fazer a planilha.  Logo, a WEG entra no período de “quarentena” (termo que está muito em voga) pelos próximos 60 (sessenta) dias.  Se até lá não resolvermos esta pendência de conseguirmos uma lista de preços atualizada, seremos obrigados a ELIMINAR a WEG de nossa planilha.

 

GLOBO BRASIL -  Mesmas considerações feitas acerca da WEG.  Está em “quarentena” pelos próximos 60 (sessenta) dias.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ATACADO SOLAR: inversores:  REFUSOL, de 1,6  a 7,5 kW,  Monofásicos 220V;  13, 17,1 , 22 e 26 kW, Trifásicos 220V;   25, 33, 40 e 50 kW, Trifásicos 380V;
- BALFAR: inversores:   SAJ, trifásicos de 380V, com as potências de 12, 25 e 50 kW;
- BRASSUNNY: painelRISEN, de 400W, Monocristalino
ECORI:
inversores:  SOLAREDGE, de 3,68; 6 e 9,2 kW, monofásicos 220V, nova tecnologia HD WAVE ;
- GENYX:
inversores:  SOLAREDGE, trifásicos, que podem ser usados em redes 220 F+F ou 380 F+F com potência reduzida, com potências variando de 20,1 a 75kW; e  100kW, trifásico, 480V;  |  e CANADIAN de 15, 25 e 30 kW, trifásicos, de 220V;  e 20, 50 kW, trifásicos, 380V; e 125 kW, trifásico, 600V;
INOVACARE:
painel:  BYD, de 335 W, policristalino, fabricado no Brasil;
- L8 ENERGY:
inversores:  SUNGROW, de 33 e 40 kW, trifásicos 380V;  
- MINHA CASA SOLAR:
inversor:  CANADIAN, de 4 kW, monofásico, 220V;
- OUTLET SOLAR:
inversor:  GOODWE, de 30 kW, Trifásico, 380V;
PREMIUM SOLAR:
painel:  RESUN de 410 W, monocristalino;
RENOVIGI:      

inversores:  RENO  de 40; 75 e 125 kW, trifásicos 380V;

painéis:  RENO, de 335W  poli;  e RISEN, 440W, monocristalino (PREPARADA PARA LANÇAMENTO);

SOOLLAR:     

inversor:  DEYE, 8 kW, monofásico de 220V; e 50 e 80kW, Trifásicos 380V;

painéis:  OSDA SOLAR, de 400W  monocristalino;   | e SUNOVA, de 350W, policristalino; e 400W e 440W, monocristalinos;   

SOUENERGY
painel:  ASTRONERGY de 375W, monocristalino;
WIN:
inversoresSOLISde 7 kW Monofásico 220V;  30 kW, Trifásico 380V;   e 20, 30 e 40 kW, Trifásicos 380V;

 


 

  (11/05/2020)  -  v. DG_10/mai

COMUNICADO IMPORTANTE

Desde o último dia 01/05, o novo site da LuzSolaris já está no ar!  Além das seções normais existentes em todos os sites de empresas de energia solar fotovoltaica, o nosso site traz uma seção toda especial: PLANILHA FOTOVOLTAICA.  A partir de agora, TODO E QUALQUER comunicado, aviso, novidade, dicas, manuais, ou seja, tudo o que for relacionado com a Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico será disponibilizado na referida seção.

Clicando no menu superior no item “Planilha Fotovoltaica” ou no ícone “Saiba Mais” ( https://www.luzsolaris.com.br/planilha ) você será direcionado para a página onde colocamos tudo, e mais um pouco, para ajudar aos usuários da planilha.  A página está dividida em 3 (três) subseções:  ADQUIRA JÁCHANGELOG; e MATERIAL DE APOIO.  Sobre o ícone ADQUIRA JÁ não são necessárias maiores explicações.  Já os outros dois, descrevemos abaixo;

CHANGELOG – Registro de alterações (do inglês changelog), em computação, corresponde a uma lista contendo o registro de todas alterações realizadas em um sistema, ambiente ou qualquer outro elemento (por exemplo: software e site). E é isto que trouxemos aos usuários da planilha: uma maneira de saber quais foram as alterações e inovações havidas na planilha, quando foram lançadas, qual versão, etc.  De um modo bem didático e linear, procuramos mostrar todo o desenvolvimento levado a efeito desde a primeira versão da planilha, AG_20/fev, em 20/02/2017;

 

MATERIAL DE APOIO – como forma de agilizar e facilitar a obtenção dos materiais de apoio à planilha, criamos uma seção onde disponibilizamos todos os materiais que tratam de ensinar ou ajudar o usuário no preenchimento da planilha.  Esta seção, a princípio, tem 4 (quatro) tópicos, a saber:

 

Neste tópico vocês encontrarão, sempre atualizados, os manuais e tutoriais que mostram o passo-a-passo de uma simulação;
Reunidos em um só local, todos os vídeos que mostram como deve ser feito um dimensionamento.  Prometemos que vamos disponibilizar mais vídeos, tratando de casos específicos da planilha que não foram objeto dos vídeos iniciais;
Alguns arquivos que irão ajudar o usuário a preencher a planilha de forma mais eficiente, e procurando sempre que possível, trazer os “atalhos” e “dicas” para facilitar ainda mais o trabalho;
Neste tópico disponibilizamos uma cópia de cada um dos produtos gerados pela planilha – propostas, contrato, e-mail e cheklist.  E sempre que possível, estaremos incluindo outros materiais para auxiliar o usuário.

 

A nova versão – DG_10/mai,  traz as seguintes alterações/atualizações:

  1. SORTEIO DA PLANILHA ATUALIZADA ENTRE OS USUÁRIOS QUE ESTEJAM DENTRO DO PERÍODO DE SUPORTE TÉCNICO   

Dando continuidade à nossa recém adotada promoção onde premiamos um dos usuários ativos que esteja no período de vigência do suporte técnico, realizamos no domingo, dia 10/05, um sorteio para ver quem seria contemplado com a planilha.  Conforme explicamos em nosso último comunicado (ver no ChangeLog da versão DF_08/abr) como não está havendo sorteios pela Loteria Federal, utilizamos o site Sorteador.com.br para fazer tal sorteio.

O número sorteado foi 1.672, conforme print abaixo.

O número sorteado não teve nenhuma correspondência exata com algum dos números chave-código dos usuários ativos.  Logo, como regra do sorteio, não existindo número chave-código igual ao número sorteado, será ganhador o usuário que tiver o número mais próximo daquele que foi sorteado, para cima ou para baixo.

Portanto, o usuário sorteado foi o Engº. Antonio Martins F. Jr., da empresa ESPAÇO SOLAR, da cidade de Campo Maior-PI.  O Antonio Junior é cliente antigo da planilha, tendo adquirido sua primeira versão em 12/07/2017, e adquirindo versões atualizadas de tempos em tempos.  Isto mostra a confiança depositada em nosso trabalho que agora é recompensada com este sorteio.

ESPAÇO SOLAR – CAMPO MAIOR – PI

Abaixo, o link para verificação do sorteio.

https://sorteador.com.br/sorteador/resultado/2123017

 

  1. MANUAL DE PREENCHIMENTO DA PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO EXPRESSO   

Lançada juntamente com a última versão da planilha de dimensionamento fotovoltaico, a PLANILHA EXPRESSO já está fazendo o maior sucesso!  Tivemos um excelente feedback, com algumas ideias de melhoramento que já estão sendo avaliadas.  E caso vc já tenha feito uso desta  nova planilha e tem alguma ideia para trazer melhorias, por favor, é só enviar um e-mail ou passar um Whatsapp que nós prometemos analisar com carinho e sendo uma ideia que possa ser executada, dentro das nossas possibilidades, com certeza a implantaremos.

E, para dar uma ajuda aos usuários da planilha, elaboramos um manual de preenchimento exclusivo para ela.  Ele pode ser baixado no nosso novo site, no endereço https://www.luzsolaris.com.br/material-apoio, tópico MANUAIS & TUTORIAIS.  Façam bom proveito!

 

  1. INCLUSÃO DE 2 NOVOS FORNECEDORES NA PLANILHA

Recebemos pedidos de inclusão de novos fornecedores praticamente todas as semanas.  Porém, já é sabido que conforme aumenta a quantidade de dados na planilha, quer sejam novos fornecedores e seus produtos, quer sejam novas rotinas e ferramentas, a velocidade de processamento decai.  Então, sempre que fazemos a inclusão de um novo fornecedor ou a implantação de uma nova rotina, temos que “suspender” ou retirar da planilha algum fornecedor ou uma rotina que esteja em desuso.  Para a inclusão da Planilha EXPRESSA retiramos as ferramentas que elaboravam os pedidos dos fornecedores ECORI e RENOVIGI, visto que já a algum tempo estes distribuidores utilizam ferramentas próprias para tanto.

No caso da inclusão dos 2 (dois)  novos fornecedores que estamos promovendo nesta nova versão, fomos forçados a suspender, por enquanto, o fornecedor NEOSOLAR, pelos motivos que serão relatados mais abaixo.

Logo, os dois novos fornecedores que se juntam aos demais fornecedores cadastrados na planilha são BRASSUNNY e GO SOLAR.

BRASSUNNY  -  A Brassunny, empresa paranaense localizada em Cascavel,  fornece e distribui equipamentos de energia solar fotovoltaica das marcas mais conceituadas do mercado, nacionais e internacionais, para todo o Brasil, objetivando a melhora da qualidade de vida através do consumo consciente da energia.  Conta com ampla linha de módulos – CANADIAN, BYD e RISEN - e inversores solares – FRONIUS, ABB e SOFAR.  Oferece solução completa para seus credenciados através de canais de atendimentos exclusivos, produtos de alta qualidade, preço competitivo e uma plataforma digital onde o credenciado pode controlar seus pedidos, gerar orçamentos e dimensionar seus projetos.

GO SOLAR  –  A GOLDEN DISTRIBUIDORA, desde a sua fundação em 1190, vem com um crescimento constante em vários mercados, em especial o de informática e artigos de papel.  Recentemente, entrou com força no mercado fotovoltaico e já é uma das grandes players.  Trabalha com módulos JINKO e TRINA SOLAR; e inversores GOODWE e SMA.

 

  1. SUSPENSÃO DE FORNECEDOR:  NEOSOLAR

NEOSOLARo caso da NEOSOLAR é um pouco diferente, as informações são tantas e tão confusas, que não há condições de obtê-las de uma maneira sem que a perda de tempo seja imensa.  Antes, bastava procurar no site, em um local específico, quais os inversores e módulos que eles estavam comercializando.  De uns tempos para cá, houve uma mudança e agora os preços e disponibilidade de inversores não é mais informada, há a necessidade de verificar em todos os kits  comercializados quais são os inversores.  Trabalho brutal e braçal.  Os módulos são mais tranquilos de se conseguir as informações. 

Logo,  em virtude do discorrido e de não podermos perder tanto tempo assim com um fornecedor, estamos “suspendendo” a NEOSOLAR até que se normalize esta situação.  Se nos próximos 60 (sessenta) dias a situação continuar a mesma, seremos obrigados a ELIMINAR este fornecedor de nosso cadastro.

 

  1. CASOS ESPECIAIS:  ECORI  E  SICES

ECORI - Até certo tempo atrás, as empresas ou distribuíam suas listas de preços mensal ou quinzenalmente, ou divulgavam um endereço eletrônico para acessar a lista de preços.   Poucas tinham desenvolvido uma plataforma própria para acesso dos integradores.  Aí entra a SICES, pioneira na implantação deste sistema.  Nos últimos meses parece que virou “moda” ou “febre” o que está ocorrendo com as demais fornecedoras de produtos fotovoltaicos: RENOVIGI, GENYX, PHB, L8 ENERGY, PREMIUM, CIA SOLAR, OUTLET SOLAR, etc.  A última que adotou este tipo de serviço foi a ECORI.

Pioneira na tecnologia MLPE, a ECORI começou a operar sua plataforma na semana passada.  Somos cadastrados e recebemos o convite para acessar a plataforma.  Num primeiro momento, tivemos uma grata surpresa com o método de elaboração de orçamentos.  Porém, durou pouco o entusiasmo devido à dificuldade em pesquisar os preços dos produtos, em especial os microinversores e inversores SolarEdge.  Fizemos várias tentativas mas não obtivemos êxito.

Concluindo, não temos como manter a ECORI como uma das 6 (seis) fornecedoras cadastradas onde o usuário poderia montar o seu próprio kit e ter como resultado uma proposta completa, com os preços de todos os produtos envolvidos.  Não iremos retirar ou suspender a ECORI de nossa base de dados, porém todos os dimensionamentos elaborados com ela serão equiparados às simulações feitas com fornecedores tipo ALDO, PHB, ELGIN, INTELBRÁS, SICES, etc.  Ou seja, ao chegar ao módulo 10 – Determinação do Valor Financeiro do Kit Fotovoltaico, o usuário precisará pesquisar o custo do kit junto à fornecedora, o que lamentamos profundamente. 

               

SICES –  Os usuários mais antigos da planilha já ouviram a reclamação que vou fazer da SICES, e por isso já estão acostumados.  Se o integrador ficar 6 (seis) meses sem adquirir algum produto da SICES, ela simplesmente BLOQUEIA o acesso à plataforma.  E não adianta reclamar, discutir, espernear.  É decisão deles e ponto.  Ocorre que nos últimos 3 anos, não adquirimos nenhum produto da SICES, quer por problemas de atendimento, quer por questões financeiras.  E fomos sendo bloqueados de acordo com as regras estipuladas por eles.  Já recorremos à cadastros de empresas parceiras e de antigas firmas (desativadas) das quais éramos proprietários.  Agora acabou o “banco de dados” para utilizarmos no cadastro.  Logo, não temos mais como acessar a plataforma e verificar quais os produtos disponibilizados pela SICES.  Ela continua na planilha pelos próximos 60 (sessenta) dias e se até lá não conseguirmos solucionar este problema, seremos forçados a ELIMINAR a SICES de nossa planilha.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

BRASSUNNY: inversores:  Linha completa de  inversores ABB,    FRONIUS e  SOFAR;
painéis:  CANADIAN, de 360 e 400 W, policristalino; e 400W monocristalino; |  BYD de 335W BR; e |  RISEN, de 340 e 345W;
- FORTLEV: inversores:   FRONIUS, de 15 kW trifásico 220V; de 20; 25 e 27 kW trifásicos 380V;  |  e  SUNGROW, de 2; 3; 4; 5; 6 e 8,3 kW, monofásicos 220V; e de 12; 20; 33; 36; 40; 50; 60 e 110 kW, trifásicos 380 V; e 25 kW trifásico 220V;
painéis:  JINKO, de 390W, monocristalino;   |  e CANADIAN, de 365 e 415W POLIcristalinoS;
- GENYX: inversores:  SOLIS, de 30 kW, Monofásico 220V;  |  e CANADIAN de 5 kW, monofásico; painéis:  CANADIANde 350 e 410W, policristalinos; 
- GLOBO BRASIL: painéis:  GLOBO BRASILde 335W poli; 370W mono;  |  e ASTRONERGY de 340W, poli;
- GO SOLAR: inversores:  Linha completa de  inversores GOODWE e  SMA;
painéisJINKO, de 390W, monocristalino;   |  e TRINA SOLAR, de 400 e 405W monocristalino;
- HANDYTECH: painel:  JINKO, de 400W, monocristalino;
- INTELBRÁS: inversor:  INTELBRÁS, de 9 e 10 kW, Monofásico 220V;  13; 15; 30; 40 e 50 kW, trifásicos de 380V; painéis:  INTELBRÁS,  de 345W  policristalino;
- L8 ENERGY:
inversores:  SOLIS, de 4 e 9 kW Monofásicos 220V;   painéis:  QCELLS, de 395W Monocristalino;  | e JA SOLAR   de 390 W, monocristalino;
- MINHA CASA SOLAR:
painéis:  CANADIAN, de 335W Monocristalino;  | e DAH SOLAR   de 335 W, monocristalino;
- OUTLET SOLAR:
inversor:  GOODWE, de 12 kW, Trifásico380V;

painéis:  CANADIAN, de 415W  policristalino;

PREMIUM SOLAR:
inversores:  GROWATT, de 8 e 10 kW,  Monofásicos 220V;  e 50kW Trifásicos 220V;   |  SOLIS de 3; 5; 7 e 9 kW monofásicos 220V;  15; 20 e 30 kW Trifásicos 380V; microinversores:  HOYMILES, de 700 W e 1.500 W;

painéis:  INTELBRÁS, de 345W  poli;  |  RESUN de 340W poli;  |  e  ZN-SHINE de 345 W;

- RENOVIGI:
inversores:  RENO  de 40; 75 e 125 kW, trifásicos 380V; (PREPARADA PARA LANÇAMENTO NESTE MÊS); 

painel:  RENO, de 335W  poli;  (PREPARADA PARA LANÇAMENTO NESTE MÊS);
SOOLLAR:    inversor:  DEYE, de 20 kW Trifásico 380V; painel:  OSDA SOLAR, de 330W  policristalino;      
SOUENERGY inversores:  ECOSOLYS,  de 10; 12 e 16 kW Trifásicos 220V; e GROWATT,  de 4,2  e 6 kW Monofásicos 220V; e 20; 22 e 80 kW Trifásicos 380V;
WIN: inversoresFRONIUS, de 5 kW Monofásico 220V; e 27 kW Trifásico 380V;   e SOLIS, de 75 kW Trifásico 380V;

 

  1. AGRADECIMENTO:

Vocês não podem imaginar o trabalho que dá para fazer a atualização desta planilha. Alguns fornecedores simplesmente não fornecem meios de se saber com quais produtos eles trabalham.  Parece que tem pavor de que o concorrente tenha conhecimento destas informações “privilegiadas”.  Ao nosso ver isto é de uma tremenda idiotice.  Quem garante que aquele orçamento fornecido ao integrador “X” não vai cair na mão do seu maior concorrente? 

E isto faz com que enviemos mensagens de WhatsApp, mandemos e-mail ao Depto. de Vendas, contate um ou outro usuário que sabemos ter algum tipo de parceria com tal fornecedor, e por aí vai.  E nessas horas qualquer tipo de ajuda vem a calhar.  Portanto, gostaríamos de externar nosso agradecimento especial ao Sr. IOMÁRIO SILVA, da empresa MILMAR ENERGIA SOLAR RENOVÁVEL, da cidade de Camaçari, na Bahia, que não mediu esforços para obter a tabela de preços atualizada de 4 empresas (que preferimos não citar os nomes para que possam continuar a fornecer suas tabelas).  Ao Sr. Iomário, o nosso muito obrigado.

 


 

  (08/04/2020) v. DF_08/abr

 

A nova versão – DF_08/abr,  traz as seguintes alterações/atualizações:


  1. SORTEIO DA PLANILHA ATUALIZADA ENTRE OS USUÁRIOS QUE ESTEJAM DENTRO DO PERÍODO DE SUPORTE TÉCNICO   

Conforme o prometido em nosso último e-mail, no lançamento da versão DE_06/mar, fizemos o sorteio no último sábado, dia 04/abril, de uma planilha de dimensionamento atualizada.  Entretanto cabe aqui uma explicação de como foi realizado tal sorteio, tendo em vista que devido à pandemia do vírus COVID-19 não estão sendo realizados sorteios da Loteria Federal desde o último dia 18/03, quando a Caixa realizou o último sorteio, cujo Concurso foi o de número 5477.

Como não houve o aguardado sorteio da Loteria Federal no dia 04/abril, utilizamos o último concurso realizado pela Caixa, no qual o número sorteado como 1º prêmio foi  50.411.   

O número chave-código mais próximo do número sorteado em 1º lugar é 1250908 .  Logo, o ganhador do nosso 1º sorteio foi o Sr. Elmer, da empresa SOL 7 Energia Solar, da cidade de Cianorte – PR, usuário da planilha desde agosto/2019.  A ele os nossos parabéns.  O novo período de vigência do suporte técnico do ganhador do sorteio com a entrega desta planilha será do dia 09/abril até 09/maio.



Para o próximo mês de maio, caso não tenhamos novos sorteios da Loteria Federal, faremos uma extração utilizando o site Sorteador.com.br


Os números que entrarão no sorteio são os mesmos da loteria federal, ou seja, de 00001 até 99999. E o ganhador será aquele que tiver os últimos 5 números de sua chave-código mais próximo do número sorteado.

 

  1. NOVIDADE:  PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO EXPRESSO   

O texto é longo mas pedimos que vocês leiam-no todo antes de utilizar a planilha de Dimensionamento Expresso.  Com certeza vocês terão muito mais facilidade de utilizar este tipo de dimensionamento após uma leitura atenta.  Se tiverem dúvidas, críticas, sugestões, por favor, entrem em contato.

Como todos vocês estão “carecas de saber”, a nossa planilha de dimensionamento fotovoltaico vem, mês a mês, trazendo novidades, novas rotinas, atualizações constantes.  Todo o feedback que recebemos é muito positivo, sempre com sugestões de melhoramentos e críticas construtivas.  Muitas destas críticas estão relacionadas à velocidade de processamento da planilha.  Os usuários mais antigos já tem conhecimento de todas as explicações possíveis sobre este problema.  Gostaríamos imensamente de poder resolvê-lo, de uma vez por todas.  Porém, o Excel, mesmo sendo uma ferramenta sensacional, tem as suas deficiências.  E uma delas está atrelada à velocidade de processamento.  Quanto maior e mais complexa a planilha, quanto maior é a quantidade de cálculos envolvidos, quanto maiores forem as formatações condicionais existentes, mais degradada se torna a velocidade da planilha.

Contudo, estamos dando continuidade às tentativas de  melhorar o desempenho da planilha neste quesito.  Esperamos conseguir!

Mas enquanto isso, fazendo algumas tentativas para melhorar a performance, e na busca para atender alguns usuários que queriam uma planilha que tivesse o preenchimento mais rápido, porém com a mesma confiabilidade da planilha atual, desenvolvemos uma NOVA PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO EXPRESSO!  E esta planilha, em sua versão BETA, está sendo entregue, sem custo algum, para todos os usuários atuais.

A agilidade no preenchimento da planilha, especialmente quando existem muitos orçamentos para serem elaborados, é deveras importante. E esta velocidade impacta sobremaneira no ânimo de quem está elaborando o dimensionamento.  Pensando nisso e tentando atender um número razoável de usuários que pediam algo do gênero, conseguimos construir uma nova planilha com bem menos campos a serem preenchidos, porém com a mesma confiabilidade que temos entregue desde que começamos a comercializar nossa planilha.

O menu da planilha traz agora um novo item: EXPRESSO

Esta NOVA PLANILHA traz alguns diferenciais em relação à planilha Normal. Todavia, algumas das funções da planilha Normal não podem ser realizadas pela planilha EXPRESSO, tais como:

- Dimensionamentos de clientes do Grupo A;
- Consumo Múltiplo; e 
- Pesquisa de propostas anteriores.

Entretanto, ela traz várias vantagens:
- Modelo de Proposta exclusiva;
- Rapidez no preenchimento;
- Preenchimentos em série;
- Gravação no Banco de Dados para posterior consulta pela Planilha Normal;
- Total interligação entre as duas planilhas; e etc.

 

O “jeitão” da planilha é o mesmo.  A forma de preenchimento, também. Os resultados que ela gera, igualmente.

A nova versão do Manual de Preenchimento ainda não está pronta.  Portanto, vamos elencar as principais características do preenchimento da PLANILHA EXPRESSO:

  1. Os dois primeiros módulos das duas planilhas são praticamente os mesmos.  Na planilha EXPRESSO não há a necessidade de preencher todos os campos na cor azul claro.  Só preencha aqueles que você realmente acha necessário e que são importantes para o dimensionamento. E a planilha não deixará você se esquecer de preencher algum campo cuja importância para os cálculos for essencial.  Ele ficará marcado em VERMELHO até ser preenchido;

  2. No módulo 2 – Dados de Consumo, você poderá preencher os campos do consumo de 3 maneiras, a saber:  pelo valor mensal de consumo, em kWh; pela média mensal de consumo, em kWh; ou pelo valor do consumo médio, em Reais. Em qualquer uma das opções,  a planilha irá gerar um resultado confiável;

  3. O preenchimento dos campos com as alíquotas dos impostos é muito importante e não deve ser negligenciado.  Como a planilha está preparada para calcular o valor da fatura após a injeção de energia na rede, com ou sem o ICMS, estas informações são imprescindíveis.  E você também não pode esquecer de manter atualizado os valores de TE e TUSD das  referidas concessionárias (aba Dados da Empresa);

  4. Um dos cálculos que simplificamos foi o que determina, ou sugere, a quantidade de painéis.  Na planilha Normal são feitas centenas de cálculos para se chegar ao número de painéis mais próximo possível do ideal.  E isto demanda um certo tempo.  Na planilha EXPRESSO estes cálculos são bem simplificados.  Não é nosso intuito aqui demonstrar como foram programados tais cálculos pois sabemos que todos vocês sabem fazê-los muito bem.  Porém, como forma de transparência, destacamos abaixo a receita utilizada para os cálculos de determinação dos painéis.

Fórmula básica da Energia  ⇒  Energia = Potência x Tempo x Rendimento

Energia Gerada p/ mês ⇒      o que precisamos para compensar o consumo  MEN OS o Custo de disponibilidade

Potência ⇒   número de painéis necessários para gerar a energia que precisamos

Tempo ⇒    tempo de exposição dos painéis para gerarem a energia necessária = HSP (Fornecida pela planilha ou de escolha do usuário)

Rendimento ⇒    Diferença entre o ideal e as Perdas (sujidade dos painéis, temperatura, cabeamento CC e CA, mismatch, incompatibilidade elétrica entre os painéis; etc)  =  (  1 – Perdas no Sistema )

Logo:               Potência (painéis) = Energia (geração) /  ( Tempo (exposição ao sol) x Rendimento )

A planilha permite que você determine qual será a porcentagem de perdas (ou o rendimento) do sistema.  Basta entrar com este dado no campo apropriado.  Você só não pode deixar de preencher estes campos.

  1. Após determinar qual o fornecedor e o modelo do painel, e estimar as perdas e o HSP médio, o usuário deverá determinar a quantidade de painéis necessários para compensar o consumo anteriormente informado.  Para tanto, a planilha irá informar logo acima do box vermelho a quantidade sugerida de painéis, tomando por base a fórmula exibida anteriormente.



  2. Na sequência, o usuário deverá informar o tipo de telhado/telha e o tipo de suporte.  O método é o mesmo utilizado na planilha NORMAL;



  3. Na continuação, se o dimensionamento estiver sendo feito com um destes fornecedores – ALUMIFIX SOLAR, BALFAR, ECORI, OUTLET SOLAR, RENOVIGI ou WEG – o usuário deverá preencher a tabela de disposição dos painéis;



    Agora teremos que escolher o fabricante do inversor e a planilha irá sugerir qual o inversor mais apropriado.  Escolha-o e determine a quantidade de inversores utilizados, seguindo ou não a sugestão da planilha;


  1. Determinação dos Serviços – Projeto, Infra e Montagem & Mão-de-obra

 

  1. Se você estiver dimensionando com fornecedores que trabalham com kits, terá obrigatoriamente que preencher os boxes abaixo, da mesma maneira que na planilha NORMAL.  Terá que escolher o fornecedor do painel; o modelo e a quantidade.  Da mesma maneira com o inversor:  fabricante; modelo e quantidade.

  1. Agora você deve preencher o tempo de validade da proposta, bastando escolher no menu abaixo:

  1. Finalmente, para concluir o dimensionamento, basta preencher o campo “Descrição do kit Fotovoltaico” ou, se preferir, clicar sobre o botão “Gerar Descrição do Kit S/N?” que a planilha irá preencher o quadro abaixo.

  1. Dimensionamento concluído, agora resta conferir e depois executar os mesmos passos de um dimensionamento NORMAL:
        • GRAVAR DADOS;
        • SALVAR EXCEL;
        • SALVAR IMPRIMIR PROPOSTA;

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  • A planilha EXPRESSO só gera um tipo de proposta;
  • Após gravar os dados da planilha, você obrigatoriamente deve LIMPAR A PLANILHA (ou Limpar Expresso se for fazer outro dimensionamento em seguida);
  • Em hipótese alguma você deve preencher as duas planilhas ao mesmo tempo.  Sempre que terminar o dimensionamento em uma delas, a mesmas deve ser LIMPA;
  • Após elaborar o dimensionamento EXPRESSO e GRAVAR OS DADOS, você pode PESQUISAR a proposta utilizando a LUPA na aba Dados SF;

 

IMPORTANTE

Fizemos dezenas de testes de conformidade com esta nova planilha.  Porém, devido a enorme quantidade de variáveis, algo pode ter passado sem que percebêssemos.  Por isto é que a planilha ainda é uma Versão BETA, que precisa de alguns ajustes.

Pedimos que vocês a usem, testem, vejam o que ela pode oferecer.  Solicitamos que nos deem um feedback de como ela está se comportando, quais são os pontos fortes, quais são aqueles itens que precisam ser modificados, o que precisa ser melhorado, o que precisa ser incluído e o que necessita ser excluído.  Contamos com vossa ajuda. 

Obrigado.

 

 

  1. INCLUSÃO DE 2 NOVOS AGENTES FINANCEIROS NA ROTINA DE FORMA DE PAGAMENTO

Atendendo a pedidos, procedemos à inclusão de 2 (dois) novos agentes financeiros para servirem de opção na escolha de qual ente irá realizar o financiamento do Sistema Fotovoltaico:  SAPIR e SOLFÁCIL.

SAPIR -  é uma Fintech brasileira criada para viabilizar a aquisição de sistemas Green Energy para residências, comércios e indústrias. Ela não é um banco e também não possui agências físicas, prometendo agilizar os processos de concessão de financiamentos.  Um grande diferencial em relação aos bancos é que as parcelas do financiamento são reajustadas anualmente pelo IPCA.  Se desejar saber como funciona, acesse https://sapir.eco.br/

SOLFÁCIL Outra maneira de conseguir financiamentos para o seu cliente.  O seu funcionamento é muito parecido com o da SAPIR.  E as parcelas também são reajustas anualmente pelo IPCA.  Maiores informações podem ser obtidas no site https://solfacil.com.br

 

  1. Rotina para Dimensionamento utilizando a BALFAR:

Infelizmente parece que estamos retornando à época nada prazerosa dos governos Sarney e Collor de Mello.  A BALFAR colocou no mercado a sua última tabela de preços com os valores de painéis, inversores e string-box grafados em DÓLAR – US$.  E para auxiliar aqueles que utilizam os produtos da BALFAR em seus dimensionamentos, inserimos na planilha um campo onde o usuário irá informar a cotação do Dólar Norte-Americano  do dia.  Fazendo isso, a planilha irá pegar o valor da mercadoria em dólar e transformar em R$ - Reais.


Ao escolher a BALFAR como fornecedora de painéis, irá aparecer um box na cor vermelha logo abaixo do quadro de Mensagens de Alerta – R$ / US$. 

O usuário deverá, então, entrar com o valor da moeda norte-americana e dar Enter.  O box mudará de cor mostrando que a planilha aceitou a entrada de dados.  Feito isso, a planilha irá fazer todos os cálculos a seguir utilizando a conversão dos preços de Dólar para Real.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALUMIFIX SOLAR: painel:  HELIUS de 380W, Monocristalino;
- ATACADO SOLAR: painel:  CANADIAN de 365W, Policristalino;
- BALFAR: microinversor:  HOYMILES  MI-1500;  

painel:  DAHSOLAR, de 405W, Monocristalino;
- CIA SOLAR: inversor:  SOFAR, de 7,5kW, Monofásico 220V;
FOTUS:     inversores:  GOODWE, de 8,5 e 10 kW, Monofásicos 220V; e 50 kW Trifásico de 220V;      

painel:  TRINA SOLAR de 400W Monocristalino;
- GENYX:
inversores:  SOLIS, de 3 kW, Monofásico 220V; 15 e 25kW, Trifásicos 220V; e 25 e 50 kW, Trifásicos 380V;  

microinversorHOYMILES MI-700;  painel:  DAHSOLAR, de 405W Monocristalino;
- GLOBO BRASIL:
inversoresGROWATT, de 8,2 kW, Monofásico 220V;  INJETEAM, de 160kW, Trifásico 540V; REFUSOL, de 13; 17 e 26 kW, Trifásicos 220V; e 25; 33 e 50 kW, Trifásicos 380V;  

microinversor: HOYMILES MI-700 e MI-1200; e OMNIK de 600W;  

painelTALESUN, de 375W Monocristalino;
- HANDYTECH:
inversores:  CANADIAN, de 8kW Monofásico 220V; e SUNGROW,  de 2; 4; e 6 kW Monofásicos 220V; 33 e 50 kW Trifásicos 380V;  
KOMECO
inversor:  KOMECO, de 15; 50 e 60 kW Trifásicos 380V
- L8 ENERGY:
inversores:  linha completa de inversores SOLIS, de 4; 5; 7; 8 E 10 kW Monofásicos 220V; e 15; 20; 25 e 30 kW Trifásicos de 220V;  e 12; 15 e 30 kW Trifásicos 380V;  

painel:  QCELLS, de 375W Monocristalino;
- MAZER:
inversor:  SMA, de 6 kW, Monofásico 220V;  

painéis:  CANADIAN, de380W E 400W  Monocristalinos;
- OUTLET SOLAR:
inversor:  GOODWE, de 20 kW, Trifásico380V;  

painéis:  CANADIAN, de 390W  Monocristalino;
- PHB:
inversores:  PHB, de 0,78 e 1,5 kW (novo design), Monofásicos 220V;  12; 20 e 50kW Trifásicos 220V; e 36; 75 e 80 kW Trifásicos 380V;
SERRANA
inversores:  SAJ, de 3; 5 e 6 kW Monofásicos 220V; 12; 17; 25; 33 e 50 kW Trifásicos 380V; e 30 kW Trifásico 220V;
SICES:       inversor:  SOLAREDGE, de 20,1 kW;
SOOLLAR:    inversores:  FRONIUS, de 10 kW Monofásico 220V; SOFAR, de 11 kW Trifásico 380V; e GROWATT, de 5 e 10 kW Monofásicos 220V; e 10; 15; 20; 30 e 33 kW Trifásicos de 380V;     
SOUENERGY inversores:  ECOSOLYS,  de 10; 12 e 16 kW Trifásicos 220V; e GROWATT,  de 4,2  e 6 kW Monofásicos 220V; e 20; 22 e 80 kW Trifásicos 380V;
WIN:
inversoresFRONIUS, de 5 kW Monofásico 220V; e 27 kW Trifásico 380V;   e SOLIS, de 75 kW Trifásico 380V;


Os fornecedores PREMIUM,  INTELBRÁS e WEG não tiveram seus preços e novos produtos confirmados na planilha pois não tivemos sucesso em nossas tentativas de contato via celular e/ou e-mail.  Provavelmente o fornecedor PREMIUM seja suspenso na próxima atualização caso não tenhamos sucesso em saber com quais produtos ele está trabalhando.  Logo, caso algum de vocês tenha a lista de preços de qualquer um desses fornecedores e puder disponibilizá-la, nós nos comprometemos a fazer as devidas alterações e enviar a planilha devidamente atualizada. 




 

  (09/03/2020) v. DE_06/mar

 

Antes de começar a utilizar a planilha, leia com cuidado E atenção TODOS os comunicados abaixo.  Caso tenha dúvidas, entre em contato via WhatsApp – (17) 98807-2484.

ATENÇÃO:   

É de conhecimento de todos o que está ocorrendo com a maioria dos fornecedores brasileiros de materiais fotovoltaicos:  falta dos produtos em estoque!  A causa deste infortúnio nada mais é do que o “Novo Corona Vírus”.  

Já que 90% dos produtos fotovoltaicos comercializados no Brasil são de origem chinesa, e a China é a origem desta epidemia global, os distribuidores brasileiros estão tendo dificuldade em repor seus estoques pelo motivo da grande paralisação que os fabricantes chineses estão promovendo em toda sua produção.  E, como consequência desta situação temos, também,  a alta desenfreada do dólar, que teve uma valorização frente ao Real bem acima das expectativas, levando as empresas a promoverem reajustes constante nos preços.

Logo, a atualização desta versão da planilha feita entre os dias 02 e 06 de março/2020 pode ficar defasada muito rapidamente.  Por este motivo pedimos que os usuários confirmem os preços junto aos fornecedores, bem como se tais produtos estão disponíveis.

 

 

NOVIDADE

A partir da próxima versão da planilha, a ser lançada no início do mês de abril/2020, estaremos promovendo um SORTEIO MENSAL de uma planilha atualizada entre todos os usuários que estejam dentro do período de suporte técnico.  O sorteio se dará no primeiro sábado do mês do lançamento da nova versão e acontecerá através da Loteria Federal.

Os usuários concorrerão com os últimos 5 (cinco) números do Código do Usuário, sendo considerado o ganhador aquele que tiver o mesmo número sorteado como 1º prêmio.  No caso de não  haver ninguém que tenha o mesmo número daquele sorteado como 1º Prêmio, será considerado ganhador aquele que tiver o número mais próximo, para cima ou para baixo, do número sorteado como 1º Prêmio.

Para saber o seu número, com o qual irá concorrer, basta acessar a aba “Dados da Empresa” e verificar o Código do Usuário, conforme ilustração abaixo:



No exemplo acima, o número que irá concorrer ao sorteio será “41542” , ou seja, os últimos 5 (cinco) números contados da direita para a esquerda.

 

    A nova versão – DE_06/mar,  traz as seguintes alterações/atualizações:

 

  1. INCLUSÃO DE NOVO CAMPO NO MÓDULO 3: PARAFUSO PRISIONEIRO 

Ao preencher o módulo 3 – Dados Geográficos & Dados da Cobertura, o usuário deverá observar o preenchimento de um novo campo: Parafuso Prisioneiro (opcional).

Se o usuário pretender utilizar como fornecedor a ECORI, tanto com inversores APSYSTEMS ou SOLAREDGE, precisará escolher o tipo de parafuso prisioneiro – para estrutura metálica ou estrutura de madeira.  Para qualquer outro fornecedor, este campo deverá ficar vazio.


  1. ALTERAÇÃO NO LAYOUT DO MÓDULO 7 – DIMENSIONAMENTO DE INVERSORES   

A princípio, o Módulo 7 – Dimensionamento da Quantidade e Potência dos Inversores sofreu uma adequação dos espaços, onde foram criados 4 boxes – Inversores, Micro Inversores, String Box e Monitoramento.  Procuramos separar ainda mais os campos de entrada de dados e resultados como forma de facilitar o dimensionamento.

Box Inversores – Não houve nenhuma modificação em relação às versões anteriores, somente confinamos as informações em um só local;

Box Micro Inversores – tal qual o box Inversores, também sem modificações;

Box String Box -  Em virtude do aprimoramento no dimensionamento de sistemas fotovoltaicos quando se utilizam os fornecedores ALUMIFIX_SOLAR, BALFAR, ECORI, OUTLET, RENOVIGI e WEG, foi necessário efetuar algumas mudanças no layout do módulo 7, para que pudessem ser incluídos de uma forma mais racional e prática as informações relativas às String-Box.  Agora, a entrada destes dados ganhou um box separado, onde se pode escolher o modelo de String-Box que se deseja utilizar  no dimensionamento, no caso do fornecedor escolhido ser um dos acima mencionados.

Quando o fornecedor escolhido for um dos 6 informados acima, a planilha irá perguntar se o usuário deseja ou não utilizar a String-Box em seu dimensionamento.  Se positivo, e se o fornecedor dispuser de modelos diferentes de String-Box, a planilha mostrará um menu de escolha onde o usuário irá optar por um dos modelos disponibilizados pelo referido fornecedor, conforme abaixo. 

Quando a String-Box for fornecida junto com o kit, estas mensagens no box String-Box não irão aparecer.


Caso não se deseje utilizar a String-Box, a planilha irá dimensionar o sistema com os materiais de proteção – disjuntor, DPS, fusíveis e porta-fusíveis, caixas, canaletas, etc. – separadamente, conforme especificações do fornecedor.

Box Monitoramento -  Ao aprimorarmos as rotinas que tratam das String-Boxes, aproveitamos para simplificar a parte que dimensiona os equipamentos de monitoramento para os fornecedores ALUMIFIX_SOLAR, BALFAR, ECORI, OUTLET_SOLAR e WEG.  A RENOVIGI, o outro fornecedor que faz parte do grupo de distribuidores que trabalham com produtos individualizados, não necessita fazer parte desta rotina visto que todos os inversores e microinversores já possuem o sistema de monitoramento incluso.

Lembramos a todos que o campos de escolha “S/N ?” deve ser obrigatoriamente preenchido.  Caso contrário o dimensionamento não irá incluir o equipamento de monitoramento nos custos finais.



 

  1. ALTERAÇÃO NA ROTINA DE DIMENSIONAMENTO DE INVERSORES SOLAREDGE   

Demorou um pouco mas conseguimos resolver o problema de dimensionamento dos inversores SOLAREDGE.  Para tanto, usamos como referência a tabela da ECORI com as quantidades pré-determinadas para cada tipo de inversor e painel. 

Ao fazer o dimensionamento, a planilha irá sugerir qual o inversor a ser utilizado tomando por base o consumo e demais variáveis, conforme já vem sendo feito.  Porém, como a regra de dimensionamento da SOLAREDGE é um pouco diferente, nem todos os resultados produzidos encontrarão um kit – inversor e painéis – de mesma potência. 

A planilha irá informar ao usuário qual o número de painéis constantes da tabela da ECORI com a quantidade mais próxima daquela dimensionada.  Então, para que o resultado possa ser o mais confiável possível, o usuário deve atentar para as mensagens que irão aparecer após a definição do inversor.  Por exemplo, a planilha irá informar que para encontrar o kit mais próximo, o usuário precisará AUMENTAR ou DIMINUIR “x” painéis.  Ou então, se o número de painéis for igual ao da tabela para tal inversor, a planilha trará a informação que o número de painéis escolhido é o CORRETO.  Outras informações existentes na tabela da ECORI como “Sob Consulta” ou “Config. Inválida” serão apresentadas também, conforme a situação.  No caso do resultado do  número de painéis dimensionado não encontrar uma correspondência razoável na tabela da ECORI, a planilha trará a informação “TROCAR INVERSOR”.


ATENÇÃO:   Se quando utilizar inversores SOLAREDGE nos dimensionamentos o valor dos painéis + inversores não aparecer no Resumo Financeiro, você precisa retornar ao módulo 5 e redefinir a quantidade de painéis.

 

  1. Inclusão de Novo FORNECEDOR de kits Fotovoltaicos:

Atendendo a pedidos, incluímos um novo fornecedor (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

MAZER SOLAR -  
A Mazer Distribuidora Ltda iniciou suas atividades em 1997. Consolidou-se como uma das principais distribuidoras na Região Sul do Brasil e atua também de forma estratégica nos mercados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. E agora ela entra para competir com força na comercialização de produtos para geração fotovoltaica.  Traz painéis da marca TRINA SOLAR nas potências de 400 e 405W Os inversores são da linha ABB, CANADIAN, ECOSOLYS, FRONIUS e SMA, de variadas potências e tensões.  Quando for fazer suas simulações, procure conhecer o que a MAZER oferece.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- AMARA SOLAR:  painel:  JA SOLAR  de 445W, Monocristalino;
- BALFAR: microinversor:  HOYMILES  MI-1200;
- CIA SOLAR: painel:  LUXEN de 390W;
ECORI: inversores: SOLAREDGE 20,1KW de 220V e 380V

painéis: BYD BR de 335W;  DAHSOLAR de 365W; e CANADIAN de 365W;
- EDELTEC SOLAR inversores:   GOODWE 220V de 8,5 kW e 10,0 kW monofásicos e 20kW   

painel: da AMERISOLAR de 330W;
ELGIN:
painel:  ELGIN de 380W Monocristalino;
- GENYX:
microinversor: HOYMILES MI-1500;
- HANDYTECH: painel:  JINKO de 390W Monocristalino; e da SERAPHIM de 400W Monocristalino;
- INOVACARE: inversor:  SENERGY de 6 kW monofásico;  

microinversoresINOVACARE iSUN de 600W e 1200W;      

painelJA SOLAR de 385W Monocristalino;
- INTELBRÁS:
inversores:  INTELBRÁS monofásicos 220V de 1,6 / 2,5 / 3,0 / 3,6 / 4,6 / 6,0  e 8,0kW; trifásicos 380V de 60 e 80 kW;           

painel:  de INTELBRÁS de 380W Dual Glass;
- KOMECO inversor:  KOMECO de 30 kW trifásico 380V
- SERRANA painéisDAHSOLAR de 350W; e   TALESUN de 375W;
- SICES:     inversor:  ABB 6000 PVI TL -OUTD-s de 6 kW; e SUNGROW de 250kW, trifásico;
- SOOLLAR inversor:  GROWATT de 3kW monofásico 220V; e 12kW trifásico de 380V; 

painel:  DAHSOLAR de 405W Monocristalino;
SOPRANO: microinversores: HOYMILES MI-700 e MI-1500;
- SOUENERGY painéis:  SUNTECH de 330W; e GCL de 375W;
- WIN: microinversor: HOYMILES MI-1200;   

painéisCANADIAN de 360W; e   385W Monocristalino;
- WEG: inversores:  WEG de 12; 15; E 100kW, trifásicos 380V;  

painéis:  BYD BR  de 370W e 375W Monocristalinos; e TRINA SOLAR de 400W e 405W, Monocristalinos;
WEG_KIT:
Kits:   com painel TRINA SOLAR de 345W;

         

Os fornecedores PREMIUM e GLOBO BRASIL não tiveram seus preços e novos produtos confirmados na planilha pois não tivemos resposta de e-mail e contatos telefônicos.  Logo, caso algum de vocês tenha a lista de preços de qualquer um desses fornecedores e puder disponibilizá-la, nós nos comprometemos a fazer as devidas alterações e enviá-la atualizada. 

Não é demais informar que devido às várias alterações e inclusões, pode ocorrer a necessidade de alguns ajustes, mas nada que vá alterar os cálculos finais.  Caso você encontre algum erro e/ou omissão, por favor, entre em contato para que possamos fazer os reparos necessários. 

Sugerimos realizar algumas simulações com diferentes situações para que você possa ir se familiarizando com a planilha. E lembre-se:  NUNCA FAÇA ALTERAÇÕES NAS PLANILHAS DE CÁLCULOS SEM TER O DEVIDO CONHECIMENTO.

P.S. :  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o SUPORTE TÉCNICO via WhatsApp: (17) 98807-2484.

 


 

  (07/02/2020) v. DD_07/fev

 

A nova versão– DD_07/fev,  traz as seguintes alterações:

  1. ALTERAÇÃO EM ROTINAS:  PRAZO DE INSTALAÇÃO E CONTRATO.    


    a) PRAZO DE INSTALAÇÃO: muitos usuários estavam reclamando que o prazo de instalação era fixo, não tinha como ser alterado.  E também que o local onde se encontrava, antes da determinação da quantidade de painéis e inversores, ficava muito difícil o seu controle.  Pois bem, fizemos uma alteração e a partir dessa versão mudamos o local onde aparece este campo.  Ele está agora no módulo 9b – Infraestrutura e Apoio. 



    O prazo previsto para fazer a instalação será mostrado logo abaixo do campo. O usuário deverá, então, optar por preencher o campo com este prazo ou então colocar o prazo que desejar.



    b) ROTINA DE CONTRATO: conforme solicitação de um usuário, a qual acatamos por ser de interesse geral, a partir desta versão você poderá optar por colocar uma nova cláusula no contrato de venda e prestação de serviços:  CLÁUSULA DE AUTORIZAÇÃO DO USO DE IMAGEM. 



    Optando por colocar “S”, o contrato irá incluir uma cláusula onde o cliente AUTORIZA a empresa prestadora dos serviços ( a sua ) a utilizar a imagem do cliente e/ou do local onde o sistema foi instalado para publicidade, editoriais, mensagens comerciais, etc.

 

  1. Inclusão de Novo FORNECEDOR de kits Fotovoltaicos:

Atendendo a pedidos, incluímos um novo fornecedor (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

SOPRANO SOLAR -  A Soprano, empresa brasileira que produz uma grande diversidade de produtos, possui 65 anos de experiência no desenvolvimento de materiais e tecnologia e eficiência para os mais diversos momentos do seu dia a dia. Essa solidez é um dos seus mais importantes valores. E agora ela entra com tudo na comercialização de produtos para geração fotovoltaica.  Traz painéis da marca QXPV nas potências de 270W, 320W, 330W e 370W MONO.  Os inversores são da linha SOFAR de variada potência e tensão.  Basta dar uma olhada quando for dimensionar seus sistemas.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO:  inversoresGROWATT trifásicos 380V de 20 kW e 60 kW  |   

painel
:  de 400W da JINKO;
- ALUMIFIX SOLAR: painel:  de 330W da DAH SOLAR;
- ATACADO SOLAR painéis: 375W TALESUN MONO; e 380W BALFAR MONO;
- EDELTEC SOLAR:    inversores: CANADIAN 220V de 8 kW monofásico e 25kW trifásico  |  GOODWE de 50kW 220V e 80kW 380V, trifásicos  |   SAJ de 6kW monofásico e 15kW trifásico 220V   |    linha COMPLETA de inversores FRONIUS   |   

painéis
: da CANADIAN de 335W, 385W MONO, 390W MONO e 430W HIKU;
- ELGIN: painéis: de 340W e 370W da ELGIN;
- FORTLEV: painéis: de 330 W BYD HALF CELL; e  325 W  e  400w da JINKO;
- GENYX:  painel: de 330W da SUNOVA;
GLOBO BRASIL painéisGLOBO BRASIL de 270W e TALESUN de 330W  |   

inversores:   FRONIIUS de 17,5 kW, trifásico 380V  |   INGETEAM de 160kW, trifásico 380V   |   GROWATT de 5kW monofásico e 50, 60, 70, 75 e 80 kW, trifásicos 380V   |  SOLIS monofásicos de 3, 5, 8 e 10kW; trifásicos 220V de 20, 25 e 30 kW; trifásicos 380V de 20, 30, 50 e 60 kW;
- L8 ENERGY:  painel:  375W da QCELLS;
- MINHA CASA SOLAR: painel:  CANADIAN de 405 W HIKU;
- NEOSOLAR
painéis:  de 280W SINOSOLA; e 285W UPSOLAR;
RENOVIGI:
novo parafuso cabeça dupla para telhado fibrocimento de 30 cm;
  - SERRANA: inversor:  EAST de 7 kW monofásico;
SOUENERGY:
inversores:  GROWATT de 25 kW e 60kW, trifásicos 380V;
- SICES:    painéis: de 420W e 425W da CANADIAN; e 400W MONO HALF CELL da LONGI  |

inversoresCANADIAN monofásicos de 4kW, 7kW e 9kW; e  trifásico 380V de 125kW  |   SUNGROW de 33kW e 40kW, trifásicos de 380V;
WIN inversores FRONIUS de 3kW e 10 kW, monofásicos 220V  |  SOLIS de 20 e 25 kW, trifásicos 220V; e 25, 50 e 60 kW, trifásicos de 380V;

       

Os fornecedores INTELBRÁS, KOMECO, PREMIUM e WEG não tiveram seus preços e novos produtos confirmados pois não tivemos resposta de e-mail e contatos telefônicos .  Logo, caso algum de vocês tenha a lista de preços de qualquer um desses fornecedores e puder disponibilizá-la, nós nos comprometemos a fazer as devidas alterações e enviá-la atualizada.  Já os fornecedores ECORI e OUTLET SOLAR não tiveram modificações em seus preços, somente alguns produtos que tiveram o prazo de entrega alterado (prolongado).

Não é demais informar que devido às várias alterações e inclusões, pode ocorrer a necessidade de alguns ajustes, mas nada que vá alterar os cálculos finais.  Caso você encontre algum erro e/ou omissão, por favor, entre em contato para que possamos fazer os reparos necessários. 

Sugerimos realizar algumas simulações com diferentes situações para que você possa ir se familiarizando com a planilha. E lembre-se:  NUNCA FAÇA ALTERAÇÕES NAS PLANILHAS DE CÁLCULOS SEM TER O DEVIDO CONHECIMENTO.

P.S. :  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o SUPORTE TÉCNICO via WhatsApp: (17) 98807-2484.

 

ATENÇÃO: 

COMO FORMA DE CONTROLE, SOLICITAMOS QUE NOS CONFIRME O RECEBIMENTO DESTA NOVA VERSÃO.  CASO NÃO RECEBAMOS TAL CONFIRMAÇÃO, OS PRÓXIMOS ENVIOS (SE ESTIVEREM DENTRO DO PERÍODO DE SUPORTE) SERÃO BLOQUEADOS.




 

  (08/01/2020) v. DC_08/jan

 

A nova versão– DC_08/jan,  traz as seguintes alterações:

 

  1. NOVA ROTINA:  ATENDIMENDO AOS LEADS DA RENOVIGI  

A partir da remodelação do Portal do Credenciado RENOVIGI e a adoção dos envios de LEADS (contatos de clientes interessados distribuídos pela empresa), aumentou bastante o fluxo de elaboração de dimensionamentos.  E, quando do preenchimento do cadastro para receber o contato do credenciado mais próximo, o futuro cliente preenche um campo onde ele informa a média de gastos com energia elétrica, em REAIS. E vamos nós lá fazer as contas de quantos kWh ele consome para então abastecer a planilha com os dados corretos.  Pois bem, fizemos algumas modificações na planilha e a partir de agora basta você colocar nos campos apropriados, na aba “Dados SF”, o valor médio de gasto com energia informado pelo cliente, campo “Calcular p/ R$”,  que a planilha irá calcular a quantidade de consumo em kWh/mês. 


Basta entrar com o valor informado pelo interessado que a planilha irá informar, logo acima, a quantidade de kWh referentes ao valor informado.

Para que esta rotina funcione, é necessário que o usuário vá até a aba “Dados da Empresa” e preencha os campos R$/TE e R$/TUSD, SEM IMPOSTOS.  A planilha irá fazer o cálculo do kWh com impostos para poder informar, a partir do valor gasto, qual o consumo médio.

 

Os valores da CPFL e ELEKTRO, para o Estado de São Paulo,  já estão corretos.

 

 

  1. NOVA ROTINA:    APRESENTAÇÃO DO DATASHEET DE PAINÉIS E INVERSORES   

Esta nova rotina já faz parte das novas alterações que estaremos fazendo na planilha durante este ano.  Estaremos migrando, sempre que possível, para a linguagem VBA em toda a planilha com o intuito de agilizar o processamento.

Agora, na hora em que for escolher tanto o painel quanto o inversor, você poderá acessar, de imediato, o datasheet do produto escolhido.  Entre o campo onde é escolhido o fornecedor e o campo onde é escolhido o modelo do painel, existe um ícone que ao ser clicado abre o datasheet com todas as informações armazenadas no banco de dados da planilha. 

 

 

Por enquanto estas informações são fixas, não dá para fazer nenhum tipo de modificação.  Caso você deseje ou precise fazer alguma alteração no Datasheet do painel ou inversor, basta ir até a aba F.I.P. e realizar tal alteração.

 

  1. NOVA ROTINA:    INCLUSÃO OU NÃO DO ICMS SOBRE A TUSD.    

Como todos sabem, algumas concessionárias, como a ELEKTRO, não incluem o ICMS sobre a energia TUSD e com este artifício, o cliente passa a pagar um valor maior na conta de energia, após as devidas compensações.  Cientes deste absurdo e para que os valores mostrados na planilha possam condizer com a verdade dos fatos, incluímos um novo campo onde o  usuário irá informar à planilha se a concessionária inclui ou não o ICMS sobre a parte da energia designada como TUSD. 



Se sua concessionária incluir o ICMS sobre o valor da TUSD, basta escolher “S”.  Caso contrário, coloque “N”.

O campo com o valor da CIP/TIP (Contribuição para Iluminação Pública ou Taxa de Iluminação Pública) também deverá ser preenchido, pois a planilha irá utilizar este valor para calcular quanto será o valor a ser pago após a instalação do SFV.  Bandeiras amarelas ou vermelhas, bem como multas, correções ou outras inclusões, não fazem parte destes cálculos, que nunca é demais lembrar,  são RESULTADOS MÉDIOS e APROXIMADOS.

 

  1. NOVA ROTINA:    PRAZO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO  

Até o momento,  o campo que informava o prazo de instalação do SFV era fixo, não podia ser alterado.  A partir de agora, devido a vários pedidos de usuários, nós fizemos uma pequena alteração.  Caso deseje, basta inserir o prazo de instalação, em dias, no campo apropriado. 


Logo abaixo, a planilha sugere ou prevê quantos dias será necessário para que seja concluída a instalação do SFV.  O usuário precisa OBRIGATORIAMENTE preencher este espaço para que a planilha possa seguir fazendo os cálculos.

 

  1. ALTERAÇÃO NO LAYOUT DA ABA “DADOS SF”:    NOVO RESUMO NO ALTO DA PÁGINA   

Fizemos uma readequação no layout do “selo” da aba “Dados SF” e agora todos os dados do RESUMO estão localizados no alto, à esquerda, logo ao lado do logotipo.


Este resumo ganhou uma novo campo informativo, o valor das comissões pagas a terceiros.

 

  1. NOVO DOCUMENTO PARA SER APRESENTADO AO CLIENTE:    CHECK LIST DE COMPARAÇÃO.    

Este documento é de utilização OPCIONAL pelo usuário da planilha.  Ele consiste em uma lista com todos os quesitos que podem ser objeto de comparação entre a PROPOSTA TÉCNICA apresentado pelo usuário com outras propostas/orçamentos apresentados pela concorrência.  Feito como forma de facilitar a comparação por parte do cliente, o usuário tem que preencher algumas informações básicas na aba “Dados da Empresa” para que esta lista de checagem possa ser utilizada de maneira correta.

 

Acima e à esquerda, a nova tabela localizada na aba “Dados da Empresa” que deve ser preenchida.  Acima e à direita, a capa do documento.

 

  1. NOVAS PROPOSTAS TÉCNICAS:    2 (DUAS) NOVAS PROPOSTAS VEM SE JUNTAR ÀS OUTRAS  4.    

Até agora, todas as novidades mostradas nesta versão não contribuem nem prejudicam a velocidade de processamento da planilha.  Já estas novas propostas podem acarretar uma diminuição na velocidade de processamento.  Elas estão disponibilizadas nesta nova planilha como uma experiência.  Se as reclamações sobre a velocidade de processamento forem significativas, nos as retiraremos.  Sem problema.

Para acessar as novas propostas -  EXECUTIVA e BÁSICA, fizemos uma alteração no menu principal (PLANILHA).  Agora, você não tem mais como acessar a visualização e gravação em PDF diretamente na aba “Dados SF”.  No lugar, colocamos um ícone que deve ser clicado para que a planilha o direcione para uma página específica, só com as propostas.

As propostas tiveram suas capas remodeladas, exceto a PROPOSTA COMPLETA, que continua da mesma forma anterior.

Ao clicar no botão “Propostas” você será direcionado à aba “Propostas_Afins”, conforme figua abaixo:



 

Ao lado podemos ver um ícone de acesso à Proposta Básica:

A – Ao clicar neste botão, você será direcionado à página de código da proposta, na aba “PROPOSTA_B”;

B – Clicando neste botão você conseguirá visualizar como ficou a referida proposta;

C –  Para SALVAR a proposta em PDF, basta clicar sobre o botão informado.  Não se esquecer de que tanto para visualizar uma proposta quanto para salvá-la em PDF, você precisa ter uma impressora VIRTUAL PDF instalada como padrão;

D –  Número de páginas da referida proposta, incluindo capa e índice, quando houver;

E –  Figura da capa da proposta.



  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO:  inversores ABB trifásicos 380V nas potências 120 e 175 kW;  inversores trifásicos REFUSOL de 13; 17,1; e 25 kW por 220V; e 26; 33 e 50 kW por 380V;
- BALFAR: painéis 375W TALESUN MONO; e 380W BALFAR MONO;
- AMARA SOLAR: novos microinversores LEAD SOLAR  de 700W e 1500W; painel JA SOLAR de 440W HALF CELL;
- FOTUS: painéis   de 340 W e 345W policristalinos; e 390 W MONO, todos da TRINA SOLAR;
- HANDYTECH:  inversor FRONIUS de 20kW;
- INTELBRÁS: novos inversores INTELBRAS Monofásicos, de 2 kW, linha LITE e 10,5 kW, linha PRO; inversores trifásicos 220V, linha MAX, de 15, 20 e 22 kW; e inversor trifásico de 380V, linha MAX, de 33 kW;
- PBH:   painel JINKO de 400 W;
- SOOLLAR:  painel de 335W da DAHSOLAR;


Os fornecedores ALUMIFIX_SOLAR, ATACADO SOLAR, EDELTEC, PREMIUM e WEG não tiveram seus preços e novos produtos confirmados pois não tivemos resposta de e-mail e contatos telefônicos .  Logo, caso algum de vocês tenha a lista de preços de qualquer um desses fornecedores e puder disponibilizá-la, nós nos comprometemos a fazer as devidas alterações e enviá-la atualizada.

 

  1. INVERSORES SOLAREDGE (ECORI E SICES):

Não conseguimos, ainda, criar um algoritmo que consiga dimensionar corretamente os inversores SOLAREDGE.  Portanto, pedimos mais um tempo para estudarmos a fundo o que precisamos fazer para que tal rotina entregue o resultado final e derradeiro.  Acreditamos que na próxima atualização isto esteja resolvido.

 

  1. CORREÇÃO DE ERRO NA ROTINA “CONSUMO MÚLTIPLO”:

Graças ao usuário Rômulo, da empresa SUPER ENERGY, fizemos uma correção na aba “Consumo Múltiplo”.  Os cálculos do valor médio do kWh estavam apresentando erro.  Foi feita a devida correção.

 


 

  (07/12/2019) v. DB_06/dez

 

A nova versão  DB-06/dez,  traz as seguintes alterações:

 

  1. NOVAS ROTINAS:  GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS – FORNECEDORES, PAINÉIS E INVERSORES.                       

Conforme o esclarecimento acima, corrigimos os bugs que apareceram na versão DA_10/nov.  Devido trabalharmos com centenas de modelos de inversores e painéis, além da grande quantidade de fornecedores, a conjunção de todas estas variáveis torna uma tarefa muito difícil testar todas as combinações possíveis.  Caso encontrem algum  problema relacionado a esta rotina, por favor, entrem em contato.

 

  1. Inclusão de novos Fornecedores:


    AMARA SOLAR: 
    Amara é um grupo de negócios internacionais com presença no Brasil, Espanha, Portugal, Estados Unidos, México e China, o que permite oferecer a melhor resposta aos clientes mais exigentes em seus projetos nacionais e internacionais.  Se lançando agora no mercado de energia solar fotovoltaica, querem transformar o mercado de energia no Brasil oferecendo soluções com uma cadeia de serviços completa, facilitando a aquisição de materiais através de plataformas digitais, oferecendo para empresas integradoras, uma logística diferenciada.

    A AMARA SOLAR traz os seguintes materiais:  linha completa dos inversores FRONIUS e SUNGROW; painéis TRINA SOLAR de 330W, 340W, 390W MONO e 405W MONO.  Para o mês de janeiro, prometem lançar uma nova fornada de painéis com potências acima de 420W, da TRINA SOLAR e JA SOLAR;



    INOVACARE SOLAR: 
    A
    Inovacare SOLAR é uma empresa brasileira criada em 2016 por profissionais de engenharia e arquitetura.  Tem como principal missão difundir a tecnologia de energia solar fotovoltaica entre os brasileiros, disponibilizando no mercado produtos essenciais a preços competitivos para revenda e assessorando diretamente clientes em grandes projetos e instalações de geração de energia fotovoltaica, sempre de forma viável e transparente. 

    Sua lista de produtos traz a linha completa de inversores GROWATT, monofásicos e trifásicos 380V;  e painéis de 330W BYD HALF CELL e 390W MONO JA SOLAR.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO:    inversores GROWATT de 5; 6; 8, monofásicos; e 75 kW, trifásico;
- ALUMIFIX SOLAR:  inversores ECOSOLYS de 10 kW x 220V; linha de inversores e microinversores da DEYE: microinversores de 600W (127V e 220V); 1300W (220V); inversores de parede de 3; 5; 8; e 10 kW, monofásicos; e 15; 20; 25; 33; 40; 50; 60; e 70 kW, trifásicos 380V;
- ATACADO SOLAR:  o fornecedor só divulga sua tabela a partir do dia 10;
- BALFAR:  inversores SAJ, linha SUNUNO PLUS de 2; 3; 4; e 6 kW, monofásicos
- GENYX:  painel  de 340 W  da CSUN;
- HANDYTECH: painel de 385 W da CANADIAN;
- MINHA CASA SOLAR: painel de 330 W da RENESOLA;
- NEOSOLAR:  painel de 335 W da UPSOLAR; toda a linha de inversores da ABB;
- NHS:  inversor da GROWATT de 3 kW;
- SERRANA:  painéis de 330  e 340 W da TALESUN;
- SOOLLAR: 
inversores da DEYE de 3; e 5, monofásicos;  12; 15; 25; 33; 60; e 75kW, Trifásicos; Micro inversores DEYE de 1300W, monofásico;
- SICES: 
painéis de 360 e 365 W, POLI; 365 W BI-FACIAL; e 410 W HIKU, todos da CANADIAN; e 385 W HALF CELL da LONGI; inversores da CANADIAN de 20; e 50 kW; e SUNGROW de 8,3; e 50 kW;
- WIN: 
inclusão dos inversores FRONIUS de 4; 6; e 8,2 kW,  monofásicos; e 15 e 25 kW, Trifásicos;

      

  1. INVERSORES SOLAREDGE (ECORI E SICES):

Lamentamos informar que a planilha, nesta versão, NÃO DISPONIBILIZA O DIMENSIONAMENTO COM INVERSORES SOLAREDGE.

Explicamos:  a rotina para dimensionar sistemas com inversores SolarEdge, em especial quando o fornecedor escolhido é a ECORI, foi criada já a algum tempo e ainda não havia passado por uma revisão.  Desta feita, tentamos fazer um pente fino nesta rotina e deparamos com um problema que não havia sido detectado.  Por ter uma “lei de dimensionamento” diferente dos demais inversores, a tabela de preços da ECORI não informa os dados de todos os kits que se conseguem formar com tais inversores, sendo que o usuário precisa se comunicar com o suporte técnico deles para saber se tal combinação simulada é possível ou não. 

Achamos que isto não deve acontecer, a planilha tem que oferecer o resultado, sem o trabalho de ligar para perguntar se tal sistema é possível ou não.

Portanto, pedimos mais um tempo para estudarmos a fundo o que precisamos fazer para que tal rotina entregue o resultado derradeiro.  Acreditamos que na próxima atualização isto esteja resolvido.

 


 

  (11/11/2019) v. DA_10/nov

 

A nova versão– DA-10/nov,  traz as seguintes inovações/alterações:

Esclarecimento 1: 

Esta última versão, com a inclusão de rotinas de Gerenciamento de Banco de Dados, demandou um trabalho extenuante, porém profícuo.  Conseguimos implantar um método em que o usuário poderá consultar, alterar e incluir painéis, inversores e fornecedores.  Entretanto, o tempo para realizar os testes de conformidade foram exíguos, e problemas poderão vir a ocorrer.  Logo, caso algumas destas novas funções não estejam funcionando a contento, apresentando problemas na execução, pedimos desculpas antecipadas e nos desdobraremos para resolver quaisquer inconformidades que porventura sejam apontadas.  E estamos abertos à sugestões que venham a contribuir ainda mais com tais processos e procedimentos.

 

 Esclarecimento 2: 

A nova versão da planilha – DA_10/nov, sofreu algumas alterações devido a problemas com o cadastramento do painel de 410W Canadian disponibilizado pela RENOVIGI. Isto ocasionou alguns erros de referência que estavam causando problemas na determinação dos preços de tal fornecedor.  Descoberto este problema, fizemos os reparos necessários e lançamos um Recall automático, versão DA_15/nov-R.

 

  1. NOVAS ROTINAS:  GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS – FORNECEDORES, PAINÉIS E INVERSORES.                      *** NOVIDADE 

    As explicações e procedimentos para utilização destas novas rotinas podem ser acessadas no documento – “APÊNDICE – ROTINA DE GERENCIAMENTO”, clicando no ícone abaixo:



  2. Inclusão de novo Fornecedor:  KOMECO

A pedidos, estamos incluindo um novo fornecedor na planilha: a KOMECO, uma empresa brasileira, localizada na cidade de Palhoça, na região da Grande Florianópolis (SC). Possui capital 100% nacional e atua no ramo de ar-condicionado, aquecedor solar e aquecedor a gás, promovendo soluções em climatização para residências, empresas e demais áreas comerciais. Está no mercado desde 1992 e é atualmente a maior fabricante de ar-condicionado do Brasil.  Já em 2011, deu início a um novo projeto de energia sustentável, acoplando a tecnologia fotovoltaica com o intuito de reduzir o consumo de eletricidade durante o período de maior utilização.

 

  1. Recuperação de antigo Fornecedor:  GLOBO BRASIL

Também a pedidos, estamos retornando com a empresa GLOBO BRASIL, a primeira empresa brasileira a produzir painéis fotovoltaicos em solo nacional.  Só esperamos que eles não venham a dificultar a obtenção de dados para podermos fazer futuras atualizações.

 

  1. Alteração no nome do  Fornecedor EBES à  agora passa a se chamar ÓRIGO

Fundada em 2010, a EBES - Empresa Brasileira de Energia Solar - oferece soluções de energia solar on e off-grid para residências e empresas, se reposicionou no mercado e a partir de outubro passado mudou sua  marca e passa a se chamar Órigo Energia.  Na planilha a única mudança se deu na troca de nome.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO:  inversores ECOSOLYS de 12  e  16,0 kW; REFUSOL de 1,6kW; e SMA de 20 kW;
- ATACADO SOLAR:  inversor SMA de 6,0 kW;
- EDELTEC: painéis de 360 W  e 400 W, policristalinos, da CANADIAN;
- GLOBO BRASIL: inversores GROWATT de 15; 20; e 22 kW, trifásicos 220V; e 30 kW trifásico 380V; REFUSOL de 3; 5; e 7,5 kW, monofásicos 220V; OMNIK de 1,0; e 1,5 kW, monofásicos 220V; SMA de 3; 4; 5; e 6, monofásicos 220V; 15; 20; 25; 50; 60; e 75 kW, trifásicos 380V;
- HANDYTECH:  inversores SUNGROW de 36,0 e 110,0 kW;
- KOMECO:  painéis  325 W POLI; 325 W DOUBLE GLASS; E 340 W POLI, todos da KOMECO; inversores KOMECO de 3; 5 kW, monofásicos 220V; e 12; e 20 kW, trifásicos 380V;
- L8 ENERGY:  Lançamento de nova linha de receptores fotovoltaicos:  TELHA SOLAR de 30W; e PELÍCULA SOLAR nas potências de 125 e 500W; 
- MINHA CASA SOLAR:  painéis de 285W e 340W da CANADIAN Mono;
- RENOVIGI:  painel de 410W da CANADIAN;
- SICES:  painéis de 360 e 365 W, POLI; 365 W BI-FACIAL; e 410 W HIKU, todos da CANADIAN; e 385 W HALF CELL da LONGI; inversores da CANADIAN de 20; e 50 kW; e SUNGROW de 8,3; e 50 kW;

 

  1. OUTRAS ALTERAÇÕES IMPLEMENTADAS NA PLANILHA

a) Mudança no layout da aba “Planilhas”, o real e verdadeiro menu geral da planilha;

b) Inclusão da imagem do painel nas propostas (de acordo com a família, e não com a marca).  Antes, independentemente do tipo do painel, a figura era única, não mudava.  Agora, com a implementação de novos tipos de receptores – telhas e películas, procuramos mostrar os diversos tipos de painel, de acordo com a família: BR; HALF CELL; BI-FACIAL; POLI; MONO; DOUBLE GLASS; TELHA; e PELÍCULA FLEX;

 

  1. PROBLEMAS QUANTO À VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO DA PLANILHA

Nossa primeira planilha executava os cálculos tão rapidamente que eram difíceis de mensurar o tempo gasto.  Ela era bem pequena, cerca de 5MB; executava poucas funções, não tinha nenhuma ferramenta extra, ou seja, ela só dimensionava a parte física de um SFV, devolvendo como resultado a quantidade de painéis necessários.  Nesta época, nem o inversor ela sugeria, o usuário tinha que escolher em uma lista de inversores da RENOVIGI, PHB ou SICES, aquele que entendia ser o melhor.

Com o tempo a planilha foi crescendo em tamanho e em funcionalidades e facilidades.  Foram incluídas rotinas para dimensionamento financeiro, novos fornecedores foram acrescentados, novas rotinas para determinação e sugestão do melhor inversor, etc.  A planilha passou dos seus 5MB para algo próximo a 20MB.  Até este ponto a velocidade de processamento não foi muito afetada, visto o tamanho não ser tão determinante.

Bem, hoje a planilha ultrapassou os 40MB!  Ela está bem mais intuitiva e fácil de usar.  Novas rotinas são inseridas com constância.  Atualizações são feitas incluindo novos produtos e fornecedores.  Mas, tudo tem um preço.  E o custo de uma planilha tão completa e complexa em sua programação, utilizando macros, linguagem VBA e Excel avançado, infelizmente é a velocidade de processamento.

Já a algum tempo venho tendo o auxílio inestimável de meu filho, Lucas Alexandre Granzotto, graduado em Ciências da Computação pela UNESP-Rio Preto.  Praticamente todas as novas rotinas em VBA, desenhadas por mim, foram elaboradas por ele, que procura sempre fazer um serviço que junte a leveza da linguagem, com algoritmos rápidos e consistentes.  Mas a velocidade esbarra na construção básica do EXCEL como software.  Cada vez que um simples cálculo é feito, por exemplo, uma multiplicação do número de painéis pela potência nominal de cada um,  EXCEL calcula TODA A PLANILHA novamente, e de novo, e outra vez....  Isto demanda tempo e atrasa o processamento.

Estamos trabalhando para modificar toda a planilha e iniciar do zero, modificando todo o código atual, mistura de EXCEL avançado, Macros e VBA, para uma única linguagem:  VBA.  Temos certeza que o importante quesito “TEMPO” será resolvido.  Mas, até lá, pedimos paciência e aproveitamos para dar algumas dicas para tentar diminuir o tempo de processamento:

  1. Nunca abra mais de uma planilha por vez;
  2. SEMPRE ao terminar uma simulação, grave a planilha e feche-a, abrindo novamente para uma nova simulação;
  3. A visualização e gravação de propostas DEPENDE única e exclusivamente da versão instalada em sua máquina.  Quanto mais antiga a versão e menos potente a máquina em que ela roda, mais lenta será o processamento destas ferramentas;
  4. O mesmo pode ser dito do restante da planilha, ou seja, quanto mais antiga a versão do EXCEL, mais demorado será o processamento.  A capacidade de processamento da máquina também é relevante neste caso.

 


 

  (07/10/2019) v. CP_08/out

 

Anova versão– CP-08/out,  traz as seguintes inovações/alterações:

  1. NOVA ROTINA:  LISTAGEM DE ANEXO À PROPOSTA.    *** NOVIDADE 

Mais uma rotina / ferramenta incluída na planilha versão CP_08/out. 

Devido a solicitação de inúmeros usuários, criamos uma ferramenta que possibilita a digitação de todos os produtos e materiais constantes de um SFV quando o fornecedor escolhido for um dos que trabalham com kits.  Na planilha, como todos sabem, quando o fornecedor trabalha somente com kits – exemplo da SICES, PHB, ALDO, e outros – não existe condições de discriminar os produtos e serviços como é feito com a RENOVIGI, ECORI, BALFAR, ALUMIFIX, OUTLET e WEG (através da Listagem Expressa).

Esta nova listagem pode ser utilizada como Anexo à Proposta que será entregue ao agente financeiro para obter a aprovação de um financiamento; ou como complemento de uma proposta onde o cliente deseja saber quais os produtos e serviços que farão parte do SFV; e outas aplicações que os usuários, usando sua criatividade, poderão desenvolver.

O procedimento para a utilização de tal ferramenta é bem simples, porém necessita que o usuário preencha os dados com muito cuidado e atenção.

  1. O acesso a esta aba se dá de duas maneiras:  ou através da aba “Planilha”, clicando no box “Anexo Proposta Comercial”;  Ou então clicando no ícone “Preencher Anexo”, existente na aba “Simulação”;




  2. Na aba “Listagem_Anexo” o primeiro passo é clicar no botão “Limpar Células”.

    A tabela possui 7 (sete) colunas – PRODUTO / SERVIÇO; MARCA DO PAINEL OU INVERSOR; MODELO / DESCRIÇÃO; COMPLEMENTO; QTDE; UND.; PREÇO UNITÁRIO. 

      • As colunas na cor azul claro são digitáveis;
      • As colunas na cor azul escuro são de escolha optativa; 
      • A coluna “MARCA DO PAINEL OU INVERSOR” só será preenchida quando a escolha do produto recair sobre Painel ou Inversor; 

  3. O preenchimento inicia pela escolha do “Produto / Serviço” que será discriminado na listagem.  Se a escolha recair sobre Painel ou Inversor, a coluna “MARCA DO PAINEL OU INVERSOR” deverá ser preenchida com o nome do fabricante do painel ou inversor;

  4. No caso da escolha na coluna “PRODUTO / SERVIÇO” ter sido por Painel ou Inversor e na coluna “MARCA DO PAINEL OU INVERSOR” o usuário ter escolhido uma marca específica relativa à escolha anterior, na coluna “MODELO / DESCRIÇÃO” a opção deve ser o tipo ou modelo do painel ou inversor desejado;

  5. Se a escolha na coluna “PRODUTO / SERVIÇO” for qualquer outra que não Painel ou Inversor, a coluna “MARCA DO PAINEL OU INVERSOR” ficará em branco, não necessitando ser preenchida;

  6. A coluna “COMPLEMENTO” será preenchida, opcionalmente, com algo que complemente o item escolhido na coluna anterior;

  7. A coluna “QTDE.” deve ser preenchida com o número total de unidades referentes ao “produto / modelo / complemento” escolhido anteriormente;

  8. Na coluna “UND.” o usuário irá escolher qual unidade será referência para o produto ou serviço.  Como unidade para os Serviços, colocar “vb”, de verba;

  9. Finalmente, a coluna “PREÇO UNITÁRIO” será preenchida com o preço de custo unitário do produto / serviço em referência.

Abaixo, uma amostra de como fica a aba “Listagem_Anexo” devida e corretamente preenchida:


Nos demais casos a coluna permanecerá em branco;

Clicando em “Visualizar Anexo”, o usuário verá uma imagem do Anexo tal como será impresso. 

Desejando salvar o Anexo para posterior impressão,  basta retornar à aba “Simulação” e clicar sobre o botão “Salvar Anexo”, ao lado do botão “Preencher Anexo”. 

 

  1. Alteração na rotina “LIMPAR PLANILHA”:




Como forma de agilizar o processamento de um dimensionamento, fizemos algumas alterações na planilha. Antes, quando você clicava sobre o botão “Limpar Planilha”, todas as células que eram utilizadas para entrada de dados, de toda a planilha, quer por preenchimento quer por escolha, eram deletadas, limpas, aguardando uma nova simulação.  Mesmo se você não tivesse utilizado, por exemplo, a aba Demanda, os dados lá eram apagados, gerando um tempo de processamento desnecessário.  E fazendo esta limpeza em toda a planilha, o processamento por vezes se tornava mais lento.

Pois bem, a alteração feita foi no sentido de agilizar o processo e para isto dividimos a limpeza das células por aba.  Agora, quando você clicar no botão “Limpar Planilha”, somente os dados da aba “Dados SF” (Simulação) serão limpos.  Para limpar as demais células das outras abas, em cada aba foi inserido um botão para realizar tal função.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO: inversores ECOSOLYS de 1,0 e 5,0 kW;
- ALUMIFIX SOLAR: novos painéis LUXEN monocristalinos, de 370 e 390W;
- ATACADO SOLAR:    painéis da CANADIAN de 315, 345 e 400W;
- BALFAR:  painel de 370 W Monocristalino, da BALFAR;
- ECORI:  painel de 355W DAHSOLAR;
- GENYX:  painéis  CSUN de 330W; SUNOVA de 340W policristalino; e 360 e 370 W monocristalinos;
- HANDYTECH: inversores SUNGROW de 8,3  -  12,0  -  20  e 60 kW;
- MINHA CASA SOLAR:  painéis de 285W e 340W da CANADIAN Mono;
NEOSOLAR: painéis  335 BYD Half-Cell; 365W QCELLS Mono; 375W ASTRONERGY Mono; e 400W TRINA SOLAR;
- OUTLET SOLAR: painéis 355W DAHSOLAR; e 360W CANADIAN;
- RENOVIGI:  
novos microinversores  de 560W, 127V e 220V; Monitoramento RENO 202 MEVS-E;
- SERRANA: 
painel 330W da ASTRONERGY;
- SOUENERGY: 
painéis de 330W da DAHSOLAR; 335W da GCL; e 330 TRINA SOLAR. Inversores da GROWATT de 3 – 5,5 – 11 – 15 – 33 – 40 e 70 kW; e SMA de 50 e 75 kW; 

 

  1. OUTRAS ALTERAÇÕES IMPLEMENTADAS NA PLANILHA

    a) Mudança no layout da aba “Planilhas”, o real e verdadeiro menu geral da planilha;

    b) Correção de alguns problemas nas rotinas de dimensionamento da ECORI que não estavam aceitando o painel de 340W;

 

  1. Problemas na ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS E PRODUTOS:  EXCLUSÃO DE FORNECEDORES

Conforme já foi explicado em atualizações anteriores, alguns fornecedores não colaboram ou dificultam a obtenção de informações acerca dos produtos comercializados.  Tínhamos dito que os fornecedores SOLAR POWER e NEOSOLAR poderiam ser excluídos do nosso cadastro.  Porém, este mês conseguimos informações (foi difícil e muito trabalhoso) e eles permanecem, por enquanto.

Entretanto, os fornecedores PREMIUM e WEG, até a conclusão da atualização da planilha (07/outubro), não haviam liberado suas listas de preços.  Caso algum de vocês consigam estas listas, por favor, nos enviem que iremos fazer a atualização e devolver a vocês.

Já o caso da SICES é problemático.  De tempos em tempos eles bloqueiam o acesso à plataforma para os integradores que não adquirem seus produtos.  Aí fica difícil, muito difícil.  Nos meses anteriores utilizei de expedientes não muito éticos.  Cadastrei outras empresas que possuo e o acesso foi liberado.  Agora, não tenho mais empresas para cadastrar e meu acesso está bloqueado.  Logo, peço desculpas aos usuários em não poder atualizar os dados da SICES.  Caso alguém possa ajudar e me informar quais painéis e inversores eles estão tendo em estoque no momento, eu ficaria muito agradecido, atualizaria a planilha e a enviaria atualizada.




 

  (08/09/2019) v. CO_07/set


A nova versão– CO-07/set,  traz as seguintes inovações/alterações:

  1. NOVA ROTINA:  INCLUSÃO DE PAINEL E INVERSOR NÃO CONSTANTES DA PLANILHA.  ** NOVIDADE

    Diversos usuários vinham, a tempos, pedindo que incluíssemos na planilha a possibilidade de inserir novos modelos e potência de painéis e de inversores.  Por ser uma rotina muito complexa e o trabalho a ser feito demandar muito tempo e inúmeras alterações, tanto no layout quanto na programação, postergamos o quanto pudemos.  Mas sempre imaginando e estudando uma maneira de fazer isto com o mínimo de trabalho.

    Bom, após “um longo e tenebroso inverno”, encontramos uma maneira de fazer isto sem realizar grandes alterações na planilha, tanto no layout quanto na programação. 

    Sabemos que não é a solução perfeita, mas com certeza vai ajudar muitos usuários a elaborarem seus orçamentos de uma forma mais caprichada.

    Como todos já sabem, para incluir novos produtos na planilha dá um trabalho enorme.  E a toda hora novos painéis e inversores são lançados no mercado brasileiro.  É muito difícil acompanhar todas estas inovações, pois a cada dia uma nova empresa surge no mercado, trazendo novas marcas de painéis e de inversores. 


    A partir desta versão, o projetista/integrador poderá INCLUIR, em cada simulação, uma nova marca de painel e/ou inversor.  Para tanto, deve seguir o procedimento descrito abaixo:   (ATENÇÃO:  Esta inclusão só terá validade para a simulação em curso)

  1. ESCOLHA DO FORNECEDOR XIS



    No menu de escolha do Fornecedor de Painéis, no Módulo 10, o projetista/integrador deve optar pelo último fornecedor do menu, o “FORNECEDOR_XIS”;

    Em seguida, deve clicar na figura em verde, XIS, logo à direita do menu



  2. DADOS DOS “NOVOS”  PAINEL E/OU INVERSOR

Clicando na figura XIS”, o usuário será direcionado para um local da planilha onde deverá preencher as informações do painel e/ou inversor que serão utilizadas para o preenchimento da proposta técnica-comercial, conforme pode ser visto na próxima ilustração, logo abaixo.

A rotina está dividida em 2 (duas) partes:  Painel e Inversor. 

  1. PREENCHIMENTO DOS DADOS DO PAINEL


    Todas as células (campos) na cor verde DEVEM SER PREENCHIDAS, OBRIGATORIAMENTE.

    Como exemplo, queremos incluir na proposta o “novo” painel fabricado pela empresa “CALYPSOX”.  Na única célula de cor amarela, escolhemos o “FORNECEDOR_XIS”, o último da relação. Então, fazendo uso do datasheet desta empresa, copiamos os dados solicitados diretamente do datasheet para a planilha, procurando não deixar nenhuma célula verde sem o devido preenchimento.

    Na célula cor azul brilhante, do lado direito, irá aparecer o nome do “novo” painel que será incluído na sua proposta a ser enviada ao cliente.


  2. PREENCHIMENTO DOS DADOS DO INVERSOR


    Todas as células (campos) na cor verde DEVEM SER PREENCHIDAS, OBRIGATORIAMENTE.

    Seguindo o mesmo procedimento da inclusão do “novo“ painel, na única célula de cor amarela, escolhemos o “FORNECEDOR_XIS”, o último da relação. O “novo” inversor a ser incluído é da empresa “ABIGAIL”.  Então, fazendo uso do datasheet desta empresa, copiamos os dados solicitados diretamente do datasheet para a planilha, procurando não deixar nenhuma célula verde sem o devido preenchimento.

    Na célula cor azul brilhante, do lado direito, irá aparecer o nome do “novo” INVERSOR que será incluído na sua proposta a ser enviada ao cliente.

    ATENÇÃO:

    No caso da inclusão do novo produto recair somente sobre um deles, ou painel ou inversor, basta escolher nos menus em amarelo, o nome real do fabricante, quer do painel, quer do inversor.  Nesta situação, os únicos campos a serem preenchidos serão, no caso do painel, a potência e o modelo; já no caso do inversor, o integrador escolhe primeiro o fabricante e depois o modelo, não precisando preencher mais nenhum campo.


  3. ESCOLHENDO O FABRICANTE DO INVERSOR

    Dando continuidade ao dimensionamento com a inclusão de “novo” painel e/ou inversor, retornamos à aba “Dados SF” e escolhemos, no menu “Fabricante do(s) Inversor(es)”, a opção “NOVO”




  4. DEFINIÇÃO DO KIT ESCOLHIDO – PAINEL E INVERSOR

Agora, na linha “Kit Escolhido”, o integrador/projetista ira “escolher” qual o painel e o inversor a serem utilizados para a conclusão do dimensionamento, preenchendo os campos de “quantidade” com a quantidade referente ao kit escolhido no fornecedor.

 

  1. NOVAS ROTINAS:  PESQUISA POR PAINEL  E  PESQUISA POR INVERSOR.     *** NOVIDADE 

Com certeza algumas vezes você quis saber qual fornecedor trabalha com painéis QCELLS ou BYD, de 350 ou 360W; ou então com quais marcas de painéis o fornecedor ALDO ou a L8 ENEGY trabalham.  O mesmo podemos inferir acerca de inversores e microinversores:  quem vende o quê, onde pode ser encontrada tal marca de inversor, etc. 

Bem, pensando nisso elaboramos uma rotina que vem para auxiliar o integrador/projetista nestas pesquisas básicas de saber onde encontrar tal produto – painel e/ou inversor – ou mesmo ter conhecimento quais produtos tal fornecedor trabalha e tem em estoque.

Para tanto, basta acessar o menu geral e clicar em um dos dois botões existentes no sub-menu “Ferramentas”, conforme mostrado abaixo:


Na aba “Pesquisa por Painéis” você poderá pesquisar por “Lista de Fornecedores por Marca”, “Lista de Fabricantes por Fornecedor” e “Lista de Modelos por Marca”.

Na aba “Pesquisa por Inversores” a pesquisa pode ser feita, também, destas 3 maneiras:  “Lista de Fornecedores por Marca”, “Lista de Fabricantes por Fornecedores” e “Lista de Modelos por Marca”.

 Esperamos que vocês gostem desta nova rotina.

 

  1. Inclusão de Novos FORNECEDORES de kits Fotovoltaicos:

Atendendo a pedidos, incluímos 3 (TRÊS) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

    1. EDELTEC SOLAR -   Empresa paranaense, com sede em Maringá, está entrando com muita vontade e apetite na área de energia solar fotovoltaica.  Fundada em 2008, a partir deste ano iniciou suas atividades com foco em sistemas fotovoltaicos.  No rol de  produtos comercializados pela EDELTEC SOLAR, foram incluídos na planilha:  painéis de 330W da CANADIAN e YINGLI; inversores da CANADIAN, com potências de  3,0; 5,0; 7,0; 9,0 kWp monofásicos; e 15  e 20wP, trifásicos 380V; inversores da GOODWE, linha completa indo de 3,0kWp até 5,0kWp, monofásicos; e de 12 a 60 kWp, trifásicos, com várias opções de 220V; e inversores SAJ, com uma enorme gama de opções, indo de 2 kWp até5kWp, monofásicos; e de 10 a 60 kWp, trifásicos de 380V;

    2. FORTLEV – O Grupo Fortlev atua há mais de 30 anos no mercado de caixas d’águas, tanques, tubos e conexões.   A solidez do Grupo no segmento de armazenamento de água favorece a atuação no setor de energia solar fotovoltaica, propiciando a excelência em importação e distribuição de materiais fotovoltaicos para todo o Brasil, atendendo qualquer porte de projeto.  Localizada em Vitória, estado do Espírito Santo, a empresa surge no mercado fotovoltaico comercializando painéis de 335W Half Cell da BYD; e inversores da FRONIUS, com potências de 3,0kWp até 8,0kWp, monofásicos 220V;  12 kWp trifásico 220V e 15kWp trifásico 380V;

    3. SOOLLAR  – devido a inúmeros pedidos de usuários da planilha, incluímos um distribuidor de produtos fotovoltaicos localizada no Brasil Central, mais especificamente em Goiânia, capital do estado de Goiás.  Distribui painéis de 330W das marcas DAHSOLAR, GCL, RISEN e YINGLI; 335W da BYD; e 360W DAHSOLAR Monocristalino;  inversores ABB com potências de 3,3kWp até 6,0kWp, monofásicos 220V; de 10 a 175kWp, trifásicos 380V; ECOSOLYS de 1kWp até 5kWp, monofásicos 220V; e de 10kWp a 15kWp trifásicos 380V; e a linha completa da FRONIUS, de 3 até 27kWp, monofásicos e trifásicos, 220V e 380V.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

- ALDO: inversores REFUSOL de 48 kWp, 83 kWp e 100 kWp; e Painéis solares  335W da BYD Nacional;
- ECORI:  painel de 340W CANADIAN;
- ELGIN:  novo painel  330W ELGIN;
- FOTUS:  inclusão da linha completa de inversores GOODWE;  painel  de 330W da ZN-SHINE;
- GENYX:  painel  335W da DAHSOLAR;
- HANDYTECH: inversor CANADIAN de 9kWp,  monofásico;
- MINHA CASA SOLAR: painel de 380W da CANADIAN Mono; microinversores APSystems YC500 – 127V; YC 600 e QS-1;
- RENOVIGI:   inversores  de 3kW e 8kW, monofásicos 220V;
- SICES:  painel de 330W da CANADIAN Nacional; e inversores da SUNGROW, de 100kWp e 125kWp. 

Informação:  os painéis PHONO SOLAR comercializados pela SICES agora são denominados SICES.  Porém, na planilha, optamos por não alterar os nomes dos painéis.

 

  1. OUTRAS ALTERAÇÕES IMPLEMENTADAS NA PLANILHA

    a) Mudança no layout da aba “Planilhas”, o real e verdadeiro menu geral da planilha;

    b) Correção de alguns problemas com imagens que não estavam aparecendo da maneira correta;

    c) Alteração para dimensionamento de produtos da marca WEG:  agora você pode dimensionar kits WEG com painéis de 340W e 375W, ou então realizar o dimensionamento com produtos individuais da WEG:  painéis, inversores, estrutura, proteção, cabeamento, monitoramento, etc.  Basta fazer a distinção quando da escolha do fornecedor do painel:  “WEG.” para produtos individualizados ou “WEG_KIT.” para simular equipamentos em forma de Kits;

 

  1. Problemas na ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS E PRODUTOS:  EXCLUSÃO DE FORNECEDORES

Conforme já foi explicado em atualizações anteriores, alguns fornecedores não colaboram ou dificultam a obtenção de informações acerca dos produtos comercializados.  Tentamos por diversos meios – acesso ao site, e-mails, contatos telefônicos, mensagens de WhatsApp – e não obtivemos sucesso.

E, para esta atualização da planilha fomos obrigados a EXCLUIR mais 3 (três) fornecedores, a saber: ARTEK, GLOBO BRASIL e RIBEIRO SOLAR.  Se porventura eles mudarem sua forma de atendimento ao cliente, podemos reintegrá-los no nosso rol de fornecedores.

Para a próxima atualização, dois fornecedores estão na “mira” de também serem excluídos da planilha:  SOLAR POWER e NEOSOLAR. 

Já os fornecedores ATACADO SOLAR, BALFAR, PREMIUM SOLAR e SERRANA, até a conclusão da atualização da planilha (06/setembro), não haviam liberado suas listas de preços. 

 


 

  (05/08/2019) v. CN_05/ago


A
 nova versão– CN_05/ago,  traz as seguintes inovações/alterações:

  1. Nova rotina de apresentação de painéis e inversores:

Até a última versão, quando você escolhia o fornecedor de painéis, a planilha mostrava TODOS os painéis existentes no banco de dados, referentes a tal fornecedor.  Isto estava criando alguns problemas, mesmo a planilha informando o custo de tal painel que quando igual a zero, significava que o painel não estava sendo disponibilizado pelo fornecedor (produto fora de estoque).  Mas alguns fornecedores tinham vários painéis inscritos no banco de dados e poucos eram disponibilizados. 

A partir desta nova versão, a planilha irá MOSTRAR SOMENTE OS PAINÉIS QUE ESTÃO SENDO COMERCIALIZADOS NO MOMENTO DA ATUALIZAÇÃO DA PLANILHA.  Esperamos que com esta alteração os problemas no dimensionamento venham a diminuir.

O mesmo foi feito em relação aos Inversores.  Ou seja, a partir desta nova versão, somente os inversores que estiverem sendo comercializados (em estoque) pelo fornecedor escolhido serão mostrados pela planilha.

 

  1. Disponibilização de NOVA PROPOSTA - EXTRA:

Esta nova versão da planilha traz uma NOVIDADE:  foi adicionada ao menu de propostas técnico-comercial mais um modelo de proposta:  PROPOSTA COMERCIAL EXTRA. Contamos, agora, com 5 (cinco) modelos de propostas para que você possa escolher aquela que lhe traga melhores resultados.

ATENÇÃO:  Por vezes, o usuário da planilha já tem um modelo de proposta que foi desenvolvido de acordo com a sua realidade.  E usa uma das disponibilizadas pela planilha  pois não consegue fazer (ou não tem tempo e/ou paciência) alterações que utilizem os dados da planilha para alimentar tal proposta.  Recebemos, desde sempre, vários pedidos para fazer tais adaptações.  Na imensa maioria das vezes declinamos destes pedidos por razões diversas (tempo para fazer, prazo de entrega, custos envolvidos, etc).  Entretanto, nos últimos meses realizamos, a pedido, algumas adaptações em nossas planilhas com o intuito de fazê-las tal qual a planilha desenvolvida pelo usuário.   E o resultado ficou acima do esperado, tanto por quem solicitou a adaptação, quanto por nós.

Logo, após equacionarmos nossos outros afazeres, estamos disponibilizando o serviço de “ADPATAÇÃO DE PROPOSTAS” para todos os interessados em fazer adaptações em seu modelo de proposta, inserindo-a na planilha.  Ou seja, o usuário que tem um modelo de proposta e não abre mão de utilizá-lo, poderá solicitar o serviço de adaptação dos dados gerados pela nossa planilha para serem inseridos em seu modelo de proposta.

E o custo?  Bem, o valor para tal serviço será de R$ 100,00 (cem reais) para adaptar os dados gerados pela planilha no modelo de proposta do usuário. Isto se o modelo de proposta não exigir alterações na planilha, novas rotinas ou funções e ferramentas que hoje não são disponibilizadas.  Caso tais adaptações sejam muito complexas, e possíveis de serem executadas, faremos um orçamento para o usuário.


Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

ALDO:   inversores ABB de 27.6 kWp; e SMA, de 6 kWp e 150 kWp;
ATACADO SOLAR: microinversores da APSYSTEMS: YC600, YC1000 e QS-1;
BALFAR: agora com monitoramento para inversores GROWATT de 50 a 80 kWp.  Foi introduzida na aba “Dados SF” um campo para incluir este dispositivo de monitoramento, se assim desejar o usuário;
CIASOLAR: novo painel de 330W da ULICA SOLAR; inversor da marca SOFAR de 60 kWp; e microinversor HOYMILES de 500W;
ECORI:  painel de 345W CANADIAN;
EBES: painéis BYD de 330W e CANADIAN de 340W; inversores da ABB – 4,6 e 12,5 kWp; da FRONIUS -  12,5 kWp; da GROWATT – 2; 3,6; 4,2; 5,5; 20 e 33kWp; e da SMA – 3; 15; 25; 50; 60 e 75 kWp;
L8 ENERGY: painéis de 360W da AMERISOLAR e de 360W da DAHSOLAR;
MINHA CASA SOLAR: painel de 350W da CANADIAN;
RENOVIGI:   painel de 340W CANADIAN; inversor de 10kW Mono 220V;
SICES:   painéis de 380W e 385W da PHONO SOLAR; inversor da ABB de 175 kWp;
WEG:  inclusão dos painéis 335W e 365W da BYD; 365W e 370W da GCL. 
Foram incluídos, também, os painéis 340W, da Risen; e 375W, da GCL.  Estes painéis tem uma particularidade.  Na frente de seus nomes está marcado – ( KIT ) .  Quando vc escolher qualquer um destes 2 painéis, 340 ou 375W, a planilha irá buscar todo o descritivo, o preço e os componentes de uma tabela interna que foi distribuída pela WEG no final do mês de julho.  Ou seja, basta escolher os painéis, fazer o dimensionamento normal e, no módulo 10, ao ser escolhido novamente estes painéis, a planilha irá trazer todo o descritivo constante da tabela de preços da WEG.  Basta, então, entrar com o desconto (se  houver).  No caso da escolha dos painéis recair sobre qualquer um dos outros modelos comercializados pela WEG, isto não acontecerá e você terá que procurar em outro fornecedor um kit que respeite sua escolha.

    

  1. Inclusão de Novos FORNECEDORES de kits Fotovoltaicos:

Atendendo a pedidos, incluímos 2 (dois) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

 

  1. FOTUS SOLAR -   Excelência em importação e distribuição para todo o Brasil, a criação da Fotus Energia Solar marca a entrada do Grupo Litoral no mercado de energia limpa e renovável. Como toda sua expertise em importação de equipamentos, insumos e materiais, a Fotus Solar traz as melhores práticas de outros mercados para esse novo nicho.  Sua sede está localizada no município de Vila Velha/ES.

    No rol de  produtos comercializados pela Fotus, foram incluídos na planilha:  painel de 330W da DAHSOLAR; inversores da GOODWE, com potências de 1,5; 3,0; 5,0 kWp monofásicos; e 12; 17 e 25, trifásicos 380V; e 80 kWp, trifásico 540 V;


  2. HANDYTECH – Conhecida, também, por HandySolar, surgiu com o objetivo de atender à necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e ajudar as pessoas a reduzirem seus gastos com a conta de energia elétrica. Atua com soluções inovadoras e eficientes em geração distribuída de energia. Em seu portfólio de produtos, traz o painel 335W da BYD;  inversores da marca CANADIAN de 1,5; 3; e 5 kWp, monofásicos 220V; e 25; 30 e 50 kWp, trifásicos 380V.

 

  1. Problemas na ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS E PRODUTOS :

Conforme havíamos informado em nosso último comunicado (junto à planilha versão CM-05/jul), temos um grupo de fornecedores que estão dificultando o acesso à informação sobre quais produtos estão trabalhando no momento.  Ou eles exigem um cadastramento (com envio de documentação) ou simplesmente não respondem as nossas solicitações.

E, temos o primeiro fornecedor a ser excluído de nossa planilha:  a WE BRAZIL, de Campinas-SP.  Impossível saber quais são as potências dos inversores e painéis que eles comercializam.  E olhe que eles enviam mala direta (existe este termo ainda?) semanalmente informando suas promoções.

Para a próxima atualização, dois fornecedores estão na “mira” de também serem excluídos da planilha:  GLOBO BRASIL e RIBEIRO SOLAR. 

Já no caso dos outros dois fornecedores que estavam na situação de exclusão, CIA SOLAR e SOLAR POWER, conseguimos uma sobrevida, visto que nossos pedidos de informação foram devidamente atendidos e já constam nesta nova versão da planilha.

Caso Especial do PORTAL SOLAR:  também como havíamos adiantado, a partir desta versão não mais atualizaremos os dados dos produtos comercializados pelo Portal Solar.  As explicações foram dadas no último comunicado.

 


 

  (03/07/2019) v. CM_03/jul


A nova versão – CM_03/jul,  traz as seguintes inovações/alterações:

  1. Inclusão de nova ”Forma de Pagamento

A pedido de usuários da planilha, criamos uma nova modalidade de pagamento, “ESPECIAL”, que vem contemplar uma NOVA forma de pagamento, diferente das usuais.  Aquele usuário que combina com o cliente uma forma diferenciada para o  pagamento, seja À Vista sem juros, ou parcelado em “x” vezes sem juros, ou financiada diretamente pela empresa do usuário, etc., pode, a partir desta versão, cadastrar esta nova forma de pagamento utilizando-se do seguinte procedimento:


    1. Vá até a aba “Imagens” e localize o logotipo de sua empresa (provavelmente estará na linha 7);

    2. Você poderá preencher as colunas AA (Mensagem de alerta), AB (Mensagem de quantos % é o financiável), AD (Mensagem sobre Juros);

    3. Em seguida, vá até a Aba “Dados da Empresa”, e preencha:
      1. linha 69, coluna I ⇒  coloque o número máximo de meses (prestações);
      2. linha 70, coluna I ⇒ coloque a carência, se houver, em dias; e
      3. linha 71, coluna I ⇒  coloque a porcentagem do SFV que será financiada;
      4. linha 24, coluna G ⇒  preencha com a taxa de juros combinada com o cliente;

    4. Pronto, agora basta escolher na aba “Dados SF”  a modalidade ESPECIAL como forma de pagamento.

 

  1. Possibilidade de alterar a forma de recebimento da parte que cabe à sua empresa

Até a versão anterior da planilha, quando o agente financeiro não financiava o valor integral do SFV (materiais, projeto, instalação, etc), a planilha dividia a parte financiável da parte que cabia à empresa (projeto, montagem, instalação, etc).  E esta parte que cabia à empresa estava “engessada”,  não podia ser alterada.  A partir de agora, o usuário poderá fazer a escolha de como quer receber a parte que lhe cabe na execução do SFV:  X% na assinatura do contrato e Y% na conclusão dos serviços.  Para tanto, basta acessar a aba “Dados da Empresa” e alterar o conteúdo das células I64 e I65.

 

  1. Inclusão de novos Inversores e Novos Painéis Fotovoltaicos:

Foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares, a saber: 

ALDO: painéis de 400W, da Trina Solar;
ARTEK:  novo fornecedor, localizado na cidade de Manaus/AM Trabalha com painéis de 330W da OSDA Solar e inversores da SOLIS;
ATACADO SOLAR: painel de 355W da CANADIAN;
EBES: inversores GROWATT de 1,5; 3 e 40 kW; SMA Sunny Boy de 4 e 5 kW;
ECORI:   painel de 335 CANADIAN;
L8 ENERGY:  inclusão de novos painéis 335W da JA SOLAR; e 390W CANADIAN;
NHS: inversores da GROWATT de 1,5 e 3 kW;
OUTLET SOLAR: novos inversores GOODWE trifásicos 220V de 15 e 35 kW; e inversor GOODWE trifásico 540V de 80kW;
RENOVIGI:  novos painéis fotovoltaicos de 340W e 400W da CANADIAN;  ATENÇÃO:  inversor de 4kW está INDISPONÍVEL no momento;
WIN:  novo fornecedor, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.  Trabalha com painéis 335W e 360W da CANADIAN; e inversores SOLIS, monofásicos e trifásicos;

 

  1. Problemas na ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS E PRODUTOS:

Como é de conhecimento geral, nossa planilha comporta informações de 29 fornecedores.  Em todas as atualizações que promovemos na planilha fotovoltaica, temos como padrão entrar em contato com as empresas e solicitar a tabela de preços ou informações sobre os produtos que estão comercializando no momento.  Algumas destas empresas se mostram muito solícitas, enviando suas tabelas ou informando quais produtos estão fazendo parte de seu portfólio no momento.  Contudo, algumas empresas se mostram reticentes à fornecer qualquer tipo de informação, muito menos os seus preços.

Em virtude desta atual situação, e para não prejudicar os nossos usuários, estamos informando, ANTECIPADAMENTE, quais as empresas que não estão mais fornecendo os dados para alimentar nossa planilha.  E, caso isto persista pelos próximos 60 dias, seremos obrigados a RETIRAR, COMPULSORIAMENTE, estes fornecedores de nosso banco de dados.

Empresas que não estão fornecendo informações (através do site, e-mail e telefone):  CIA SOLAR; GLOBO BRASIL; RIBEIRO SOLAR; SOLAR POWER; WE BRAZIL; e WEG.

Caso algum usuário tenha condições de nos fornecer os preços e atuais produtos comercializados por estas empresas e queiram compartilhar conosco, teremos o maior prazer em manter tais empresas em nossa base de dados.

 

CASO ESPECIAL: PORTAL SOLAR

Como todos sabem, o PORTAL SOLAR é um Marketplace (tipo o Mercado Livre) de produtos fotovoltaicos.  Eles comercializam produtos de diversos fornecedores, tais como a Aldo, ECORI, WEG, etc.  A lista de preços existente no site deles é IMENSA, de tamanho descomunal.  Eles não estão divulgando mais os produtos – inversores e painéis – individualizados, somente através dos parceiros comerciais.  Como já dispomos em nossa base de dados da maioria dos fornecedores que divulgam seus produtos no Portal Solar, a partir desta nova versão da planilha, deixaremos de atualizar os produtos advindos do PORTAL SOLAR,  por total impossibilidade de fazer tal levantamento.  Porém, eles continuarão a fazer parte de nossa base de dados, visto que como trabalham somente com kits, o dimensionamento pode ser feito normalmente, e quando for escolher o fornecedor do kit, basta optar por tal empresa.

 


 

  (19/06/2019) v. CL_10/jun


nova versão – CL_10/jun,  traz as seguintes inovações/alterações:

  1. INCLUSÃO DE NOVAS ROTINAS:  “Impostos Incidentes”  e “Seguro Fotovoltaico
  1. Impostos Incidentes” 

 Menu de Escolha ⇒  Margem Venda Direta

Neste campo você deve escolher a “Margem Venda Direta”, ou Margem Bruta, a ser adicionada aos produtos adquiridos do fornecedor.   Quando o fornecedor for a Renovigi, a margem deve ficar entre 0% e 60%, com incrementos de 1%.  Para a ECORI, a margem máxima é de 25%.

Este índice será aplicado a todos os produtos e materiais constantes da simulação a ser levada a efeito pelo integrador/projetista.

Ao escolher o índice de Margem Venda Direta, o campo logo à direita, em azul, informa  qual deveria ser a NOVA MARGEM para COMPENSAR os impostos incidentes (ISS, INSS, IRPJ, PIS, COFINS e CSSL) na(s) Nota(s) Fiscal(is) a serem emitidas pela empresa do usuário da planilha.  

O valor informado, em porcentagem, é calculado para que os impostos incidentes (se existirem) sejam compensados pelo valor a maior a ser adicionado aos valores financeiros da planilha.

PROCEDIMENTO:                                                                                                                                                       

Vamos supor que o projetista/integrador deseje “aumentar” (majorar) o valor dos produtos oriundos de um fornecedor, por exemplo, a RENOVIGI, em 30% (trinta por cento). 

Esta majoração significa que:

  • o vendedor quer que o fornecedor, neste caso a RENOVIGI, pague uma comissão de 30% sobre os preços dos produtos; ou
  • que a Nota Fiscal que ele irá emitir tenha um acréscimo de 30%, sendo esta a margem de lucro bruta definida pelo projetista/integrador.

A planilha irá então calcular sobre TODOS os preços de produtos da planilha um acréscimo referente a esta Margem, digamos, de “lucro”.

Só que existe um porém:  sobre o valor da Nota Fiscal, quer seja ela emitida para a RENOVIGI, para fazer jus ao reembolso da comissão, ou para o cliente final, alguns IMPOSTOS irão incidir sobre tais valores o que fará com que o projetista/instalador tenha um GANHO menor do que aquele inicialmente desejado.

  1. IMPOSTOS INCIDENTES NA NOTA FISCAL

Na aba “Dados da Empresa” o integrador/projetista deverá consultar seu contador e inserir as alíquotas os impostos incidentes sobre o faturamento, tal qual mostrado abaixo:

Isto é feito uma única vez ou sempre que houver alguma alteração nas referidas alíquotas.

 

2.   REGIME TRIBUTÁRIO

Para iniciar o procedimento, o projetista/integrador deverá informar à planilha sob qual Regime Tributário a empresa está cadastrada.  Para tanto, basta clicar no ícone à esquerda da célula de preenchimento da “Margem Venda Direta”  à 

 

  1. ENCARGOS TRIBUTÁRIOS

Você será direcionado para o “Módulo 9d. Encargos Tributários”.  Lá, basta escolher o “Regime de Tributação” e sobre qual “Base de Dados” deverá ser utilizada para os cálculos.

- Ao clicar sobre este ícone, você será direcionado à aba “Dados da Empresa” no local onde as alíquotas dos impostos são anotadas;

- Tendo sido escolhidos o Regime de Tributação e a Base de Cálculo, basta clicar sobre o ícone à esquerda que você retornará ao início do preenchimento.

  

  1. MARGEM VENDA DIRETA

Continuando, e supondo que o valor de custo (tabela) total dos produtos a serem faturados pela RENOVIGI ao cliente final seja R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e sobre este valor seja aplicada a “Margem Venda Direta” escolhida de 30%, o valor final ao cliente será de R$ 26.000,00 (vinte e seis mil reais).  Deste valor, o “lucro” do projetista/integrador será de R$ 6.000,00 (seis mil reais) menos os 10% descontados pela RENOVIGI devido aos impostos que ela tem para realizar tal pagamento. 

Para receber a comissão a que tem direito, o integrador/projetista deverá, então, emitir uma Nota Fiscal de Prestação de Serviços para a RENOVIGI no valor de R$ 5.400,00 (cinco mil e quatrocentos reais), o valor que corresponde ao seu “lucro final”.

Então ... “surpresa”!!! No final do mês o contador manda uma guia DARF para que seja feito o pagamento dos impostos relativos àquela(s) nota(s) fiscal(s).  Dando sequência a nossa exemplificação, e imaginando que a empresa do integrador/projetista seja inscrita no Simples Nacional, a carga de impostos somados pode chegar a 16% (dezesseis por cento) sobre o valor faturado, dependendo da alíquota do ISS (imposto Municipal).  Fazendo as contas, o projetista/integrador deverá quitar um boleto de R$ 864,00 (Oitocentos e Sessenta e Quatro Reais) diminuindo seu lucro para R$ 4.536,00 (Quatro mil e quinhentos e trinta e seis reais).

Esta nova rotina foi criada para ajudar o integrador que quer que seu Lucro Bruto compense o valor do imposto pago ao governo.  Logo, se ele, de início, deseja ter um lucro de 30%, ele marca este valor no campo “Margem Venda Direta” que a planilha irá informar qual deverá ser a Nova Margem para que o seu “Lucro Real” seja os 30% desejados (não compensa os 10% da RENOVIGI).  Fazendo isto, a planilha calcula e imprime na célula “Para Compensar” o valor de 39,68% (trinta e nove ponto sessenta e oito por cento).  Finalizando, o integrador/projetista deve marcar este novo valor no campo “Margem Venda Direta”.

No caso da venda ao cliente for realizada pela empresa do integrador/projetista, o raciocínio e o procedimento são os mesmos, bastando zerar a alíquota da célula C41 na aba “Dados da Empresa” à  “% descontada pelo Fornecedor da Comissão V.Direta:”

 

  1. MARGENS SOBRE VALOR LÍQUIDO E BRUTO – COM E SEM IMPOSTOS

1

Margem calculada sobre o valor da comissão paga por fornecedores tipo RENOVIGI.  Basta aplicar esta margem sobre a diferença entre o preço de tabela do fornecedor e o preço final faturado ao cliente.  O resultado é o valor que você receberá a títulos de comissão, sem a incidência de impostos.

2

Igual ao acima, porém com a incidência de impostos (no exemplo acima, impostos totais de  15,5%);

3

Margem a ser aplicada sobre o total do Valor Base para ter como resultado o lucro bruto, sem a incidência de impostos;

4

Margem a ser aplicada sobre o total do Valor Base para ter como resultado o lucro líquido, descontado os impostos incidentes.

 

b.  Seguro Fotovoltaico 

 Rotina ⇒   Seguro Fotovoltaico  NOVIDADE!!!

Devido a inúmeros pedidos dos usuários da planilha, a partir da versão CL_27/mai,  estamos acrescentando uma nova rotina:  “Seguro Fotovoltaico”.  Para tanto, contamos com a colaboração do Gustavo Borges, da GB Seguros, que nos deu algumas informações sobre como funciona o Seguro para Instalações e Equipamentos Fotovoltaicos. 

Três (3) são as modalidades de Seguro relacionadas com o nosso mercado de Energia Fotovoltaica:  Seguro de Equipamentos, Seguro de Execução do SFV e Seguro de Responsabilidade Civil.

Procedimento para incluir o Seguro Fotovoltaico nas propostas a serem entregues ao Cliente:

    1. O integrador/projetista deve, primeiramente, escolher qual modalidade de seguro irá ofertar ao cliente ou utilizar em benefício próprio.  Para tanto, utiliza o menu da página anterior e escolhe uma das modalidades ou faz um “combo” com duas delas;

    2. Ao escolher uma das modalidades de seguro disponíveis, o usuário deverá inserir na coluna “Investimento” o valor do Prêmio do Seguro à prêmiode seguro é a prestação paga pelo segurado, para a contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora. Este valor deverá ser consultado junto a empresa seguradora e inserido na coluna “Investimento” na modalidade escolhida;

    3. O “Valor a Segurar” está atrelado à modalidade de seguro escolhida, ou seja, no caso da escolha recair sobre Equipamentos, o valor mostrado será a soma total dos produtos utilizados para a montagem do SFV – painéis, inversores, stringbox, sistema de sustentação e suporte, monitoramento e cabeamento. A cobertura básica nesta modalidade será:

a)     Equipamentos - Danos de causa externa – Cobertura Básica

•  Incêndio;
•  Explosão;
•  Queda de raio;
•  Vendaval;•  Granizo;
•  * Roubo e Furto qualificado:  100% do valor segurado;
•  ** Alagamento e/ou inundação:  20% do valor segurado;
•  *** Danos aos componentes eletrônicos: 20% do valor segurado.



       Franquia:  10% 
       Valor Mínimo:  R$ 3.000,00

 

b)  Execução - Coberturas Disponíveis

O “Valor a Segurar” será o custo relativo à instalação e montagem do SFV.

•  Cobertura Básica de Instalação e Montagem;
•  Despesas Extraordinárias;
•  Despesas de Desentulho;
•  Danos em Consequência de Erro de Projeto;
•  Propriedades Circunvizinhas;
•  Responsabilidade Civil Geral e Cruzada;
•  Despesas de Salvamento e Contenção de Sinistros.



     Franquia:  10% 
     Valor Mínimo:  R$ 500,00

 

 

c)  Responsabilidade Civil

O “Valor a Segurar” poderá incluir toda o equipamento, danos materiais, danos físicos, morais, etc.

  • O seguro de Responsabilidade Civil prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.



          Franquia:  10%
          Valor Mínimo:  R$ 5.000,00

ATENÇÃO:  Devido a novidade do assunto, esta rotina poderá sofrer mudanças para as próximas versões.  Por este motivo, contamos com a colaboração de todos vocês para emitirem suas opiniões e sugestões como forma de aprimorar a apresentação e tudo que a envolve.

 

  1. OUTRAS ALTERAÇÕES / INCLUSÕES

    a)  Cor dos Títulos nas Propostas à   A partir desta versão, a rotina para alterar a cor dos títulos, subtítulos e barras das Propostas está localizada na aba “Tabelas”, a partir da célula A27.  Para acessar esta rotina, basta ir até a aba “Planilha” e clicar no box “Tabelas”;

    b)  Nova Margem de comissão para a RENOVIGI  à A RENOVIGI alterou para cima a margem que o integrador pode acrescentar aos produtos com venda direta ao cliente.  A partir de agora, o índice máximo passa a ser 60% (sessenta por cento);

    c)  Mudanças e inclusões na aba “Dados da Empresa” à  incluímos algumas novas informações nessa aba e pedimos que vocês a acessem para alterar os dados básicos que lá colocamos. 

c1)  Garantia:  Foram incluídos os períodos de garantia de equipamentos, instalação, etc.  Basta alterar, se desejar, os campos em azul;

c2) Tributos:  conforme explicado anteriormente, você deve consultar seu contador para verificar o enquadramento tributário de sua empresa, bem como as alíquotas a que está sujeita;

d)  % de Geração Desejada à    Alteramos a lógica de programação para o antigo campo “Disponibilização”.  Agora, após a escolha do grupo de instalação, ao lado esquerdo dos campos de Consumo, o integrador/projetista deverá preencher o campo “% de Geração Desejada” com a porcentagem de energia gerada que ele deseja que o SFV produza.  Valores abaixo de 100% significa que o SFV irá gerar menos energia do que será calculado pelo sistema.  O preenchimento com “100%”, PADRÃO, resultará em uma quantidade de energia de acordo com o calculado.  Já, valores maiores que 100%, farão com que o SFV gere MAIOR quantidade de energia e este excedente será injetado na rede e se transformará em créditos de energia.

 

ATENÇÃO:  CAMPO COM ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PARA MELHOR ADEQUAÇÃO DA PLANILHA.  PRESTE ATENÇÃO NO SEU PREENCHIMENTO.


e)  Botão “Salvar Excel” ⇒ criamos no alto da página de dimensionamento, aba “Dados SF”, um botão para que vocês possam SALVAR a planilha de tempos em tempos, com vistas a não perder todo o trabalho com um “pico de luz”, ou uma “travada no Excel”, etc.  Basta clicar no botão que toda a planilha será SALVA;

 

f)  Criação da aba “Consumo_Múltiplo” ⇒ A partir desta versão, quando você tiver que elaborar uma simulação para um cliente com mais de uma instalação/conexão, basta clicar no botão “Consumo” (o da esquerda) que você será direcionado a uma nova aba onde deverá preencher os consumos das unidades consumidoras, tantas quantas forem elas.  Depois, clique no botão “Enviar Dados” para que os dados lá informados possam preencher os campos necessários da aba “Dados SF”.




 

  (02/05/2019) v. CK_02/mai - Complementar


nova versão – CK_02/mai,  lançada no dia 02/05, traz as seguintes inovações/alterações:

# 1.   INCLUSÃO DE NOVOS FORNECEDORESincluímos mais 2 (dois) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

  1. ALUMIFIX SOLAR -   Líder na produção e importação de perfis de alumínio, a ALUMIFIX SOLAR, de Curitiba/PR apresenta sua mais nova linha de produtos de Energia solar:  painéis DAHSOLAR e inversores ECOSOLYS e SOLIS, além dos microinversores HOYMILES e NEP;
  2. OUTLET SOLAR  -   esta nova distribuidora de produtos de energia solar fotovoltaica é uma sociedade entre a ECORI e um grupo de empresários catarinenses.  Localizada na cidade de Tijucas/SC, atua com importação própria e distribui materiais de alta qualidade, tais como inversores trifásicos GOODWE e módulos solares DAHSOLAR e CANADIAN;

# 2.  INCLUSÃO DE NOVOS INVERSORES E NOVOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS - foram incluídos diversos modelos de inversores em boa parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares. 

ALDO:  incluídos os inversores REFUSOL monofásicos  de 3, 5 e 7,5 kW; e o inversor ABB linha PVS de 100kW;
ATACADO SOLAR: painel de 335 W da BYD – HALF CELL
L8 ENERGY: painéis de 350W da AXITEC e 370W da DAHSOLAR; inversores SUNGROW de 12 e 125 kW;
PHB:  painéis de 335W JINKO e 335W BYD – NACIONAL ;
PORTAL SOLAR: incluídos os inversores REFUSOL monofásicos  de 3, 5 e 7,5 kW;
SICES:  painel de  385W Monocristalino da CANADIAN.

 

# 3.  NOVIDADES:

  1. NOVA ROTINA NA DETERMINAÇÃO DO VALOR FINANCEIRO DOS KITS -  Antes tarde do que nunca!!!  Atendendo a inúmeros pedidos para “fazermos alguma coisa” com o sistema de precificação dos kits, introduzimos nesta nova versão a possibilidade de inserir na planilha a descrição do kit que se acabou de dimensionar.  Agora, basta copiar e colar a descrição do kit no espaço apropriado, no módulo 10, bem como colocar o preço de custo do mesmo.  Lembrem-se de que o preço que irá aparecer na proposta será o preço de custo multiplicado pela margem de lucro anotada no início da simulação;

  2. - “PROPOSTA SIMPLES” – Pronto!  Agora ninguém mais pode reclamar:  estamos incluindo mais uma opção para a escolha do modelo de proposta técnica a ser enviada ao cliente.  Depois da Proposta Completa – com todo o conteúdo possível; da Proposta LIGHT – com um pouco menos de conteúdo; estamos lançando a PROPOSTA SIMPLES, bem resumida, trazendo o essencial para o cliente ter conhecimento daquilo que interessa – consumo, geração, material utilizado, preço, garantia, forma de pagamento.  Esperamos que gostem!




 

  (27/04/2019) v. CK_26/abr


A nova versão – CK_26/abr,  lançada no dia 26/04, traz as seguintes inovações/alterações:

# 1.   INCLUSÃO DE NOVO FORNECEDORincluímos mais 1 novo fornecedor (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

  • ALUMIFIX SOLAR -   Líder na produção e importação de perfis de alumínio, a ALUMIFIX SOLAR, de Curitiba/PR apresenta sua mais nova linha de produtos de Energia solar:  painéis DAHSOLAR e inversores ECOSOLYS e SOLIS, além dos microinversores HOYMILES e NEP;

 

# 2.  NOVIDADES:

  1. NOVA ROTINA NA DETERMINAÇÃO DO VALOR FINANCEIRO DOS KITS -  Antes tarde do que nunca!!!  Atendendo a inúmeros pedidos para “fazermos alguma coisa” com o sistema de precificação dos kits, introduzimos nesta nova versão a possibilidade de inserir na planilha a descrição do kit que se acabou de dimensionar.  Agora, basta copiar e colar a descrição do kit no espaço apropriado, no módulo 10, bem como colocar o preço de custo do mesmo.  Lembrem-se de que o preço que irá aparecer na proposta será o preço de custo multiplicado pela margem de lucro anotada no início da simulação.
  2. MAIS OPÇÕES DE PROPOSTAS TÉCNICAS -  Na última versão lançamos a Proposta Light, com um pouco menos de informações comparada à Proposta Completa.  Agora, visto que tivemos mais pedidos para elaborar uma proposta ainda menor, mais enxuta, estamos lançando a Proposta Simples, com tudo o que é de mais importante para o cliente saber sobre o sistema que está instalando em sua residência ou comércio.  Procuramos resumir ao máximo e acho que menos informação do que esta proposta traz seria improdutivo e não espelharia todas as características e funcionalidades do SFV.  Esperamos que gostem desta nova proposta!





  (15/04/2019) v. CJ_15/abr

Segue, em anexo, a nova versão da Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico, versão CJ_15/abr,  trazendo as seguintes modificações/alterações/inovações:

# 1.   INCLUSÃO DE NOVOS FORNECEDORESincluímos mais 3 (três) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

  1. PREMIUM SOLAR -   maior distribuidora de produtos de tecnologia em segurança do sul do país, a PREMIMUM SOLAR apresenta sua mais nova linha de produtos de Energia solar:  painéis ZNSHINE e SUNERGY; inversores FRONIUS, GROWATT e microinversores HOYMILES;

  2. SOLAR POWER – localizada no nordeste brasileiro, na Bahia, a empresa SOLAR POWER surge como uma poderosa rede de distribuição a nível nacional.  Neste primeiro momento, traz painéis BYD e QCELLS.  Os inversores são das marcas FRONIUS, REFUSOL e SMA;

  3. WEG  -  a WEG é pioneira no fornecimento de soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional, desenvolvendo soluções adequadas para cada necessidade.  Tem como carro chefe os inversores WEG, já muito conhecidos; e painéis ASTRONERGY e GCL.

# 2.  INCLUSÃO DE NOVOS INVERSORES E NOVOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS - foram incluídos diversos modelos de inversores e microinversores em uma grande parte dos fornecedores, bem como novos modelos e potências de painéis solares. 

- ALDO:  incluídos os inversores ABB linha TRIO de 20 kW e 50 kW;
- ECORI:  inclusão do painel 400W da CANADIAN e do novo microinversor QS-1, de 1200W;
- ELGIN:  inclusão dos microinversores ELGIN de 600W e 1300W;
- GENYX:  incluído o microinversor HOYMILES de 1200W;
- GLOBO BRASIL:  novos painéis AEG de 265W, 275W e 330W; inversores OMNIK de 3, 4 e 5 kW; GROWATT de 5 kW; e OMNIKSOL de várias potências;
- RENOVIGI:  incluído o novo painel RISEN de 340W;
- INTELBRÁS:  novos inversores de 12 kW e 15 kW;
- L8 ENERGY:  painel de 330W da ASTRONERGY; inversores FRONIUS SYMO de 10 kW e SUNGROW de 20 e 60 kW;
- MINHA CASA SOLAR: painel 360W CANADIAN; microinversor APSYSTEMS YC500;
- RIBEIRO SOLAR:   painéis JINKO de 330 e 340W;
- SERRANA:  microinversor OMNIK de 600W;
- SOUENERGY:  microinversor HOYMILES de 1200W; e
- SICES:  painéis da JÁ SOLAR de 335W; CANADIAN de 380W Monocristalino e, 390 – 395 – 400  e 405W HIKU.

 

 # 3.  NOVIDADES:

A parte gráfica teve várias alterações e inovações – nova rotina de mudança de cores nas propostas e novo layout em alguns módulos.  Outras novidades dizem respeito à mudança em alguns layouts dos módulos da planilha, inclusão de novas funcionalidades, etc.  Vejam: 

A)   NOVAS PROPOSTAS TÉCNICAS-COMERCIAIS:

- “PROPOSTA COMPLETA” -   vários usuários estavam reclamando que nossa proposta era muito pesada, com muita informação, que o cliente se perdia, etc, etc..  Bom, não concordamos que acesso a conteúdo de qualidade possa ser perda de tempo, ou no mais puro latim, “Quid Abundat Non Nocere” (o que abunda não prejudica nem atrapalha).  Mas como a voz dos usuários é a voz de Deus.... Reformulamos nossa proposta técnica, fazendo-a:

  1. ficar mais leve e agradável de se ler;
  2. trouxemos novas rotinas que mostram a foto do inversor objeto da proposta e o logotipo do fabricante;
  3. destacamos as garantias de todos os produtos comercializados;
  4. detalhamos tudo aquilo que faz parte ou não do escopo da obra;
  5. retiramos algumas informações que eram redundantes (concordamos com algumas das reclamações!);

 

- “PROPOSTA LIGTH” – para aqueles que ainda vão torcer o nariz para a remodelação da proposta, criamos uma outra, como opção, menor na quantidade de páginas, MAS com as mesmas funcionalidades da “proposta cheia”, porém com menos gráficos E um pouco menos de informação (aquelas que podiam ser retiradas sem afetar sobremaneira o entendimento por parte do cliente). 

 

B)   ROTINA PARA MUDAR AS CORES DAS BARRAS E TÍTULOS DAS PROPOSTAS:

Criamos uma rotina para personalizar ainda mais a proposta: agora você pode escolher as cores básicas que irão compor sua proposta com reflexo na aba “Dados SF”.  Todas as barras com títulos, subtítulos e campos de destaque ganharam cores padronizadas com tons que vão do mais forte ao mais suave. 

Esta função encontra-se na abaDados da Empresa”.  Basta você escolher qual a cor que deseja ter nas propostas que a planilha fará o resto.  Esperamos que gostem desta inovação;

 

C)  NOVAS INFORMAÇÕES NO MÓDULO “2.  DADOS DE CONSUMO MENSAL kWh  &  DADOS ELÉTRICOS”

Devido a uma solicitação/sugestão do usuário Márcio (da INOWATTS, de BH), a quem prestamos o nosso agradecimento público, foi incluída na planilha, no módulo 2, três novos campos, a saber: 

  1. U.C. Agrupadas:  dividido em 3 subcampos - 1Ø (monofásico), 2Ø (bifásico) e 3Ø (trifásico).  A partir de agora o usuário da planilha poderá simular um sistema composto por “n” locais diferentes, desde que sob o mesmo CNPJ ou CPF.  Basta inserir nos subcampos acima a quantidade de medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos que farão parte da simulação.  Isto para que a planilha “saiba” quantos kWh/mês deverá reservar para o custo de disponibilidade da concessionária.  A este “custo” demos o nome de “Taxa de Disponibilidade”;
  2. Taxa de Disponibilidade:  nada mais é do que a somatória dos custos de disponibilidade de todos os sistemas elétricos que, agrupados, darão origem à simulação de um SFV.  Este valor será considerado como o valor mínimo a ser cobrado pela concessionária de um cliente que agrupou vários medidores (faturas de energia);
  3. Consumo Reprimido:  agora não precisa mais somar à média de consumo de energia aquela quantidade extra de kWh/mês que o cliente solicitava para que a geração fosse um pouco maior e sobrasse alguns kWh na fatura de energia.  Basta inserir neste campo o valor que o cliente deseja que o SFV gere a mais para uma futura ampliação/aumento do consumo (um novo aparelho de ar condicionado, uma bomba para a piscina, uma sauna, etc).
  4. Outra alteração neste módulo é relativo à linha de Consumo Fora de Ponta, que agora só irá aparecer na tela quando o usuário fizer a escolha por uma simulação de cliente industrial, com demanda, consumo de ponta e fora de ponta.  E não é demais lembrar que sempre que o cliente for tarifado por Demanda, este módulo só será preenchido após a inserção de dados na aba “Demanda”;

 

D) REFORMULAÇÃO NA ROTINA DO MÓDULO “5. DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE PAINÉIS”:

Mais uma situação trazida por usuário que resultou em alteração na planilha.  A usuária Adriana (da SKY SOLLARIS, de Concórdia/SC), a quem também prestamos nossos sinceros agradecimentos, apresentou um problema que encontrou ao dimensionar um sistema que tinha demanda contratada.  Como a quantidade de painéis necessários para compensar todo o consumo – de ponta e fora de ponta – extrapolava a referida demanda contratada, a planilha se confundia quando havia nova inserção no campo quantidade escolhida de painéis, entrando num looping sem fim.  Elaboramos, enfim, uma nova rotina que acreditamos vá melhorar o dimensionamento quando houver a demanda como limitante da potência do sistema.

Criamos, também um novo quadro de mensagens de ALERTA – ATENÇÃO que vai informar quando houver esta ultrapassagem e dar o número ideal de painéis para não extrapolar a demanda contratada;

 

E)  NOVAS INFORMAÇÕES NO MÓDULO “5a. SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO  x  CONSUMO”:

Ficou bem mais fácil, agora, o acesso a este módulo.  Basta clicar no “interruptor” existente ao lado do número escolhido de painéis, no módulo 5, para ser “levado” imediatamente ao módulo 5a.  Novas e relevantes informações foram introduzidas para uma melhor análise por parte do usuário da planilha.  Ao lado da tabela de geração x consumo foi introduzido informações sobre os principais índices econômico-financeiros -  Lucratividade, VPL, LCOE, ROI,  PayBack e % da redução na conta de energia, além do valor do sistema FV por painel e por Wp.

 

F)  INDEX  DOS FORNECEDORES:

Uma nova ferramenta disponibilizada pela planilha:  agora basta você escolher um dos 25 fornecedores cadastrados e ter todos os dados à mão, num simples click:  endereço, telefone, e-mail, contato, site, e o principal:  todas as marcas e potências de painéis e inversores que eles estiverem comercializando.  E, ainda, avisa se tal produto o fornecedor tem ou não em estoque (a planilha é “alimentada” com estas informações em todas as atualizações);




 

  (12/03/2019) v. CH_11/mar

 

Segue, em anexo, a nova versão da Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico, versão CH-11/mar,  trazendo as seguintes modificações/alterações/inovações:

# 1.   Inclusão de Novos Fornecedores – atendendo a pedidos, incluímos 4 (quatro) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

    1. INTELBRAS -   com mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro, a INTELBRÁS passa a oferecer uma nova solução em energia solar, incluindo em seu portfólio de produtos inversores e módulos com marca própria;

    2. GLOBO BRASIL – inaugurada em 2015, na cidade de Valinhos/SP, a GLOBO BRASIL é a primeira grande indústria de painéis solares do país. Comercializa seus próprios módulos solares e as seguintes marcas de inversores:  FRONIUS, GROWATT, INGETEAM e OMNIK;

    3. RIBEIRO SOLAR -  Braço da Ribeiro Automaçãoque oferece tecnologia de qualidade para captação e conversão de energia solar em elétrica, a Ribeiro Solar dispõe de todos os equipamentos necessários para a instalação da energia solar fotovoltaica.  Traz painéis CANADIAN, JINKO e QCELLS.  Os inversores são das marcas ABB e FRONIUS; e

    4. WE BRAZIL – sediada em Campinas/SP, a WE Brazil nasceu como uma importadora de produtos fotovoltaicos, voltada ao comércio atacadista.  Hoje, comercializa painéis SERAPHIM  e inversores INVT. 

 

# 2.  Inclusão de Novos Inversores e Novos Painéis fotovoltaicos - foram incluídos diversos modelos de inversores em praticamente todos os fornecedores, bem como novos modelos e potências de módulos solares. 

- RENOVIGI:   incluído o novo painel RISEN de 370W;

- ALDO:  foi incluída a linha de inversores da ABB;

- ATACADO SOLAR:  painéis de 335W, da QCELLS;

- CIA SOLAR:  painéis de 330 W da AMERISOLAR;

- L8 ENERGY: inversores da SUNGROW, de 36kW;

- MINHA CASA SOLAR: inversor de 3kW, da ECOSOLYS;

- PHB:  incluído painéis de 335 W, da BYD;

- SERRANA:  nova linha de inversores da marca EAST, com potências de 3, 5, 33 e 50 kW;

 

# 3.  Fizemos, também, mais algumas alterações na rotina de Forma de Pagamento , onde foram incluídas diversas novas modalidades de pagamento.




 

  (17/02/2019) v. CG_14/fev

 

Segue, em anexo, a nova versão da Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico, versão CG-14/fev,  trazendo as seguintes modificações/alterações/inovações:

# 1.   Inclusão de Novos Fornecedores – atendendo a pedidos, incluímos 4 (quatro) novos fornecedores (com toda sua linha de produtos) em nossa planilha, a saber:

  1. BALFAR SOLAR -   A BALFAR é uma empresa com sede em Maringá-PR, fabricante de módulos solares  GLOBO BRASIL e fornecedora de kits com inversores GROWATT e KSTAR, além de microinversores NEP;
  2. CIASOLAR – com sede em Santana do Parnaíba/SP, a empresa atua no segmento de importação e exportação e começou a atender ao mercado fotovoltaico,  disponibilizando equipamentos com a mais recente tecnologia e com alto padrão de qualidade. Trabalha com linha de inversores B&B POWER, FRONIUS, INGETEAM e SOFAR.  Já na linha de módulos solares, comercializa CANADIAN, DAH SOLAR, TALESUN e TRINA SOLAR;
  3. GENYX  -  criada em 2011, em Contagem/MG, atuando como integradora no mercado fotovoltaico, tornou-se distribuidora de produtos de energia solar, com atuação em todo o estado de Minas Gerais e Brasil. Distribui inversores das marcas SOLAX e SOLIS; e módulos DAH SOLAR;
  4. SOUENERGY  -  empresa que atua nacionalmente na distribuição e venda de equipamentos fotovoltaicos de alta eficiência, distribuindo inversores da marca SMA e painéis GCL e TRINA SOLAR. 

 

# 2.  Inclusão de Novos Inversores e Novos Painéis fotovoltaicos - foram incluídos diversos modelos de inversores em praticamente todos os fornecedores, bem como novos modelos e potências de módulos solares.  Destaque para a RENOVIGI que incluiu em seu portfólio de produtos os novos inversores trifásicos 220V de 20 e 30 kW, além do inversor monofásico de 4 kW (ainda sem preço).  Para o próximo mês, mais novidades da RENOVIGI, incluindo o novo painel RISEN de 370W (já na planilha, mas ainda sem preço).

 

# 3.  Fizemos, também, mais algumas correções na rotina de Comparação de Propostas e Determinação de Inversores




 

  (05/01/2019) v. CF_04/jan

 

Segue, em anexo, a Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico, versão CF_04/jan. 

 

A NOVA versão CF_04/jan traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

 

# 1.  NOVIDADE!!!!  A partir desta nova versão, a planilha traz uma ferramenta que vai auxiliar, e muito, o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.  Foi criada a aba “Comparar_Propostas”.  A nova rotina permite ao projetista/integrador comparar simulações já feitas com a simulação atual.  Após terminar a simulação atual, basta entrar na aba “Comparar_Propostas” e escolher, nos menus suspensos ao alto da página, quais simulações já elaboradas se deseja comparar com a simulação atual.  O projetista/integrador pode ter uma visão geral da simulação ou então por partes, de acordo com a escolha feita nos botões no alto à esquerda;

 

# 2.  Fizemos, também, várias alterações na planilha com relação ao dimensionamento dos microinversores.  Alertados por dois usuários, Alexandre Lyra (Prasys Solar) e Adriano Cabral (Aurora Energia Solar), ambos do Rio de Janeiro, a quem agradecemos publicamente o auxílio na detecção dos problemas na versão CE_22/dez, fizemos correções nas rotinas de “Listagem de Materiais”; rotina de “Contrato”; e cálculos financeiros envolvendo microinversores da Renovigi e da ECORI.




 

  (27/12/2018) v. CE_22/dez

 

Segue, em anexo, a Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico, versão CE_22/dez,  trazendo as seguintes modificações/alterações/inovações:

 

  1. Inclusão de Novos Painéis -  foram incluídos novos painéis que estão disponíveis nos fornecedores, a saber: 
    • ALDO ( BYD 330W Nacional );
    • ATACADO SOLAR ( BYD 320W  e 330W Nacional; CANADIAN 330W e 335W; QCELLS 330W E 365W MONO );
    • ELGIN ( ELGIN 275W );
    • L8 ENERGY ( JASOLAR 330W );
    • MINHA CASA SOLAR ( RISEN 275W );
    • NEOSOLAR ( QCELLS 330W; CANADIAN 335W; e GCL 335W );
    • PORTAL SOLAR ( GCL 335W; e ASTRONERGY 340W ); e
    • SICES ( CANADIAN 390W  e 400W; JASOLAR 370W MONO e 375W MONO).

 

  1. Inclusão de Novos Inversores - foram incluídos novos inversores que estão disponíveis nos fornecedores, a saber: 
    • ATACADO SOLAR ( CANADIAN de 1,5; 3 e 5 kW; e FRONIUS SYMO 10kW ) ;
    • L8 ENERGY ( ABB diversas potências );
    • MINHA CASA SOLAR ( GROWATT  1,5; 3 e 5kW;  INGETEAM  3; 5; 10; 15 e 20kW );
    • PORTAL SOLAR ( ABB diversas potências;  CHINT 20kW; KSTAR 12kW; REFUSOL 11kW e 22kW; SMA SUNNY BOY 1,5; 2,5; 3; 4 e 5kW );
    • RENOVIGI ( RENO 5kW - PLUS ); e
    • SICES ( ABB UNO 4kW; e ABB PVS 100kW ).

  

  1. Inovações internas –

# 1.  NOVIDADE!!!!  Atendendo a inúmeros pedidos dos usuários, implementamos na planilha a COMPENSAÇÃO DEVIDO À ORIENTAÇÃO DOS MÓDULOS.  A partir de agora, a planilha está apta a compensar e corrigir a Perda de Energia Anual devido à orientação dos painéis solares.  Basta entrar com a inclinação correta do telhado e a orientação dos módulos que a planilha irá calcular qual é a perda anual de energia e irá acrescentar o número de módulos necessários para que esta perda de energia seja compensada.  Caso o usuário não deseje ter estas perdas compensadas, basta entrar com inclinação igual a 10º e orientação “N” (Norte);

# 2.  Foram feitas algumas modificações de layout do módulo 5 da aba “Dados SF” com o objetivo de facilitar e deixar mais transparente a determinação da quantidade de painéis.  Quando o cliente não pertencer ao Grupo A4, a linha onde são expostos os dados referentes à Geração de Energia só irá mostrar a geração de energia “NECESSÁRIA” e a “CALCULADA”.  Para os clientes do grupo A4 serão mostrados, também, a geração de energia necessária para compensar os consumos de ponta e fora de ponta;

# 3.  Também no módulo 7 da aba “Dados SF” – Dimensionamento de Inversores, fizemos algumas alterações no layout.  Agora, quando o integrador/projetista escolher trabalhar com inversores, a parte de microinversores ficará oculta, e vice-versa.  Isto foi feito para deixar o visual do módulo mais leve, menos carregado de informação;

# 4.  Na área de dimensionamento físico, houve mudanças na rotina de escolha do inversor.  Novos algoritmos foram implementados com o intuito de racionalizar os cálculos e, com isso, melhorar a definição do inversor a ser utilizado (sugerido como opção); 

# 5.  Outra rotina que sofreu alterações foi a que determina a potência do autotrafo de acordo com a potência do inversor.  Alguns inversores, pela sua característica de ter potência fora dos padrões, não estavam sugerindo os autotrafos com as potências corretas;

# 6.  Algumas tabelas internas que referenciam os inversores e módulos com fornecedores foram otimizadas com o objetivo de preparar a planilha para aceitar a inclusão/alteração/consulta/exclusão de inversores e módulos pelos próprios usuários;

#7.  NOVIDADE!!!!  Uma nova facilidade para os usuários da planilha:  COMPARADOR DE PROPOSTAS.  A aba “Comparar_Propostas” pode ser usada para o usuário poder comparar os itens e dados mais importantes de até 4 (quatro) propostas, simultaneamente.  Basta ir até a respectiva aba, escolher nos 4 menus suspensos os números das propostas que deseja fazer a comparação.  Esta rotina ainda está em implantação e nas próximas versões incrementaremos com outras informações.




 

  (09/11/2018) v. CD_07/nov

 

A nova versão (CD-07/nov) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Inclusão de Novos Fornecedores – atendendo a pedidos, incluímos 2 (dois) novos fornecedores em nossa planilha: EBES e ELGIN.  A EBES é uma empresa com sede em Campinas-SP e fornece kits com módulos Canadian ou Jinko e inversores Fronius, Sungrow e ABB.  Já a ELGIN, com sede em São Paulo, capital, fornece kits com marca própria – módulos ELGIN e inversores ELGIN (fabricados pela B&B POWER);

 

  1. Inclusão de Novos Painéis -  além dos módulos referentes aos novos fornecedores, foram incluídos novos painéis que estão disponíveis nos fornecedores, a saber: 
    • MINHA CASA SOLAR (ASTRONERGY 270W e CANADIAN 295W);
    • PORTAL SOLAR (Q CELLS de 330W e 365W); e
    • RENOVIGI (BYD 330W HALF-CELL e BYD 330W Nacional – para o BNDES Fundo Clima).

  

  1. Inclusão de Novos Inversores - foram incluídos novos inversores que estão disponíveis nos fornecedores, a saber: 
    • ALDO (CANADIAN de 50 kW);
    • EBES (FRONIUS linha completa; SUNGROW de 60kW; e ABB de 100 e 120kW)
    • ELGIN (linha completa de 1,6; 3; 5; 20; 30; 50 e 70kW);
    • MINHA CASA SOLAR (CANADIAN de 25kW; ECOSOLYS de 1; 2 e 5 kW);
    • NEOSOLAR (CANADIAN de 1,5; 3; 5 e 50 kW);
    • NHS (NHS de 15 e 25 kW);
    • PORTAL SOLAR (CANADIAN de  50 kW; FRO0 e 40 kW); e
    • RENOVIGI (retornou o inversor RENO 5OkW).

  

  1.  Alteração na Rotina de Forma de Pagamento -  fizemos algumas alterações na rotina da escolha de forma de pagamento para atender a recente inclusão da linha Fundo Clima do BNDES.  Foram modificadas, também, o modo de exibição destas formas de pagamento na proposta a ser entregue ao cliente.

 


 

  (24/10/2018) v. CC_22/out

 

A nova versão - CC_22/out - em anexo, traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Design da Planilha -  esta nova versão traz algumas modificações no layout e design da planilha, a saber:
    1. Inserimos no selo fixo da aba “Dados SF” uma faixa que mostra um resumo financeiro instantâneo, trazendo informações econômicas durante o preenchimento da planilha.  Os dados ali informados são mostrados conforme você vai preenchendo a planilha e serve como meio de análise por parte do integrador/projetista;

    2. Incluímos um novo campo de preenchimento no módulo 2 – Disjuntor de Entrada.  Esta informação servirá para que a planilha calcule a Potência Disponibilizada, utilizada como limite para a potência total do Sistema Fotovoltaico para clientes do grupo B;

    3. foi criado um item para cálculo do custo da instalação e montagem – Terceirizado Módulo.  Antes o projetista tinha 3 opções para inserir o valor do custo de instalação e montagem, a saber:  Próprio, por Wp; Próprio, por Módulo; e Terceirizado (por Wp).  Agora pode-se, também, dentro da opção Terceirizado, escolher entre WP ou módulo;

    4. ATENÇÃO:  a rotina de cálculo da distância / deslocamento (módulo 9a) entre a cidade onde está localizada a sede da empresa e a cidade onde será feita a montagem do SFV deixa de funcionar a partir de agora.  Ocorre que esta rotina era um API fornecido gratuitamente pelo Google que, a partir do mês de agosto passado, passou a cobrar por este serviço.  E o valor é um pouco salgado, sendo que por este motivo pedimos desculpas mas fomos obrigados a retirar este aplicativo/rotina de nossa planilha.  Logo, a partir de então, a distância deverá ser colocada manualmente; e

    5. Mudanças no arquivo “Proposta” – a partir desta nova versão, restringimos a quantidade de informações exibidas na proposta técnico-comercial que é enviada ao cliente final.  Na “seção 7, item d – Condições de Pagamento” irá ser mostrado somente os dados de pagamento escolhidos quando do preenchimento da planilha, no módulo 1, Para cada escolha, a planilha terá uma forma de mostrar as condições de pagamento;

 

  1. Inclusão de Novos Painéis -  foram incluídos novos painéis que estão disponíveis nos fornecedores, a saber: 
    • ALDO (QCELLS 330 W e 365 W; BYD 330W; e CANADIAN 335);
    • ECORI (CANADIAN 330w e 355W; DAHSOLAR 330W; e BYD 330W);
    • L8 ENERGY (JINKO 325W);
    • MINHA CASA SOLAR (ASTRONERGY 270W e CANADIAN 295W);
    • NEOSOLAR (SINOSOLA 275W E 330W; e YINGLI 280W);
    • PHB (BYD 330W);
    • PORTAL SOLAR (CANADIAN 275W e 335W; JINKO 325W; BYD 330W; e RISEN 330W); e
    • SICES (CANADIAN 305W).

 3.  Inclusão de Novos Inversores - foram incluídos novos inversores que estão disponíveis nos fornecedores: 

    • ALDO (CANADIAN de 1,5 – 3 e 5 kW);
    • ECORI (SOLAREDGE de 75 e 100kW; e microinversor YC600 W);
    • L8 ENERGY (ABB diversas potências);
    • MINHA CASA SOLAR (CANADIAN de 30 e 50kW);
    • PORTAL SOLAR (CANADIAN de 1,5 – 3 e 5 kW); e
    • RENOVIGI (RENO 3OkW).

 


 

  (28/08/2018) v. CB_25/ago

 

A nova versão (CB-25/ago) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Novo Design da Planilha -  esta nova versão traz uma modificação significativa no layout e design da planilha, a saber:
    1. Alteramos a rotina de pesquisa em orçamentos anteriormente gravados.  Agora, basta clicar na lupa de pesquisa e abrir-se-á um box (pop-up) com as opções de pesquisa por número da proposta e pelo nome do cliente.  No caso do nome, havendo mais de um orçamento para o mesmo cliente, a função de pesquisa retornará todos os orçamentos daquele respectivo cliente.  Basta escolher qual orçamento deseja visualizar e clicar em OK.  Isso vale para a pesquisa por número, com a diferença que não podem existir dois ou mais orçamentos com o mesmo número;
    2. foi criada uma rotina que mostra em detalhes a forma de pagamento, no módulo “Resumo Financeiro”.  Ao escolher a forma de pagamento no módulo 1, você terá ao final do dimensionamento uma descrição de como será feito o recebimento no caso do orçamento ser fechado com o cliente; e
  1. Inclusão de Novos FORNECEDORES -  pedido antigo de nossos usuários, esta nova versão da planilha inclui todos os maiores fornecedores de produtos fotovoltaicos existentes no Brasil.  Demos preferência àqueles fornecedores que distribuem seus produtos em forma de kits, deixando de lado empresas que só comercializam os materiais indistintamente.  Logo, os novos fornecedores que vem se juntar à RENOVIGI, SICES, PHB e ECORI são os seguintes:  ALDO, ATACADO SOLAR, L8 ENERGY, MINHA CASA SOLAR, NEOSOLAR, NHS, PORTAL SOLAR e SERRANA;

  2. Inclusão de Novos Inversores e Painéis -  ao incluirmos os novos fornecedores, automaticamente disponibilizamos novas marcas e modelos de inversores alguns novos modelos de painéis solares.  Entre os novos inversores, temos: SMA, ECOSOLYS, KSTAR, NHS, OMNIK, SERRANA, REFUSOL, SOLAREDGE, WEG, SUNGROW, CANADIAN e GROWATT.   Os novos painéis incluídos trazem produtos das marcas CANADIAN, BYD, DAH, GCL, YINGLI e PERLIGHT, de forma a contemplar todos os painéis que os fornecedores que fazem parte da planilha comercializam.  Não é demais lembrar que quando do dimensionamento de Kits, quando na escolha do painel fotovoltaico aparecer a mensagem “ATENÇÃO – Produto Indisponível”, isto significa que NO MOMENTO da elaboração da planilha , o fornecedor daquele painel  não tinha tal produto em estoque.  Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal do respectivo fornecedor e verificar a real disponibilidade do produto.  Em seguida, acessar a aba de preços e alterar o valor do painel.  Lembramos que este valor a ser colocado na planilha não irá alterar os cálculos financeiros, visto que no dimensionamento de kits, os preços só são colocados no final.

 


 

  (26/07/2018) v. CA_23/jul

 

A nova versão (CA-23/jul) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Novo Design da Planilha -  esta nova versão traz uma modificação significativa no layout e design da planilha, a saber:
    1. Reduzimos a “poluição” visual causada pelo excesso de cores fortes;

    2. padronizamos o tamanho e tipo das fontes;

    3. criamos uma página inicial para chamar todas as demais páginas da planilha;

    4. tiramos a barra de fórmulas, os títulos de colunas e linhas, e as marcas de grade;

    5. modificamos, para melhor, o acesso aos diversos módulos de dimensionamento, com a criação de botões direcionadores.  Agora ao clicar em um botão de um determinado módulo, este módulo será mostrado logo abaixo do “selo principal”  e encobrirá qualquer outro módulo que estiver visível;

    6. Separamos e distribuímos em blocos todos os botões de acesso às principais funções da planilha;

    7. criamos rotinas de inclusão de inversores e painéis solares, preparando para que nas próximas versões o integrador/projetista possa alterar e incluir novos painéis e inversores de uma maneira mais fácil; e

    8. incluímos na aba “Dados SF” alguns novos ALERTAS para facilitar o preenchimento, ao identificar alguns problemas enfrentados pelos usuários.


  1. Inclusão de Novos Inversores e Painéis -  incluímos, nesta nova versão, os inversores SMA e alguns novos modelos da CANADIAN e SUNGROW, que são comercializados pela SICES.   Foram incluídos, também, alguns novos painéis da CANADIAN, de forma a contemplar todos os painéis que a SICES comercializa.  Não é demais lembrar que quando do dimensionamento de Kits (Sices e PHB), quando da escolha do painel fotovoltaico aparecer a mensagem “ATENÇÃO – Produto Indisponível”, isto significa que NO MOMENTO da elaboração da planilha , a Sices não tinha este produto em estoque.  Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal da Sices.

 


 

  (05/07/2018) v. BL_04/jul

 

A nova versão (BL-04/jul) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

 

  1. Inclusão de Novos Painéis -  incluímos, nesta nova versão, os NOVOS painéis: JINKO de 330W (fornecedor PHB) e CANADIAN de 325W (fornecedor RENOVIGI.  Não é demais lembrar que quando do dimensionamento de Kits (Sices e PHB), quando da escolha do painel fotovoltaico aparecer a mensagem “ATENÇÃO – Produto com preço zerado”, isto significa que NO MOMENTO da elaboração da planilha , o fornecedor não tinha este produto em estoque.  Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal da Sices ou a lista da PHB.  Entretanto, os cálculos podem ser feitos normalmente;

 

  1. Aprimoramento no dimensionamento de inversores – Criamos um algoritmo para um melhor dimensionamento dos inversores.  Esta nova rotina de cálculo aumenta a velocidade de processamento, bem como a acuidade na determinação do número de módulos e a sugestão do melhor inversor (melhor custo/benefício).  Esta nova rotina prepara a planilha para uma grande inovação:  a partir da próxima versão, o usuário poderá INCLUIR, de uma maneira bem simples,  novos produtos no banco de dados – módulos e inversores, bem como cadastrar novos fornecedores.  Aguardem!

 


 

  (12/06/2018) v. BK_13/jun

 

Em anexo estamos enviando a Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico versão BK_13/jun, que  traz as seguintes modificações/alterações:

 

  1. Inclusão de Novos Inversores e Painéis -  incluímos, nesta nova versão, os NOVOS inversores da PHB, de 35 e 60 kW, que são comercializados pela PHB.   Foram incluídas, também, alguns novos painéis: JINKO de 330W (fornecedor PHB) e RISEN de 330W (fornecedor RENOVIGI.  Não é demais lembrar que quando do dimensionamento de Kits (Sices e PHB), quando da escolha do painel fotovoltaico aparecer a mensagem “ATENÇÃO – Produto com preço zerado”, isto significa que NO MOMENTO da elaboração da planilha , o fornecedor não tinha este produto em estoque.  Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal da Sices ou a lista da PHB.  Entretanto, os cálculos podem ser feitos normalmente;

 

  1. Desconto à Vista – Devido a modificações introduzidas na nova sistemática de preços da RENOVIGI, retiramos da planilha a possibilidade de incluir o desconto para pagamento à Vista (era 5%).  Agora, os preços da RENOVIGI estão gravados para pagamento à Vista.  Quando você for fazer uma venda à prazo, basta marcar qualquer uma das opções que não seja a opção “À Vista”.  Os preços serão majorados em 3%, conforme política da RENOVIGI;
    • Lembre-se que todos os demais preços constantes da planilha não serão afetados por este índice (3%).  Os demais preços, bem como os valores de produtos da RENOVIGI, serão majorados, TAMBÉM, pelo valor da MARGEM DE LUCRO adotada no orçamento;

 

  1. Sombreamento (%) -

A partir desta versão da planilha, o índice de sombreamento deverá ser grafado em termos de porcentagem, variando de 0 até o índice que você desejar dimensionar;

 

  1. Ajuste Fino na Planilha – Fizemos uma varredura completa nas tabelas de cálculo e alteramos algumas fórmulas internas que são utilizadas para o correto dimensionamento do sistema fotovoltaico.  Nada que tenha alterado significativamente os resultados finais para projetos pequenos.  Nos projetos grandes, a diferença não é superior a + ou – 2% no número total de painéis.

 


 

  (28/03/2018) v. BJ_23/mar 

 

Esta nova versão - BJ-23/mar -  traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Mudança nas tabelas de financiamento RENOVIGI/SANTANDER – A Renovigi enviou nova tabela de financiamento através do Santander, com uma alteração significativa na taxa de juros.  Também as condições especiais de parcelamento – 4 x sem entrada e sem juros e entrada + 10 x com juros – deixaram de existir.  A opção máxima de financiamento agora, pelo Santander, é 36 vezes;

  2. Inclusão da rotina “CONTRATO PF_PJ” – a partir desta nova versão, foi criada uma rotina para preencher um contrato de venda e prestação de serviços.  Na aba “ROTINA_CONTRATO” você deverá preencher os campos em amarelo para que o contrato possa ser gerado.  Depois, basta ir na aba principal – “Dados SF” e visualizar e salvar o contrato;

  1. Inclusão da rotina “Listagem_Produtos”  -  esta nova versão traz um gerador de Lista de Materiais e Serviços utilizados quando da simulação de um orçamento/proposta.  Basta escolher qual preço irá aparecer na listagem, clicar em “Montar Lista“ e depois visualizar ou salvar;

  1. Inclusão de Novos Inversores e Painéis -  incluímos, nesta nova versão, os inversores SUNGROW e CANADIAN que são comercializados pela SICES.  São dois modelos da SUNGROW e 1 modelo da CANADIAN.  Foram incluídas, também, alguns novos painéis da CANADIAN, de forma a contemplar todos os painéis que a SICES comercializa.  Não é demais lembrar que quando do dimensionamento de Kits (Sices e PHB), quando na escolha do painel fotovoltaico aparecer a mensagem “ATENÇÃO – Produto com preço zerado”, isto significa que NO MOMENTO da elaboração da planilha , a Sices não tinha este produto em estoque.  Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal da Sices;

  1. IMPORTANTE à  Caso você tenha feito e GRAVADO algum orçamento após o envio da última versão da planilha, por favor, faça o seguinte:
    1. Grave esta planilha no mesmo diretório onde estiver a planilha atual;
    2. Abra as duas planilhas;
    3. Na planilha atual, vá até a aba “Resumo de Orçamentos” e selecione  com o botão esquerdo do mouse, TODAS AS LINHAS QUE ESTIVEREM PREENCHIDAS.  Em seguida, dê um ;
    4. Vá até a planilha NOVA VERSÃO (23.03 – BJ), abra a aba “Resumo de Orçamentos”, clique com o botão esquerdo sobre a primeira linha.  Depois, clique o botão direito e irá aparecer um menu flutuante.  Clique em Colar Especial, opção “123”;
    5. Faça o mesmo procedimento para o conteúdo da aba “BD_Propostas”;

 


 

  (22/01/2018) v. BG_22/jan 

 

A nova versão traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

 

  1. Mudança nas tabelas de financiamento RENOVIGI/SANTANDER – A Renovigi enviou nova tabela de financiamento através do Santander, com uma alteração significativa na taxa de juros.  Também as condições especiais de parcelamento – 4 x sem entrada e sem juros e entrada + 10 x com juros – deixaram de existir.  A opção máxima de financiamento agora, pelo Santander, é 36 vezes;

  1. Rotina de dimensionamento de microinversores RENO -  devido a modificações relacionadas com a capacidade de interligação de até 8 microinversores na mesma linha, fizemos alteração na rotina de dimensionamento dos microinversores RENO, da Renovigi;

  1. Inclusão da rotina “E-mail” – Nesta nova versão, incluímos uma nova rotina para facilitar o dia-a-dia do integrador/projetista.  Foi criada a aba “E-mail” que contém um resumo do status atual do sistema do cliente e como ficará com o sistema proposto no orçamento, trazendo as principais características e  estimativa dos dados físicos e financeiros.  Basta copiar o texto entre as barras coloridas e colar no corpo da mensagem do e-mail a ser enviado para o cliente ou então como abertura da proposta a ser entregue;

  1. Abas “Resumo de Orçamento” e “BD_Propostas” – Para não perder os dados de orçamentos anteriores que estão gravados em sua planilha (versão antiga) você precisará executar os passos abaixo:

    1. Após baixar e gravar esta nova versão, abra a versão anterior e vá até a aba “Resumos de Orçamentos”;

    2. Copie todas as linhas que estiverem preenchidas com dados dos orçamentos.  Esta cópia é feita assim:  posicione o mouse sobre a linha 4 até aparecer uma flecha apontando para a direita.  Pressione, então, o botão esquerdo e  arraste até a última linha que contiver dados gravados;

    3. Com estas linhas marcadas, pressione o botão direito do mouse e escolha o item “Copiar” no menu suspenso;

    4. Vá até a nova versão da planilha, na mesma aba “Resumos de Orçamentos”, posicione o ponteiro do mouse sobre a linha 4 (primeira linha dos dados gravados) e clique nas teclas CTRL+V.

    5. Faça o mesmo para os dados da aba “BD_Propostas”.

 


 

  (23/11/2017) v. BE_23/nov 

 

A nova versão - BE-23/nov - traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Sub-módulo  –  Projeto & Homologaçãomudanças para facilitar a entrada de dados do valor do projeto.

Menu de Escolha  Projeto/Homologação    ** NOVIDADE!!

Nesta nova versão da planilha, o integrador/projetista pode escolher o tipo de Projeto/Homologação que será objeto da simulação.  Existem 3 (três) opções, a saber:

 a) Próprio, p/ Wp: quando o valor do projeto é calculado sobre a potência total do sistema, em Wp;

 b) Próprio, p/ Módulo: quando o valor do projeto é calculado tomando por base o número de módulosOs valores p/ Wp e p/ Módulo podem ser cadastrados na aba “Tabelas Drop Down”, células J74 e J75.

 c) Terceirizado: quando o projeto elétrico e homologação forem realizados por terceiros.  Neste caso, é utilizada uma tabela interna que sugere qual o valor a ser cobrado;

Os valores informados quando a escolha recai sobre “Terceirizado” são obtidos da tabela “Preço Sugestão de Serviços”, cedida pela RENOVIGI e com alterações promovidas pela LuzSolaris.  Tais alterações foram realizadas devido à uma série de discrepâncias relacionadas com o custo de montagem.  Resolvemos reduzir os valores sugeridos para cobrança de instalação e projeto e criamos um sistema que calcula automaticamente o valor do projeto em relação ao custo total da montagem.  Definimos que o projeto corresponde a 25% do custo total da instalação, deixando os restantes 75% para a montagem.

Mesmo assim o custo de instalação ficou além dos preços de mercado praticado na região de São José do Rio Preto.  Isto foi resolvido (custo de montagem) com a contratação de empresa especializada e com custos bem atraentes, abaixo daqueles sugeridos pela tabela da RENOVIGI.

Logo acima do campo Valor do Projeto/Homologação, vem impresso, em azul, o valor sugerido e tabelado para cobrança deste insumo.  O integrador/projetista tem a liberdade de aceitar ou não este valor, e alterá-lo, para cima ou para baixo, bastando que preencha o campo de preenchimento com valores a partir de zero (0).

Campo de Preenchimento ⇒  Multiplicador

No caso do integrador/projetista inserir o valor 0 (zero), o sistema irá calcular o produto deste valor inserido pelo valor mostrado como sugestão, resultando ZERO de valor cobrado pelo projeto/homologação.  Se desejar um valor menor que o sugerido, basta inserir um valor entre 0,1 até 0,99.  Se decidir cobrar o valor sugerido, basta inserir o número 1,0 (padrão).  Caso deseje cobrar mais que o valor sugerido, basta inserir um índice maior que 1,0 (um).

 Observação:  A tabela pode ser alterada em todas as suas linhas (quantidade de módulos), bem como os valores e índices podem ser modificados.

 

  1. Sub-módulo Infraestrutura & Apoio -  da mesma maneira que foi feito com o sub-módulo anterior, criamos uma rotina para facilitar a entrada de dados na Locação de Andaimes e Quebra de Telha.

 

** NOVIDADE!! Numa obra de instalação de SFVCR realizada sobre a cobertura da edificação traz algumas dificuldades que podem acarretar um custo significativo, que não podem ser esquecidos ou deixados de lado.  A planilha permite que o integrador/projetista inclua em seu orçamento o valor gasto com andaimes, isto no caso da empresa não possuir este equipamento em seu patrimônio.

O valor de aluguel para um conjunto de andaime necessário para a realização de instalação em edificações térreas está cadastrado na Tabela “Andaime”, inserida na aba “Tabelas Drop-Down”.

O menu de escolha “Locação de Andaimes” deve, então, ser preenchido com o tipo de construção:  Térrea, Sobrado ou Galpão.  O valor base cadastrado na aba “Tabelas Drop Down” é R$ 250,00.  Se a escolha recair sobre “Térrea”, o valor base será multiplicado por 1 (um).  Caso a escolha seja “Sobrado”, o valor cadastrado será multiplicado por 2 (dois).  Finalmente, se a opção for “Galpão”, o valor base será multiplicado por 3 (três).

 

** NOVIDADE!!    A quebra de telhas não pode ter seu custo relegado, visto que os serviços realizados em coberturas pode vir a danificar o telhado e exigir a troca de algumas telhas, valor o qual a empresa executora terá que ressarcir o cliente. 

Para tanto, a planilha permite que o integrador/projetista possa alocar recursos para a provável troca de algumas telhas que porventura sejam danificadas durante a obra.  Basta escolher  o tipo de telha: Metálica;  Cerâmica; ou Fibrocimento.  Se a escolha recair sobre “Metálica”, o valor base será multiplicado por 0,5 (5 décimos).  Caso a escolha seja “Cerâmica”, o valor cadastrado será multiplicado por 1 (um).  Finalmente, se a opção for “Fibrocimento”, o valor base será multiplicado por 2 (dois).

O valor de referência para a troca das telhas parte de R$ 150,00, e pode ser alterado na aba “Tabelas Drop-Down”.

 

  1. Sub-módulo Montagem e Instalação -  nova rotina para facilitar a entrada de dados e cálculo do custo da mão de obra.

Menu de Escolha  à  Mão de Obra de Instalação  ** NOVIDADE!!

Nesta nova versão da planilha, o integrador/projetista pode escolher qual a origem da mão de obra de instalação.  Existem 3 (três) opções, a saber:

a) Própria, p/ Wp: quando o custo da mão de obra é realizado pela equipe da própria empresa e é calculado sobre a potência total do sistema, em Wp;

 b) Própria, p/ Módulo: quando custo da mão de obra é realizado pela equipe da própria empresa e  é calculado tomando por base o número de módulosOs valores p/ Wp e p/ Módulo podem ser cadastrados na aba “Tabelas Drop Down”, células I74 e I75.

 c) Terceirizada: quando a instalação e montagem forem realizados por terceiros.  Neste caso, é utilizada uma tabela interna que sugere qual o valor a ser cobrado.

A rotina para cálculo da “Mão de Obra de Instalação” foi, primeiramente, baseada na tabela “Preço Sugestão de Serviços” disponibilizada pela RENOVIGI.  Entretanto, como explicado anteriormente, os valores resultantes ao consultar esta tabela estavam bem acima dos preços praticados na região de São José do Rio Preto/SP.  Vários orçamentos não foram fechados pelo alto valor cobrado neste item. 

Saímos, então, à procura de uma solução para este caso e encontramos uma empresa especializada em instalações fotovoltaicas, atuante em todo o sudeste e sul do Brasil.  Da mesma maneira que a rotina de cálculo do valor de “Projeto/Homologação”, a planilha traz acima do campo de preenchimento “Valor Total Instalação: ”, em amarelo, o custo para a realização desta instalação.  Estes custos envolvem a equipe de mão-de-obra utilizada, deslocamento da equipe, diárias, hospedagem e alimentação, além de relacionar com a potência do SFVCR a ser instalado.  Quando a potência a ser instalada ultrapassa 20 kWp, a empresa ILUMINIX cobra um valor diferenciado, somente em função da potência instalada.

Campo de Preenchimento  ⇒ Multiplicador

O integrador/projetista pode, então, preencher o campo “Multiplicador”, utilizando o valor padrão “1”, quando desejar que o valor cobrado da instalação seja idêntico ao valor sugerido pela planilha, ou um outro valor caso tenha equipe própria ou deseje utilizar a tabela “Preço Sugestão de Serviços” fornecida pela RENOVIGI.

 

Para completar, alguns bugs e problemas de formatação foram devidamente resolvidos.

 


 

  (12/11/2017) v. BD_11/nov 

 

A nova versão - BD-11/nov - traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

Alteração devido a modificações em Tabelas de Fornecedores – em virtude de alguns fornecedores terem promovido alterações em suas listas de preços (mostradas abaixo), fomos obrigados a realizar inclusões de novos produtos e alterações em algumas rotinas de cálculos.

 Fornecedores que tiveram produtos alterados:

ECORI a Ecori deixou de trabalhar com os painéis da Seraphim, Globo e CSUN e começou a trabalhar com painéis TALESUN (270W e 320W) e CANADIAN (315W);
PHB a PHB trocou os painéis JINKO de 265W, 270W e 320W por painéis JINKO de 325W e CANADIAN 315W por CANADIAN de 325W;  houve, também, a descontinuidade do inversor PHB 4600 e em seu lugar entrou o inversor PHB 5000;
SICES  a SICES, por sua vez, tirou de linha (momentaneamente...) os painéis da CANADIAN de 260W, 265W, 275W, 280W, 315W e 320W e começou a trabalhar com painéis CANADIAN 330W e 335W;
RENOVIGI a Renovigi descontinuou o inversor B&B Power 1,6kW e programou o lançamento do inversor de 50 kW.  A planilha já está preparada para este inversor.  Também incluiu em sua lista o Mini Trilho para utilização em sistemas instalados em telhado com telhas metálicas/galvanizadas.  Este mini trilho facilita bastante a instalação e diminui consideravelmente o custo do sistema.  Outra novidade é que a partir de agora todos os sistemas Renovigi (exceto aqueles que utilizarem mini trilhos) virão com os grampos necessários para instalação do sistema de aterramento.

 


    

  (04/10/2017) v. BB_28/set 

A nova versão (BB-28/09) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

1.  Alteração devido a modificações em Tabelas de Fornecedores – em virtude de alguns fornecedores terem promovido alterações em suas listas de preços (mostradas abaixo), fomos obrigados a realizar inclusões de novos produtos e alterações em algumas rotinas de cálculos.

 Fornecedores que tiveram produtos alterados:

ECORI Ecori deixou de trabalhar com os painéis da Seraphim, Globo e CSUN e começou a trabalhar com painéis TALESUN (270W e 320W) e CANADIAN (315W); 
PHB  a PHB trocou os painéis JINKO de 265W, 270W e 320W por painéis JINKO de 325W e CANADIAN 315W por CANADIAN 325W;
SICES a SICES, por sua vez, tirou de linha (momentaneamente...) os painéis da CANADIAN de 260W, 265W, 275W, 280W, 315W e 320W e começou a trabalhar com painéis CANADIAN 330W e 335W.

 


 

  (14/09/2017)  -  v. BA_11/set

Concluímos a elaboração da nova versão da planilha “Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico”:  versão BA_11/09.   Muitas novidades: correção de alguns “bugs”, várias inovações com o intuito de facilitar e automatizar ainda mais o preenchimento da planilha, atualização dos índices de Radiação Solar Horizontal pelo novo “Atlas Brasileiro de Energia Solar”, nova aba “BD_Propostas” (um verdadeiro banco de dados de orçamentos), novas funcionalidades e muito mais.

Com todas as inclusões e novas funções, a planilha ficou “um pouco pesada”: 18 M bytes!  E dentre as grandes inovações, traz a possibilidade de geração de um BANCO DE DADOS dos orçamentos já registrados.  Mas, para poder fazer com que a planilha fique funcional, faz-se necessário a modificação de uma das abas da planilha (“Resumo de Orçamentos”), utilizando os dados lá existentes para fazer a configuração inicial na nova aba “BD_Propostas” – o Bando de Dados de Orçamentos. 

Esta “intervenção” na aba “Resumos de Orçamentos” pode ser feita por vocês (sob minha supervisão) ou então, se a enviarem para mim, eu mesmo poderei executar esta modificação. 

Então, para que possamos agilizar estas alterações, peço que me enviem, via e-mail, a aba “Resumo de Orçamentos”.  Os que não quiserem enviar, receberão a nova versão com explicações de como proceder para realizar tal modificação.

Como enviar a aba “Resumo de Orçamentos”:  

  1. Localize a aba “Resumo de Orçamentos”;
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a aba e marque a opção “Mover ou Copiar”;
  3. Em seguida, irá aparecer um novo menu (conforme abaixo).  Marque a opção “Resumo de Orçamentos”.  Marque, também, o box abaixo da caixa de texto “Criar uma cópia”;
  4. Em seguida, clique com o mouse sobre a caixa de texto onde aparece o nome da planilha que está aberta.  Marque a opção “(nova pasta)” e clique em OK;
  5. Será criada uma nova pasta com o nome de “Pasta 1”.

Pronto, é esta pasta que vocês deverão me enviar para que eu possa fazer a configuração inicial da aba “BD_Propostas”. 

Aqueles que desejarem fazer a modificação por si mesmos, é só solicitar as explicações.

A nova versão (BA-11/09) traz as seguintes modificações/alterações/inovações:

  1. Botão “Gravar” – ao clicar neste botão, todos os dados inseridos e calculados no estudo e dimensionamento, serão gravados na aba “BD_Propostas” que funciona como um banco de dados de todos os estudos e dimensionamentos que porventura tiverem sido gravados.  A aba “Resumos de Orçamentos” também será preenchida automaticamente após clicar no botão “Gravar”;

  2. Botão “Procurar por Proposta” – o campo em preto (células E16:G16) logo abaixo do código sugerido para a Proposta pode ser usado de duas maneiras:
    1. Nova Proposta – basta preencher este campo com o número da proposta relativo ao estudo que se pretende fazer.  O projetista/integrador pode repetir o número sugerido ou criar outro número qualquer;
    2. Buscar Proposta –   no caso do projetista/integrador desejar consultar um orçamento/estudo já realizado ele deve utilizar o campo em preto para inserir o número da proposta que deseja procurar.  Caso não se lembre do número da proposta, basta clicar em cima do campo com o mouse e escolher na lista suspensa a proposta que deseja consultar.  Em seguida, basta clicar no botão  para que os dados referentes à proposta em questão sejam carregados;

  1. Botão “Procurar por Cliente” – o campo “Cliente” (células G18:T18) também pode ser usado de duas maneiras:
    1. Novo Cliente – basta preencher este campo com o nome do cliente relativo ao estudo que se pretende fazer;
    2. Buscar Cliente –  no caso do projetista/integrador desejar consultar um orçamento/estudo já realizado ele deve utilizar o campo em preto para inserir o nome do cliente que deseja procurar.  Caso não se lembre do nome, basta clicar em cima do campo com o mouse e escolher na lista suspensa o  nome do cliente  que deseja consultar.  Em seguida, basta clicar no botão  para que os dados referentes à proposta em questão sejam carregados;

  2. Clientes do Grupo A – média e alta tensão:  a partir desta versão, a aba “Demanda” deverá ser obrigatoriamente preenchida para clientes que tem tarifação por consumo de Ponta e Fora de Ponta, além da Demanda Contratada. Após o preenchimento dos campos da aba “Demanda”, o projetista/integrador deverá clicar sobre o botão  para enviar os dados cadastrados para a aba “Dados SF”.  Logo, não haverá mais a necessidade de repetir a inserção destes dados na aba inicial;


  3. Latitude e Longitude – de agora em diante não haverá mais a necessidade de pesquisar as coordenadas geográficas – latitude e longitude – da cidade em questão.  A planilha dispõe de um banco de dados com as coordenadas geográficas de todas as cidades brasileiras.  Logo, quando a cidade é escolhida no módulo 1, os dados referentes à latitude e longitude são automaticamente inseridos na planilha.

P.S.:  Nosso agradecimento especial ao Sr. Ademir Occhi pela cessão da tabela com os dados de latitude e longitude de todas as cidades brasileiras, sem a qual não seria possível a elaboração desta funcionalidade.

  1. Radiação Solar Horizontal – da mesma maneira que os dados latitude e longitude são inseridos quando da escolha da cidade, os dados referentes à Radiação Solar Horizontal são, também, inseridos automaticamente.  Estes dados são obtidos através de pesquisa realizada automaticamente em uma tabela do “Atlas Brasileiro de Energia Solar”, 2ª Edição, julho/2017, de autoria do INPE e SWERA, inclusa na planilha;

  1. Sombreamento - atendendo a inúmeros pedidos para facilitar e automatizar o preenchimento dos campos relativos ao sombreamento, criamos uma célula de preenchimento do valor a ser replicado nos meses de janeiro a dezembro (célula G69).  Se o projetista/integrador for utilizar um índice de sombreamento igual para todos os meses, basta preencher a célula em questão e clicar sobre o botão  .  Os valores serão replicados, mês a mês;

 


 

  (15/08/2017) v. AM_12/ago

Esta nova versão traz como novidades:

1.  Aba “Dados SF”
  1. Mudou a posição de preenchimento de Cidade e Estado  - Agora o preenchimento do Estado (UF) é feito primeiro.  Após escolher o estado, o campo “Cidade” vai mostrar todas as cidades que fazem parte do Estado escolhido.  O nome das cidades está em maiúscula e não contém acentuação gráfica;
  2. Latitude e Longitude  -  Foi incluído um Bando de Dados na planilha que busca automaticamente a latitude e longitude da cidade objeto da proposta/orçamento;

  3. Tipo de Telhado e Tipo de Suporte  -  Existem 4 Tipos de Telhado (Telha) e cada um com seu respectivo Tipo de Suporte:   Cerâmica  ⇒   G – Gancho Hook;    Metálica ⇒   M – Telha Metálica;   Fibrocimento ⇒   L – Pé em “L” com 20 cm; ou F – Pé em “L” com 10 cm;   Laje ⇒   Lj – Suporte Inclinado;   
     
  4. Novos Inversores  -  Esta atualização da planilha traz os novos inversores “RENO”, da Renovigi, com as potências de 1.5 e 3.0  e  já está preparada para quando for lançado o novo inversor RENO de 5.0 kW.  Quando tal inversor for lançado, bastará acessar a aba “Preços_Renovigi” e colocar o preço do novo inversor;

  5. Micro-Inversores  -  Foram corrigidas algumas células onde no lugar de aparecer a potência do micro-inversor, estava sendo mostrado uma outra informação que nada tinha a ver;

  6. Deslocamento para outras Cidades  -  No sub-módulo “9a. Projeto & Homologação”, a distância (ida e volta) entre a cidade-sede da empresa e a cidade onde será realizada a obra de instalação do gerador fotovoltaico é mostrada em azul, logo acima da célula K-L 159.  Esta distância é obtida em um Banco de Dados interno.  P.S.:  Nosso agradecimento Especial ao Sr. Ademir Occhi pela cessão do Banco de Dados que possibilitou esta informação, bem como auxiliou em outras rotinas da planilha;

  7. Montagem & Mão de Obra  -  Para todos aqueles que não dispõem de uma equipe especializada para realizar a montagem e instalação, firmamos uma parceria com a empresa ILUMINIX (SOLE ENERGY) que realiza estes serviços em todo o território nacional. 

A rotina para determinação do valor destes serviços se resume em identificar (automaticamente) a cidade e estado onde será realizada a obra e então, através de um algoritmo onde são levados em conta: a potência total do sistema; a distância entre a sede da empresa ILUMINIX e o local da obra; o tempo de duração do serviço; e, por fim, o custo de instalação por Wp, é calculado o valor Total da Instalação que é mostrado acima da célula Q-S 177.  Caso o projetista ou integrador tenha sua própria equipe de instalação ou trabalhar com outros valores, basta usar o campo multiplicador ( O 177) para reduzir ou aumentar o valor sugerido.  

Separamos na tela que apresenta o sub-módulo 9c. Montagem, as informações referentes à instalação feita pela ILUMINIX:  Custo do Wp; Alimentação e Hospedagem do pessoal encarregado da montagem; e o custo de deslocamento.

Atenção:  Para  os sistemas com potência acima de 10 kW, só será cobrado o valor referente ao custo de instalação por Wp;

h.  Simulação de Geração e Consumo -  Agora o sub-módulo 5a. Simulação de Geração x Consumo tem a opção de mostrar a simulação para o 1º e 2º ano de funcionamento do sistema, bastando escolher qual período deseja ver, no menu do lado esquerdo.

 


 

  (26/07/2017)  -  v. AL_25/jul 

Em anexo estou enviando uma nova versão da “Planilha de Estudo e Dimensionamento Fotovoltaico”.  Como você sabe, nossa planilha está em processo constante de melhorias.  Recebemos várias sugestões e aquelas que provaram trazer reais melhorias, quer estéticas, quer operacionais, nós incorporamos em nosso sistema.

Logo, esperamos que você possa usufruir desta ferramenta com muito mais eficiência.

Para começar  a usar a planilha:

  1. Grave esta nova versão dentro da pasta “Dimensionamento Fotovoltaico”;

  2. Caso você tenha feito alguma alteração ou inclusão de dados na aba “Tabelas Drop-Down”, precisa fazer novamente na nova planilha;

  3. Estou enviando em anexo, também, os dois novos arquivos tutoriais que trazem como deve ser feito o preenchimento correto da planilha.  Caso tenha alguma dúvida ou fique receoso de usar a nova planilha, sem problemas, grave a anterior em outra pasta e passe a usar esta.  Caso deseje confirmar que elas fazem o mesmo dimensionamento, fique à vontade para elaborar o mesmo orçamento nas duas;

  4. Como novidade, temos:
    1. Agora você pode visualizar a proposta técnica a qualquer momento, bastando clicar no botão correspondente;
    2. Você pode salvar a proposta já com o nome definitivo (em PDF) na mesma pasta em que está a planilha; Como estas alterações/inovações demandaram a mudança em diversas linhas da programação da planilha, pode ocorrer a necessidade de alguns ajustes finos nos cálculos financeiros;  

  5. As demais mudanças que foram feitas na última alteração foram mantidas.

 


 

  (10/07/2017) v. AK_08/jul 

Para começar  a usar a nova versão da  planilha:

  1. Grave esta nova versão dentro da pasta “Dimensionamento Fotovoltaico”;

  2. Caso você tenha feito alguma alteração ou inclusão de dados na aba “Tabelas Drop-Down”, precisa fazer novamente na nova planilha;

  3. Sempre que for dimensionar produtos que são vendidos em kits, irá aparecer na célula R90 a marcação “S”.  Desta maneira você terá que entrar com os valores dos componentes do gerador fotovoltaico, logo depois do dimensionamento;

  4. Quando você usar um fornecedor de módulos, procure usar o fornecedor de inversores que a planilha sugere.  Ou seja, para módulos Risen, da Renovigi, usar inversores B&B Power; para módulos CANADIAN da Sices, utilizar inversores da Sices_ABB ou Sices_Fronius; para módulos da PHB (JINKO e CANADIAN), usar inversores da PHB; e para micro inversores APSYSTEMS, usar módulos SERAPHIM;

  5. Caso o painel solar que você escolher estiver com o preço zerado, o sistema emitirá um alerta e você deverá usar outro painel, visto que os módulos que estão com o preço zerado não estão sendo comercializados pelo fornecedor em seus kits.  Entretanto, caso você decida ou precise usar um painel específico no kit, não tem problema, basta acertar o preço no final, quando for entrar com os valores do kit;

  6. No sub-módulo “DETERMINAÇÃO DO VALOR FINANCEIRO DO KIT FOTOVOLTAICO  -  SICES / PHB” você deve observar que na linha “DIMENSIONAMENTO”  (linha 194) estão marcados os produtos – módulo e inversor – que a planilha dimensionou.  Então, de posse destes dados, você procura na tabela do respectivo fornecedor o kit que  mais se aproxima daquele que foi dimensionado. 
    1. Se você encontrar um kit com a mesma potência e usando o mesmo inversor e a mesma quantidade de módulos, basta repetir na linha abaixo (linha 196) as quantidades de módulos e inversores, bem como procurar no menu os mesmos modelos de módulos e inversores que foram dimensionados;
    2. Se você não encontrar um kit que tenha a mesma potência daquele que foi dimensionado, procure um kit que tenha a potência mais próxima.  Encontrado este kit, procure na linha 196 os dados que você encontrou – modelo de módulos e inversores – e entre com a quantidade informada no kit;
    3. Em seguida, em qualquer dos casos citados acima, preencha os campos (em preto) das linhas 200 e 210 com os respectivos valores de custo informados na lista de preços do fornecedor;

Como estas alterações/inovações demandaram a mudança em diversas linhas da programação da planilha, pode ocorrer a necessidade de alguns ajustes finos nos cálculos financeiros. 

 


 

 (18/05/2017)  -  v. AJ_18/mai 

Esta versão da planilha traz a nova tabela da Renovigi com a inclusão do novo Painel de 270W, que substitui o painel de 260 W.

Ela também traz, como novidade, o dimensionamento de sistemas com microinversores da APP Systems (distribuídos pela ECORI).

 


 

  (25/02/2017) v. AH_25/fev 

Alteração na aba “Pedido Renovigi”  -> descobrimos uma falha no cálculo da comissão líquida quando da emissão do Pedido para a Renovigi.  Por isto estamos enviando a nova versão da planilha.  Pedimos que exclua a anterior e passe a usar esta versão, tomando o único cuidado de copiar os dados da aba “Resumo de Orçamentos” da antiga para a planilha nova.

 


 

  (20/02/2017)  -  v. AG_20/fev 

Segue a última versão da Planilha com a alteração no módulo 6. DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO E SUSTENTAÇÃO

Menu de Escolha  -->  Deseja Margem de Segurança

Campo de preenchimentoQuanto +

A pior situação que acontece quando da instalação de um sistema fotovoltaico é quando percebemos, durante a execução dos serviços, a falta de algum tipo de material. Isto ocorre frequentemente por falha de dimensionamento, problemas encontrados na cobertura, erro no despacho dos produtos, etc.  E para conseguir a reposição destes materiais leva-se um tempo por vezes não estimado e que pode atrapalhar o andamento dos serviços.

Para tanto, o integrador/projetista pode trabalhar com uma margem de segurança para os acessórios do sistema de sustentação da estrutura de alumínio (exceto barras de alumino).  Para tanto, basta escolher no menu a opção “S” e preencher no campo “Quanto +” o acréscimo, em porcentagem, na quantidade de acessórios da estrutura – emendas, ganchos, parafusos, terminais, etc.  Este acréscimo será calculado sobre a quantidade dimensionada, determinando a nova e definitiva quantidade destes materiais.  No caso de quantidades pequenas e que o acréscimo resultar em valores decimais, a planilha irá arredondar para o número inteiro acima do valor calculado.  Por exemplo: se o cálculo der 1,4 ou 1,6, a quantidade final dimensionada será 2.

 


 

© LuzSolaris - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Eco Webdesign